sábado, 29 de agosto de 2015

MIMI LESSA*

                                   Mimi Lessa & Gabriel Lessa
" Pegue uma carona nos acordes e solos do Mimi
  para matar a saudade & saber o que este menino fez no Liverpool "
Fender é Phoda !

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CODE (5) OLHO DO FURACÃO

  

Galeria do rock

 Centro Sampa*
Admito que nas profundezas da Galeria do Rock existem coisas trazidas pelos deuses em grandes tempestades.

Tudo se move com uma velocidade planetária...gente estranha, tênis do paraguaia, tênis do paraná, até tênis americano do Led Zeppelin flutua nas vitrines das lojinhas entre meteoros e meteorítos.


Gravações de cd’s, fotolitos, livros ,calcinhas com escaravelho, camisetas da Sibéria com estampas dos ídolos dos anos 70... e, muito mais !

Aos poucos você começa a conhecer algumas coisas adormecidas pelos anos, mas que ali dentro da galeria estão vivas.

Bolachões (lp’s) que só nos museus de Londres , você  talvez possa encontrar.

A Pedra Secular também está a venda dentro da Galeria do Rock.

Cabelos afros, “loro” exaustão, vermelho carbônico, tudo se move dentro daquela alegoria-rock.


A escada rolante entre 0 2º e 3º andar sempre está em estado de inércia, e é difícil perguntar ...pra que serve isto ?

Tatoos de ovos de peixe ,caveiras embasadas, múmias em pleno estado de magreza total., estrelas de uma pseuda luz, restos vulcânicos...tudo desenhado na pele - numa cósmica tristeza - da universal busca - de  encontrar alguma utopia para sobreviver, inclusive aquilo tudo.


Justiça seja feita -  a Galería do Rock é uma transgressão - quase essência - de uma força do passado misturado com tintura pra cabelo.


Se você aceitar o fato de que pode comer uma coxinha dentro da Galeria - você estará no caminho certo para encontrar coisas interessantes – até de objetos excluídos que não se encontra mais em lugar nenhum do planeta.


Foi assim como uma bola de bilhar , que eu fui batendo nos cantos da galeria até encontrar o “Universo Gótico”, uma lojinha no fundo do 3º andar vestida toda de preto com algumas velas acessas & incensos a mil ligados na “alta idade média”.


Fotos do povo Godo, pinturas, arquitetura através de esculturas góticas, fotos de reinos da Itália, França e Espanha.

Papo vem ...papo vai... – comecei a me interessar ...e,
quando me vi , estava dentro da Renascença -  numa sexta feira em São Paulo.


A coisa toda foi se desenvolvendo - passei a frequentar a Galeria do Rock toda semana.

Os questionamentos do “eu” sobre a vida  através de personagens introspectivos da literatura chamada “mal do século” (Àlvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu , Augusto dos Anjos ...todos respeitados dentro do mundo gótico.

A ideia toda passava também por Frankenstein (1816) de Mary Shelley , discriminação da estética do horrível e também sobre experiências genéticas.
Edgar Allan Poe também dentro do mundo gótico – principalmente com as obras “O Corvo” e “ O Poço e o Pêndulo”.


Drácula de Bram Stoker o romance de maior influência até os dias de hoje no mundo gótico.

O romance Drácula (descobri) foi totalmente desenvolvido e aclimatado numa atmosfera gótica, quer dizer o seguinte – todo comportamento do vampiro é a própria síntese do Universo Gótico.

Muitos jovens frequentavam aquela loja gótica, todos dentro daquela introspecção do Drácula , angustiados com sua própria condição existencial  - assim ...inserido naquele contexto social de São Paulo isolados na noite em grupos – mas desenvolvendo o máximo de sua capacidade de expressão para compensar seu isolamentos de outras tribos.


Este movimento gótico eu não sabia que começou na verdade de boca em boca – através de livros ( Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Mary Shelley) - cinema (expressionismo alemão – Nosferatu – O Gabinete do Dr. Caligari , Metrópolis), - pintores (Picasso, Dalí) –e a música que chegou devido a toda a expressão obscura da vida em sociedade que vivemos ( a imagem solitária com fidelidade aos sentimentos- mesmo entre as luzes e as trevas – você sem dúvida encontra o belo na arte gótica.


Os  movimentos de contra cultura se irradiou pelos quatro cantos do mundo - o vigor da ideologia punk (expressão de insatisfação) logo se tornaria um estilo de vida .
 Os Sex Pistols – os Ramones um ideário ao sabor de seus anseios.

