CORAÇÃO ABSOLUTO DO ROCK (4)
The Rolling Stones*
by/necão
Texto estilo: “On The Road” > com chuva*
Um transe contemplativo nas cabeças de Mick, Keith, Watts ,Brian e Wyman , quando ouviam o apito do trem nas encarnadas vielas de Londres, lugares em que , as primeiras estrelas do oeste americano apareceram para eles.
O lançamento do primeiro album foi como uma flecha de longa distância na cabeça dos Stones ; Brian queria vencer todas as distâncias e não tinha a intenção de soar como os Beatles.
O céu de Mick dava saltos mortais para a glória , e Keith gritava pelas cordas da sua guitarra milagrosa; Watts movias os lábios intensamente e tomava água londrina dos bebedouros de Londres , esperando uma chuva de medidas extremas; Bill Wyman, inibido, curtia o inverno da cidade e falava aos ouvidos de Mick; “Não temos definitivamente nada com o som dos Beatles, nossa música tem raízes negras e, uma forte dose de sensualidade, somos ríspidos,rudes e muito mais rock and roll.
O sistema, no inicio da década de 60 ,não era muito propício aos Stones ,na verdade totalmente contrário , e nada disso foi registrado como folclore na história da banda .
Toda a agitação daquelas ruas estreitas e escuras de Londres , estavam a espera de uma guinada da banda, rumo ao velho sonho de gravar na América.
Oldhan, o empresário do aperitivo com salsichas Frankfurt , numa daquelas noites chuvosas do frio inverno, reuniu Keith e Mick e ordenou a eles , que estava na hora de começarem a compor um número maior de músicas .
Oldhan, mergulhava numa cerveja deslocada e infeliz, e bradava aos quatro ventos , “vocês serão melhor que Lennon & Mc Cartney, chega de depender só de clássicos do rhythm and blues ou do rock, “viver as custas das próprias canções é muito mais rentável” , gritava Oldhan !
Mick e Keith começaram a compor , e deixaram de lado aquelas canções “Sweet Adeline”, e colocaram em prática um expediente não muito original, davam as canções para cantores desconhecidos que faziam o “merchan” usando a frase : Mais uma canção dos Rolling Stones.
Mas não dava para deixar os velhos tamancos ingleses de lado , as coisas para os Stones eram difíceis, já estava chegando a ano de 64 e, naquele turbilhão todo, Johnson , que era o novo presidente americano assina a nova lei de direitos civis e, a China explode sua primeira bomba atômica; o governo americano estava muito preocupado com a difusão das drogas , principalmente com o LSD.
Naquele mesmo ano a Comissão Warren publica relatório sobre a morte de Kennedy, e tudo fica na mesma.
Cole Porter morre nos estados Unidos , deixando a noite americana da Brodway no fim da linha .
Os Stones, gravam mais um single (64) ,lançam um compacto com uma soberba canção de Bobby Womack , gravação feita em Chicago, nos Studios da Chess , no mesmo lugar em que os mestres do Blues e do rhythm and blues gravaram seus discos e, com o mesmo engenheiro de som.
A história nos mostrou depois, que esta gravação feita em dois dias , estão entre as melhores coisas que uma banda de rock jamais gravou em todos os tempos.
Mick , “quebrou a pau” com sua voz caústica , Keith na guitarra colocou uma série de “riffis” como poucas vezes se ouviu no rock .
“It’s All Over Now” e no lado “b” “ Good Times , Bad Times” que já tinha sido gravado em Londres, mas notava-se a diferença estonteante entre o som de estúdio dos americanos e dos londrinos; dez a zero para o estúdio de Chicago.
“Fine Live Yardbirds”, considerado como um dos melhores compactos duplos da história do rock.
As apresentações ao vivo dos Stones começaram com vários incidentes , igual a um carro de funerária desgovernado na “On The Road” !
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