quinta-feira, 30 de julho de 2009

DYLAN*

                                                   BOB DYLAN *

  Escritos da revolução permanente.

Pelo sim
Pelo não
Bob Dylan é um talento original.




Doctrine : “Enquanto tiveres pés para andar, há de haver montanhas para escalar.”
(Bob Dylan)
* DÉCADA /80 -

Esta é a relação dos albúns que me fizeram chegar ao Mr. Tamborine Man , pelo qual fiz a tradução,versão para a gravação em São Paulo.




1º música :* Song to Wood /(Bob Dylan/1962/ 1ºalbúm) canção feita para o mestre Wood Gythrie
“ Bob” conheceu” Wood” em 1962/ Nova Yorque no hospital.







2º* Freewheelin (1963/ 2º albúm) tudo muda com este disco ,mudou a natureza da canção popular,transformou as palavras em armas.
Blowin in the wind tornou-se o hino do movimento de protesto americano.
“ Levanta-te de manhã e caminha de Olhos bem abertos. “ (Bob Dylan)




3º Masters of War/ vem na mesma linha de ataque a uma sociedade que faz crer que as guerras são necessárias para se conseguir certa liberdade fictícia . Senhores da Guerra em que Dylan pela primeira vez diz que deseja que morram “Espero que morrais/ E que a vossa morte chegue depressa”.
4º A Hard Rain’s A Gonna Fall / Uma canção de desespero /Foi escrita durante a crise dos mísseis de Cuba (1963)./O Mundo nunca esteve tão perto de um conflito nuclear.
A linguagem desta canção é fúnebre.A visão a beira de um abismo.
5º Oxford Town / É um ataque satírico a segregação racial nas pequenas cidades do sul dos EUA, como que uma canção reportagem.
6º/ 1963 /Bob Dylan /Participa do Festival de New Port e torna-se o Leader incontestado do movimento nascente da canção americana de intervenção.Uma nova consciência despertava apesar da histería da beatlemania.

7º* The Times They Are a- Changin’( É o seu terceiro albúm (1964))

Este albúm fecha o ciclo do Dylan propagandista e documentarista musical.
Dylan foi mais duro,mais sério,e também mais contraditório nas suas concepções sociais.Dylan antecipou o espírito da contracultura.


8º With God On Our Side /Esta música é um monumento fundamental deste disco .( disco/ The Times Are/iten 7) ,é uma das canções mais politizadas e pessoais de toda obra de Dylan .
A letra descreve as páginas mais obscuras da história Americana.



9º *Another Side of Bob Dylan / Editado 1964/ 4º albúm ruptura/Dylan tinha desertado da política e então começa a cantar canções pessoais. A cena musical ainda estava digerindo os seus albúns anteriores. A música Motorppsyco Nightmare , poema surrealista, fala com humor das aventuras de um vagabundo por uma das zonas mais reacionárias dos EUA,o Midwest.





10º* Bringing it All Back Home (5º albúm /1965) Foi um escândalo,uma parte do disco era acústica ,outra era elétrica,tendo permanecido em Londres Dylan ouviu todos os grupos:Beatles, Stones,Animals,Who. Dylan regressa a Nova Yorque com idéias novas e impressionado com o potencial da instrumentação e abre um novo caminho na música americana.Foi chamado de traidor e facista no festival de Newport, templo da música folk . Dylan tinha traído a causa politicamente e artisticamente.


11º A música/ Bob Dylan 11th Dream é uma canção onírica,alucinante através de uma América povoada por homossexuais,anões e prostitutas.Faz parte do albúm 5º de sua carreira( 10º item).


12º Mr. Tamborine Man /É um hino ao êxtase da música, a cor, as drogas/
É um escape da realidade e que se convencionou chamar “real”.
Dylan canta os músicos ambulantes, o senhor da pandeireta que nas ruas de Greenwich Village vendia” chocolate” cabeça de negro , escondidos nas cavidades do pandeiro.Dylan entrava num novo paraíso,em que o escape para parte alguma fazia romper todas as teorias políticas. A esquerda puritana podia ficar com Deus ao seu
lado.


13º It’s All Over Now, Baby Blue É a canção final e essencial deste Álbum
( item 10º ) Quem é Baby Blue? A explicação mais aceitável é que é uma nova projeção do próprio Dylan, um adeus reiterado ao seu antigo personagem, assim como ao seu antigo público, comprometido com a luta , mas eu acho que esta cançaõ pode ter sido a história de uma prostituta que começa uma nova vida.