Aí você começa entender como que bandas em São Paulo começaram a levar público a suas apresentações apenas com “cartaz de muro” – a coisa toda já vinha através destas referências todas pelo cinema – pelo literatura e bandas Inglesas.

Os grupos de São Paulo (Restos de Nada – Garotos Podres - Ratos de Porão – Lixomania – Inocentes e Colerá pegaram a carona neste Universo Gótico  dos Bauhaus – Joy Division – The Cure – Siouxsie and the Banshees – The Cult – The Sister of Mercy – The Mission que foi chamado de GOTHIC ROCK.


Na verdade o corolário do Pós-Punk consolidou o movimento conhecido como Gótico.

A Galeria do Rock -  no Paissandú é uma concha mental que leva a emoções inesperadas – ninguém pode duvidar de que tudo aquilo que você vê nas vitrines da galeria é muito mais profundo do que você pensa, por trás de um tênis da moda ou uma correntinha com medalhinha de uma caveira se esconde uma corrente de pensamentos dirigidos por mestres e bruxos que conseguem ver muito além de nossas limitações.

Abraço a Desedérium (Bruxo Mestre do Universo Profecias ) Pós graduado em Direito , autor e professor há 20 anos  que acompanha as movimentações em torno do cenário       “Underground”  desde 1976. Sem ele não teria sido possível trilhar estes conhecimentos do Universo Gótico.

GALERIA DO ROCK



  

terça-feira, 18 de agosto de 2015

CODE (4) - GUINEVERE



A Rainha Guinevere

Guinevere (ou Gwen) ainda era moça quando se casou. Ela foi aceita pelo rei que nem mesmo a conhecia; mais por causa do seu dote que por qualquer outra coisa.

 Guinevere trazia consigo 100 cavalos de guerra pesados e 100 soldados para montá-los.

Guinevere era ao mesmo tempo nigredo,rubedo,vermelho,albedo, uma alquimia que segue até hoje o trajeto da mulher.

 Arthur ao vê-la encantou-se, mas o coração de Guinevere já era de Lancelot do Lago, o chefe da cavalaria de Arthur.

Guinevere perguntava a si mesma quem sou eu?
Qual a minha função? Qual o ciclo que estou vivendo?
Será que eu pertenço às mulheres misteriosas?

 Guinevere teve dias felizes em Camelot e em Tintagel, mas o seu amor proibido fazia com que uma angústia enorme acompanhasse a Rainha da Bretanha.

Guinevere pedia aos bruxos para criar uma luz pela noite adentro para que pudesse ver o caminho.

 Guinevere não era tão selvagem quanto apareceu: ela tornou-se uma mulher ; deu forças para que Morgana (amiga- Fada) se casasse com um velho rei e fez com que Lancelot não tomasse tanto ódio de Morgana.

 Guinevere tinha muito pouco ciúme de Morgana; a rainha era também muito católica e fez com que Arthur trocasse a bandeira do Pendragon pela cruz do Cristianismo e com isso criou o início da decadência do reinado do seu marido.

Guinevere sempre dizia que “Há assuntos que só a Deus pertence.

 Guinevere também mantinha encontros furtivos com seu verdadeiro amor, Lancelot. A figura da rainha é retratada como a mulher que se impõe num regime onde ela não tem vez.


Guinevere sabia que havia uma determinada quantidade de coisas que todos da Távola deveriam saber, em cada idade e a cada estágio da vida.
 Guinevere e Morgana formam a espinha dorsal da trama e desencadeiam todas as histórias que acontecem dentro do reino.

 Guinevere é exilada mais tarde por Arthur devido a sua vida "indigna" com Lancelot.

Guinevere não levava em conta os comentários , ela não jogava fora a luz de seu amor para ir dormir.

No final, duradouro amor de Guinevere dela igualmente dedicado Lancelot, e a traição resultante do Rei Arthur, trouxe o fim da Távola Redonda e da queda de Camelot.
 Mas, como Sir Thomas Malory diz: "Ela era uma verdadeira amante e, portanto, ela teve um bom final."
Guinevere não tinha o corpo de mármore , ela sempre soube que esta não era a finalidade de sua vida , além de ter capacidade para pensar espiritualmente.

As bases históricas e lendárias de Guinevere

O nome Guinevere vem de Gwenhwyfar (cujo nome significa “Fantasma Branco”) e aparece pela primeira vez nas histórias chamadas “Triad of the Island of Britain”, do século VIII, onde Arthur se casa não com uma, mas com três Gwenhwyfars (Uma delas era filha do rei Cywryd, outra Gwenhwyfar era filha do rei Gwythyr Ap Greidiol e finalmente Gwenhwyfar filha de Ogrfan Gawn).

