Os Beatles /década de 60 / premonição.
I Don’t Wanna Be A Soldier Mama, I Don’t Wanna Die
by / John Lennon
Bom, eu não quero ser um soldado /
Mãe, eu não quero morrer /
Bom, eu não quero ser um marinheiro /
Mãe, eu não quero nadar /
Bom, eu não quero ser um fracasso /
Mãe, eu não quero chorar /
Bom, eu não quero ser um soldado /
Mãe , eu não quero morrer /
Oh não, Oh não !
Bom, eu não quero ser um homem rico /
Mãe, eu não quero negar /
Bom , eu não quero ser um homem pobre /
Mãe, eu não quero pedir /
Bom, eu não quero ser um advogado /
Mãe, eu não quero mentir /
Oh não , Oh não !
Bom, eu não quero ser um menino /
Mãe, eu não quero crescer /
Bom, eu não quero ser um ladrão /
Mãe, eu não quero roubar /
Bom, eu não quero ser um padre /
Mãe, eu não quero pecar /
Bom, eu não quero ser um soldado /
Mãe , eu não quero matar ...
John Lennon : “ A juventude de hoje esta realmente procurando algumas
respostas que a igreja e os pais não podem dar (1968)
George Harrison : “ O importante é modificar o antigo e estabelecido modo de pensar, o estreito conceito de vida . Tentar fazer com que muitas trocas sejam possíveis “.(1968)
Paul McCartney :” Quando você lutou como um doido para chegar ao alto, não há sensação maior.
Não lhe parece que o Mundo enlouqueceu.
Se você começa a criticar , acaba não gostando do que faz. Sempre pensei coisas boas: eu sou bom, a banda é ótima, a platéia demais(1970)
Mas se uma bomba atômica explodisse, eu diria : “E daí? As pessoas são todas doidas...sei que a bomba é eticamente errada, porém não vou andar por aí chorando por causa disso. Sei que poderia usar um destes destintivos:” Abaixo a Bomba” , mas isso é como religião, é uma coisa em que não penso, não combina com
a minha vida. (1964)
Ringo Star : “Gostaria de me tornar inesquecível”.(1968)
John Lennon: “Por que afinal, estamos no mundo? Certamente não é para viver com medo e dor.
Por que estamos aqui nesta terra, quando na verdade estamos em todo lugar ? Venha e apanhe também a sua parte” (1968)
“Era uma vez quatro menininhos chamados John, George,Paul e Ringo . Com esses nomes de batismo, eles decidiram se juntar, porque éram do tipo de pessoas que se juntam. Quando estavam juntos perguntavam-se
por que e para que. Então repentinamente, fizeram e deixaram crescer um enorme barulho”. (John Lennon)
BEATLES FAIXA POR FAIXA
21 – MICHELLE (-) “É uma dessas músicas que tocam em festas de artistas , boêmios; Decidi manter o ar sofisticado com alguns versos em francês” (Paul) . Seu tom melífluo parece reprovar Dylan ; Yesterday e Michelle são as canções usadas pelas pessoas que odeiam rock, mas querem se sentir por dentro.
22 – IN MY LIFE (-) “ Autoria disputada, embora os elementos autobiográficos façam pensar na maior contribuição criativa de John Lennon. Uma incandescente declaração de paixão serena”.
23 – GIRL (-) “Minha fantasia sobre uma mulher perfeita. No final se recusa a idéia católica de que é preciso sofrer para chegar à felicidade” . (John)
24 – PAPERBACK WRITER (-) “De Paul , com alguns versos meus; o filho do “Day Tripper”, um tema de rock and roll , com guitarra forte “.(John)
25 – ELEONOR RIGBY (-) “Tanto Lennon quanto McCartney se atribuem a autoria do tema, embora o texto – e sua presença como vocalista – sugiram que Paul tenha sido seu criador.
As imagens surrealistas e o arranjo de cordas em staccato acentuam a solidão da protagonista, uma
solteirona virgem que cuida de um sacerdote”.
26 – YELLO SUBMARINE (-) “Uma canção infantil que Paul destina a Ringo (Lennon e Donavam colaboraram com a letra.
27 – STRAWBERRY FIELDS FOREVER (-) “ Composta com muito esforço por John, com intenção
de recuperar sua impressões idílicas de infância; Strawberry Fields era um abrigo do Exército de Salvação em Liverpool onde John se divertiu em festas infantis”.
28 – PENNY LANE (-) “Retorno a Liverpool e a infância de Paul, temperado com um par de alusões fálicas e uma trombeta que saúda J.S.Bach “.
29 – SGT.PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND (-) “Paul é o autor e instigador da idéia de manter a fictícia” Banda dos Corações Solitários” , como responsabilidade do sargento Pimenta. A riqueza
sonora e a perfeição do conjunto de canções completam uma enxurrada de propostas”.
30 – WHIT A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS (-) “McCartney com a ajuda de Lennon, faz esta
Música como veículo para Ringo, que abre pedindo desculpas”.
John , George, Ringo e Paul MCCartney, momentos raros de paz !
31 – LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS (-) “John insiste até o fim em negar que o título seja
uma referência ao LSD( mas também renega a canção em várias ocasiões). “Sgt.Pepper’s” é gravado entre nuvens de maconha - sem falar no ácido e na cocaína – que os funcionários da EMI se empenham em ignorar. Retrata a turbulência de uma viagem de ácido.
Apesar de ser gravada num ambiente jocoso – 40 músicos sinfônicos com máscaras e acessórios de
festas - , o tema deixa um clima sombrio”.