14º *Highway 61 Revisited ( 6º albúm / 1965)/Este disco é a ruptura total,é um disco de rock. Dylan aparece acompanhado por alguns dos melhores músicos da cena rock. É considerado pelos experts ,uma das obras primas da música rock.







15º Like a Rolling Stone , foi considerada a canção mais explosiva, jamais gravada em vinil. Nunca antes se tinha conseguido verbalizar um texto tão complexo com um acompanhamento musical tão perfeito. Canção com 6 minutos .A mais requintada de Dylan,ela conta a história de uma garota que nas praias douradas de sua estupidez, pensava que pedir para comer era uma pose estética dentro das novas formas de expressão, até ver-se mendigar pelas ruas de N.Yorque,completamente só e perdida. Ela se sentia invisível dentro de uma cidade monstruosamente organizada. Assim a bela princesa, sem cavalheiros nem palhaços , tinha que ir para a saída do metrô e pôr-se à disposição de qualquer comprador de prazeres carnais.
(item 14º/ 6º albúm)


16º Highway 61 Revisited / É uma viagem pela estrada 61/
Uma viagem através da violência nos EUA. Inclusive nas íntimas e felizes
relações familiares/ (item 14º/ 6º albúm)


17º Tombstone Blues/ Dá-nos uma visão dos limites em que se desenvolve a vida contemporânea.Dylan, introduziu-nos numa serie de contos localizados em lugares históricos simulados e criados para o efeito. Quem imagina São João Batista a
torturar um ladrão,pois em Tombstone o comandante decidiu que o sol não é amarelo, e quem duvidar irá para o corredor da morte. Quem tem demasiado poder obriga seus lacaios a acreditar em histórias ridículas e não existe mais nada senão uma eternidade em termos de ignorância. (item 14º/6º albúm)



18º* Blonde To Blonde ( 7ºalbúm /Setembro 1966)
Os críticos emudeceram.Os músicos declararam que aquilo era insólito.Dylan foi considerado a figura mais genial dessa década de rock. Era um intrincado concept-album percorrendo todo seu universo pessoal, fluindo do caos e da desordem surrealista embebido ainda de uma empolgante visão poética e de uma envolvente sensualidade. Este album duplo é unanimente considerado o melhor de toda a obra de Dylan e, para muitos o melhor de toda a música rock.


19º Rain Day Women nºs 12 & 35 / Dá-nos, de certo modo, uma visão das relações sociais através de um jogo de palavras provocado pela repressão cultural. A mesma palavra (stoned)designa literalmente apedrejado, mas designa também, na linguagem da contracultura, alguém que está sob o efeito da droga, ou seja “pedrado” ou “com uma pedra”. Dylan diz na música –“ Toda gente devia apanhar uma pedrada”.
Se antes tinha cantado os seus sonhos de poeta social agora estava dentro de um círculo de pessoas que tinham perdido toda a esperança de uma mudança social para se refugiarem na gratificação dos sentidos que a música e as pedras lhe proporcionavam. ( 18ºitem/ Albúm 7º)


20º Leopard-Skin Pill-box Hat /Uma canção de humor devastador de Dylan atinge um dos seus pontos culminantes. (18ºitem/Albúm7)


21º Sad-Eyed Lady of The Lowlands/ É por muitos considerado a obra prima dentro da obra prima. É uma longa balada de mais de onze minutos preenchendo toda a quarta face do álbum.É um poema muito opaco, com um sentido e direção muito próprios,
mas extremamente dfícil de compreender. Fica o fato que só muito raramente uma mulher de sonho terá sido descrita com uma beleza tão selvagem.Na verdade é um Dylan desesperado e uma América cada vez mais putrefata.
.

22º* John Wesley Hardin ( 8º álbum) (janeiro-1968)
Um ano e meio depois de “Blonde”.Dylan tinha sofrido um grave acidente de moto ,tendo fraturado o pescoço. Ficou mais de um ano fora da cena musical.Dylan se desgatou muito neste ano que ficou fora com drogas pesadas (LSD e Heroina). Neste disco algo tinha mudado nele irreversivelmente. Este disco conta a história de um bandido e o poema esta tão repleto de alusões(referindo-se a ele mesmo) que , pelo seu simbolismo supõem-se autobiográfico.




23º All Along The Watchtower/ É um poema denso parecendo encerrar as palavras de um homem que se teria vendido ao sistema. (item 22º)(8ºalbúm)


24º Drifter’s Escape/ É Dylan perante os seus juízes, desta vez num Tribunal.