Estes três casamentos, com três fases distintas da “fantasma branca” estão relacionadas diretamente com o casamento do Hieros Gamos do rei Sol com a rainha Lua, em suas três fases (a chamada “Tríplice lunar”), em diversas recorrências na mitologia celta.
Guinevere sobre isso disse: O corpo é como um planeta. Ele é uma terra por si só. Como qualquer paisagem, ele é vulnerável ao excesso de construções a ser retalhado em lotes, a se ver isolado, esgotado e alijado do seu poder.
O casamento de Arthur com Guinevere firmou a sua corte.
Como dote Guinevere recebeu a lendária Tavola Redonda e o casal real tornou-se o centro do brilhante circulo dos cavaleiros de Arthur.
Guinevere sabia que a Távola Redonda era um sinal para ela de muitas ideias a respeito de como atingir o equilíbrio: criar paciência, ser gentil, com o ser furioso e lhe dar tempo para superar a sua raiva através da busca e da introspecção. 
Em algumas histórias, ela tinha uma irmã chamada Gwenhwyvach e uma lenda francesa fala de uma irmã gêmea chamada Guinevere the False.
Em outro conto, ela tinha um irmão que se chamava Gotegrin.
Sobre estes laços familiares Guinevere prendia certas coisas à terra para que elas não fossem perseguir seu espírito.
Assim que Arthur subiu ao trono e apesar dos avisos de Merlin que ela um dia o haveria de traír, Arthur escolheu Guinevere para sua mulher.
Como dote, ela recebeu do pai de Arthur a grandiosa Tavola Redonda, feita por Merlin, a qual tinha capacidade para sentar 150 cavaleiros).

EPÍLOGO

Triângulo : Rey Arthur- Guinevere – Lancelot

O triângulo amoroso é um dos temas mais explorados pelo universo ficcional em óperas,romances,banda desenhada ou mesmo em canções.
Um dos mais famosos triângulos amorosos da história da literatura é o que envolveu Lancelot, Guinevere e  o Rey Arthur em que este é alvo da infidelidade dos dois primeiros: um dos seus cavaleiros mais amados e a sua mulher.

 Obs :Machado de Assis no livro Dom Casmurro fez seu triângulo Amoroso
Bentinho, Escobar e  Capitu ... (Lancelot, Guinevere e Rey Arthur) hú hú hú hú

Guinevere e Sir Lancelot apaixonam-se.
A Falsa Guinevere ocupou o lugar de Guinevere enquanto ela procurava amparo em Lancelot em Sorelois.
A Falsa Guinevere e o seu cavaleiro Bertholai admitiram por fim a sua fraude e, depois da morte desta, a verdadeira Guineve é entregue a Arthur.
Nessa altura, Guinevere e Lancelot já estavam irremediavelmente apaixonados e a luta de Lancelot com a sua consciência mantinha-o longe de Camelot.

Quando Guinevere e Lancelot decidiram terminar o seu romance, para o bem do reino, Mordred, filho ilegítimo de Arthur,
( para entender melhor estas digressões familiares) Guinevere, a mulher de Artur e Morgana, sua meia-irmã. Guinevere, a jovem e bela esposa de Artur, quebra a unidade do reino de Camelot, traindo o rei com seu melhor cavaleiro, Lancelot, por quem ela se apaixona perdidamente. Quando Artur descobre a infidelidade dos dois, ele condena ambos a morte e com sua sentença atira a tristeza e a divisão no reino de Camelot.
Aconselhado por Merlin, ele decide de partir em busca do Graal para restabelecer a unidade e a harmonia perdida do reino.
Durante esta busca, ele vai enfrentar uma bruxa poderosa, sua meia-irmã, a fada Morgana, e seu filho bastardo que teve com Morgana, Mordred.
 De fato Morgana se disfarça, seduz seu irmão Artur, sem que ele a reconheça e lhe dá um filho Mordred, sem que o rei o saiba.
As armadilhas de Morgana orquestradas por Mordred vão causar perdas e danos a quase todos os cavaleiros de Artur. No entanto o mais jovem dentre eles, o casto Galahad , puro de coração e leal ao rei, vai desfazer as armadilhas de Morgana, vencer o filho bastardo de Artur e encontrar o valioso Graal.
 encontrou-os no quarto dela. Lancelot fugiu e Mordred forçou Arthur a condenar Guinevere à morte.

Lancelot acaba salvando-a da execução, matando acidentalmente Gareth e Gaheris, irmãos de Gawain (um cavaleiro  da  Távola Redonda e sobrinho do  Rey Arthur) , tendo começado assim a guerra entre os exércitos da França e da Inglaterra.
Enquanto Arthur estava longe lutando com Lancelot, Mordred declarou o seu pai morto, proclamando-se rei e anuncia o seu casamento com Guinevere.
Ela recusa o casamento e se auto-aprisionou-se a si própria na Torre de Londres.


Guinevere deixou uma mensagem sobre todas estas turbulência afetivas :”Tudo que ocorreu na Távola foi perdido pelos séculos a fora e pode ser encontrado de novo se seguirmos sua pista nas sombras do mundo.
Arthur regressou para lutar, uma vez mais, com Mordred, tendo sido atingido mortalmente por uma lança.
Depois da morte de Arthur, Guinevere foi para um convento de freiras em Amesbury, permanecendo lá até à sua morte tendo sido sepultada ao lado de Arthur .
Guinevere deixou a seguinte mensagem : “Os sonhos são compensatórios. Eles fornecem um espelho para visualização do inconsciente profundo, que com grande frequência reflete o equilíbrio,...(- ) mas sempre alguma liberdade selvagem dentro de nós esta se movimentando é algo instintual que trazemos dentro de nós. Cumpra-se o destino !
GUINEVERE  


crosby*stills* nash* and Guinevere 




quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CODE (3) ARTHUR





MÍTICO REI DA INGLATERRA

O caráter de Arthur, esta fortemente identificado com o oculto.

Sua corte era um verdadeiro centro de acontecimentos sobrenaturais, e sua misteriosa origem e subsequentes eventos de sua vida, fazem dele um personagem representativo não do homem comum, e sim de heróis míticos (irreal- fantástico).


A existência real desse soberano nunca pode ser provada. Ele está sempre associado a um dos nomes mais mágicos dos tempos antigos europeus , o do Mago Merlin.


Possivelmente, Merlin era uma antiga divindade da Bretanha , que, na Idade Média, desceu de sua alta posição para ser encarada apenas como um ser humano de poderes excepcionais.

Certas lendas afirmam que Merlin era filho do próprio diabo, Satanás, mas que um sacerdote zeloso conseguiu batizá-lo antes que seu pai infernal pudesse levá-lo.


Foi Merlin quem ensinou a Arthur o conhecimento tanto mágico quanto racional. Ele estava presente quando o rei conquistou a espada mágica Excalibur, que conferia invulnerabilidade ao seu possuidor.


Como personagem épico, o Rei Arthur, deu origem a um sem número de trabalhos literários.

Está também na base de um outro mito importantíssimo, o da busca do Santo Graal, segundo esse mito Arthur reuniu a seu redor um grupo de cavaleiros, constituindo com eles uma ordem secreta que ficou conhecida como “Cavaleiros da Távola Redonda” , pelo seu costume de reunir-se ao redor de uma mesa circular.


A principal missão dessa ordem era a de reencontrar o “Graal”, o cálice onde Cristo bebeu vinho durante a Santa Ceia...

...nos meus delírios  adolescente o Hallai*Hallai  - dentro da minha cabeça era uma chave importante para achar o Cálice Sagrado através da música...- que começou com a Banda Som Mágico que depois se desenvolveu para Allai*Allai e depois nas “Rodas de Som e no Vivendo “ se transformou em Hallai*Hallai.


 Sempre pensei em poderes fantásticos a partir de uma concentração de vigília em que a música seria o vetor para esta concentração -  e Hallai , o ponto da missão para alcançar os objetivos finais....

...o Santo Graal  (direção ao estado de um renascimento mais evoluído – segundo as orientações e afinidades de seu carma) ... mas a coisa toda foi perdendo os processos naturais - gravidez, crescimento e amadurecimento, na verdade a gente esqueceu dos movimentos das estrelas.


A perfeição se encontra no caminho do meio, no equilíbrio, na harmonia entre opostos; os chineses chamam a isso de TAO, o princípio que regula YIN e YANG, as duas grandes forças que movem o mundo. Onde um termina o outro começa fazendo girar a roda da vida.


Rei Arthur sempre usou a parte leste do cérebro  - até hoje não consegui decifrar o que o Mago Merlin quis dizer com isso, só sei que a parte leste do cérebro de Hallai – eu, na minha santa procura não consegui descobrir.
 A apresentação da Banda na PUC foi quase perfeita, estivemos a um passo da Zona Leste de Nossas Cabeças.