25º* Nashville Skyline(9º albúm)(1969) De um fulgor original,como folhas de relva,com estrelas,com Montanhas.Lp que marcou a minha vida para sempre, O clássico “GIRL FROM THE NORTH COUNTRY, se tornou um hino folk nos EUA.,(A garota
que Veio do Norte) ,LAY LADY LAY (Deite-se, Senhora, Deite-se) TELL ME THAT IT ISN’T TRUE (Diga-me que não é verdade) e a Balada TONIGHT I’LL BE STAYING HERE WITH YOU ( Esta Noite ficarei aqui Com Você ) Foi um disco com estrelas, e com alma Dylan encerrou Década de “60” com a cicatriz fechada.


Bob Dylan, semeou com sua obra uma das épocas mais empolgantes da história da música . O trabalho de Dylan ficará escrito nos fatos da década de sessenta que mudou o Mundo; o louco circo da cultura e das subculturas”.Se eu não tivesse passado por ela , não acreditaria que ela tivesse existido”.
Bob Dylan farejou tudo, foi um porta voz desta era (anos 60) da vida Americana,
"A década do eu”, como Wolfe a descreveu.



CANÇÃO PARA WOODY

Bob Dylan
A tradução da primeira música que Bob fez para o músico que o
acordou / WOODY GYTHRIE


Aqui estou a muitas milhas de casa/
Seguindo uma estrada que outros homens percorreram/
Vendo o teu mundo de pessoas e coisas/
Os teus pobres e camponeses e príncipes e reis/


Hey, Hey, Wood Gythrie, escrevi uma canção pra ti/
Sobre um estranho muito velho revelando-se a meus olhos/
Parece doente e tem fome e cansaço e está em pedaços/
Tem ar de moribundo e ainda agora nasceu/


Hey, Wood Gythrie, mas eu sei que tu sabes/
Tudo o que eu estou a dizer e muito mais/
Canto para ti e não digo o bastante/
Pois poucos homens há que tenham feito o que fizeste/


Aqui saúdo também Cisco e Sonny e Leadbelly/
E toda a gente boa que contigo viajou/
Saúdo os corações e as mãos dos homens/
Que surgem com a poeira e partem com o vento/


Vou-me embora amanhã, mas podia ser hoje/
Pela estrada fora num dia qualquer/
A última coisa que me agradaría fazer/
Seria dizer que também percorri um duro caminho/
- Fim –


Bob Dylan, no final de 1961 chega finalmente a Nova Yorque para ver Woody Gythrie, então hospitalizado. Bob sempre viu nele um talento excepcional. Wood, se emociona e lhe dá inúmeros conselhos e sua amizade.
Robert Allen Zimmerman, seu verdadeiro nome, nasceu a 24 de maio de 1941 em Duluth, Minnesota/EUA. Mudou, em 1960 o seu nome para Bob Dylan (de Dylan Thomas/ poeta americano)


- Mr. Tamborine Man -
Esta pesquisa foi feita por mim na metade da década de oitenta.
Pensei, naquela altura, que uma versão para alguma música de Dylan poderia dar um novo flash no repertório do Hallai.
Para definir qual canção, fui procurar no “quintal da década de sessenta”,qual artista que poderia entrar em nosso repertório e cheguei no personagem complexo de Bob Dylan. Como sempre fui chegado em mitos e lendas e por ter escutado muito o álbum “Naschville Skiline” num velho “prato “ que eu tinha no Bairro da Glória , Bob Dylan foi o escolhido.
Para chegar ao Mr.Tamborine Man, percorri vários caminhos, entre Porto Alegre e São Paulo a procura de informações (não existia internet- década de /80), fiz várias traduções para entender,li muito sobre o poeta, escutei todos os discos lançados por Dylan na década de sessenta, visitei todos os sebos de São Paulo e Porto Alegre, em nossa cidade não encontrei quase nada, em Sampa muita coisa em livros, encontrei a maioria dos discos na praça Benedito Calixto, no bairro Pinheiros.
Fiz uma “radiografia” minuciosa nas canções de Dylan /60, e depois de muitos dias e noites, cheguei no MR. TAMBORINE MAN. Primeira coisa que fiz foi traduzir a música com meus parcos conhecimentos da língua inglesa,comprei um dicionário de expressões idiomáticas e também livros da década de sessenta para entender a “onda”, que eu na verdade tinha vivido na minha adolescência.
Tinha ouvido muito pelo rádio aquelas canções que mudaram a forma de verbalizar todas aquelas viagens “metafóricas” dos poetas e dos músicos. (-) Enfim, mãos a obra / A IDÉIA de Dylan na canção não foi violentada, pelo contrário , apenas o número de versos é que foi simplificado, mas assim mesmo coloquei mais versos que o grupo”The Byrd’s , banda que gravou a música nos anos “ “60”. Mr. Tamborine Man, na verdade era um simbolismo daqueles jovens que vendiam drogas (chocolate /cabeça de negro) em GREENWICH VILLAGE dentro de um pandeiro, pelas ruas do bairro. Quando verti, a idéia para o português, tive uma antevisão de toda problemática que estava para acontecer no Brasil, o Collor tinha ganho as eleições e a geração “camelô”, entrou de malas e bagagens no país. Ali, foi a bomba “C”, solta no solo brasileiro. “Senhor Camelô”, era o nosso “Mr. Tamborine Man”,porém com uma dramaticidade muito mais social do que aquela de jovens vendendo “drugs”,o que no começo vinha com toda aquela estética moderna amparada por músicas da moda nos EUA. Um mês antes do Hallai-Hallai entrar em estúdio a música estava pronta e mostrei para o pessoal do grupo.Uns ficaram assim ..surpresos e ... gostaram....quando mostrei para o nosso produtor,e contei sobre todo trabalho exaustivo da pesquisa e o que representava aquela canção no “Gran Monde”, Michael (3M), ficou entusiamado e emocionado, não sabia de todo aquele aspecto histórico da canção que ele gostava muito, e disse : Nós vamos vender 500 mil cópias na primeira rodagem...podem apostar..e se preparem ! O pessoal do grupo nunca soube disso, aquela música agilizou a entrada no estúdio do “Mosch” do projeto Hallai. Eu não poderia esperar mais, e o grupo ( Paulinho ,Robson & Jorge) que estavam hospedado no “Lord Hotel”, no bairro Santa Cecília (Padroeira dos Músicos) estavam precisando de trabalho. Levei 6 meses para aprontar a letra e colocá-la em (E) mi maior, O original é em (D), ré maior.Aquele novo tom deu uma “cara” Hallai a música, tirou aquele toque solo americano e revitalizou a canção que ficou feita para vocal Hallai. A liberação da editora que detinha os direitos da canção, foi demorada, eles custaram a remeter a gravadora o documento de autorização. Foi estudada cada palavra da adaptação.
Tudo isso acontecia nos bastidores. Eu e o Michael vivíamos toda esta longa espera , e os problemas estavam a nos rodear.
O restante desta história está no depoimento . É imperdível o que aconteceu. Aguarde !? (década de 80 /isto aconteceu)


“hey ! Mr. Tamborine Man/ play a song for me/
I’m not sleep and there is no palce I’m goig to/
Hei ! Mr.Tamborine Man/ play a song for me/
In the jingle jangle morning I’ll como following you/
(
(B.Dylan)




MR. TAMBORINE MAN
(Sr.Camelô)
by Necão



Hey, sr. Camelô

Toque uma canção pra mim/
Estou sem sono e não tenho para onde ir/
Hey, sr. Camelô
Toque uma canção pra mim/
Na manhã ruidosa eu irei contigo/


Embora saiba que o império/
Da noite se desfez em areia/
Me escapou por entre os dedos/
Me deixou aqui cégo/mas ainda sem dormir
O meu cansaço espanta-me/
Mas tenho as pernas firmes/
Só não tenho ninguém pra ver/
E a velha rua vazia/
Esta demasiada morta pora sonhar/


Hey, sr. Camelô / (refrão)


Leva-me em viagem/
No teu estonteante barco mágico/
Estou pronto a ir para qualquer lado/
Estou pronto a desaparecer/
Lança o teu encantamento/
Que eu prometo segui-lo/
Os meus pés estão pesados/
As minhas mãos vazias/
Os meus sentidos amarrados/
O meu tambor de palhaço esfarrapado/
Embora possa ouvir danças loucas ao sol/


Hey, sr. Camelô (refrão)


Pelas ruínas do tempo/
Bem além das folhas geladas/
Distante do alcance da mente/
Longe de uma tristeza louca/
Recortado pelo mar/
Cheio de areia circenses/
Camelô, das praias ventosas /
E, de todas as esquinas do mundo/
Coloque a venda de imediato/
Todos os sonhos da mente/
Assim eu esqueço o dia de hoje/
Até amanhã !


Hey, sr. Camelô (refrão)

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí,. Necão!

Aqui tudo bem. vivendo o dia a dia. tentando buscar a perfeição.
Pra quem gosta do Bob Dylan, tu deixou um prato cheio, hein?
Muito bom!

Abraços.
Paulo Zam