sexta-feira, 30 de abril de 2010




BEATLES : O SEGREDO / PARTE II

- George, Paul, Ringo e John antes da foto definitiva –


Já se passaram mais de 46 anos desde que os Beatles surgiram .


Estou agora em posição de resumir alguns dos segredos dos Beatles ,pois guardo desde o ano de 1962 farto material, (discos,revistas,jornais,filmes )...etc , além de tocar em reuniões dançantes (década 60 ) nos clubes da grande Porto Alegre aquelas canções que embalaram a minha adolescência. Fiz um estudo dentro da minha percepção musical que foi acelerada através do tempo por todas as circunstâncias imprevisíveis e diversas, que me foram mostradas nos caminhos tão instigantes da música.
Para quem curtiu os 4 cabeludos de Liverpool, estabeleço agora uma ponte de emoção, acendo agora os holofotes, dos bastidores mágico dos Beatles !

                                                  A Senha é : - YÉAH ! YÉAH ! YÉAH !

- Guitarra solo, guitarra base, baixo e batera –

- 4 cabeludos de Liverpool -




- A VITAL IMPORTÂNCIA DE UM PRODUTOR -

1. Love me do (-) “ Paul escreveu a estrutura principal aos 16 anos “ (John).
 Gravada numa sessão tensa, com equipamento deficiente.
 George Martin insiste em mudar o arranjo e substituir Ringo pelo músico de estúdio Andy White.


2. Please Please me (-) “Minha intenção foi compor algo no estilo de Roy Orbinson”. (John)... George Martin manda acelerar a canção e prevê que sería sua primeira” número” 1 . Acerta .


3. From me to you (-) “Eu a comecei e a terminei com Paul; ela era” blues” demais , mas Martin soube ajustá-la. O “uuuuh” em falsete foi inspirado por “Twist and Shout” dos Isley Brothers.(John)

4. She loves you (-) “ Foi composta a quatro mãos, mas foi Paul quem teve a idéia de dirigi-la a uma terceira pessoa – “Ela o ama e você deveria ficar feliz”. (John) / Eles começam a se impor no estúdio , e os “ yeah, yeah ,yeah “ viram marca registrada , chegando a batizar a música jovem em alguns países . (vide Brasil)

5. I want to hold your hand (-) “Estávamos no porão da casa de Jane Ascher martelando o piano juntos, Paul tocou uma coisa e fomos no embalo .(John)

6. All my loving (-) “Lamento dizer que é de Paul .Digo isso porque é uma canção fantástica,embora minha guitarra também não esteja nada mal nela !” (John). Surge elementos de ambigüidade: McCartney enfrenta a perspectiva de separação de sua garota com um deleite que rompe a previsível melancolia da letra.


7. Can’t buy me Love (-) “Uma canção de Paul , cuja mensagem antimaterialista se opõe diretamente á feroz versão “lenonniana” de “Money”. Richard Lester usa o tema para destacar a ânsia escapista dos Beatles diante das imposições do showbiz.

8. A hard day’s night (-) “Eu estava no carro com Lester quando ele comentou que tinha achado graça de uma coisa que o Ringo havia dito “a noite de um dia duro” e que esse seria o título do filme. Na manhã seguinte eu trouxe a canção; Paul e eu competíamos para ver quem ia compor o lado “A” de cada disco”. (John).


9. And i love her (-) “ John me ajudou nesta” Gostei do título começar no meio de uma frase”(Paul).

Já foram feitas centenas de versões dessa canção. É um belo exemplo dos Beatles “não plugados : guitarras acústicas, teclado e bongô . Fiz também uma versão desta canção. (by necão).

10. Eight days weeck (-) “Baseada em outra das frases de Ringo para exprimir esgotamento. É minha com ajuda de John” (Paul). Começa com som distante, e uma série de truques demonstra a facilidade com que ampliam suas fórmulas expressivas.


11. I feel fine (-) “Escrita por mim no estúdio. Acho que foi a primeira vez que se gravou um zumbido do “feedback” de um amplificador”. (John) / Apesar da desconfiança inicial de Martin a bateria de Ringo é essencial em temas como este.

12. Ticket to ride (-) “É minha , mas Paul insistiu para que Ringo se mostrasse criativo na bateria; com um pouco mais de volume e distorção, poderia ter sido o primeiro heavy metal “.(John)






                                                            FOREVER YOUNG*


                                                                   
13. Yesterday (-) “Esta é de Paul , e eu nunca desejei tê-la escrito” (John).
“Ela me veio num sonho;eu me levantei e comecei a tocá-la no piano que havia ao lado”(Paul).

Ruptura total com a instrumentação rock: a guitarra de Paul e um grande quarteto de cordas com arranjos de Martin.

14. Help (-) “Ao ouvi-la, me vejo como o Elvis dos anos 70: gordo, inseguro e completamente perdido” (John) . Aquilo que nasceu como confissão de inquietação adquire tom de ameaça neurótica  “ajude-me, senão...”

15. You’ve got to hide your love away (-) “ É o meu período Dylan”(John). É interpretada habitualmente como uma mensagem dirigida a Brian Epstein, empresário do grupo que se descobre apaixonado por John( o conflito se resolve depois de passarem um fim de semana juntos).


16. We can work it out (-) “Paul a começou e eu terminei . Estamos retratados nela; ele se sente otimista, e eu , impaciente” (John). Um exemplo de método Beatle de fundir duas partes contrapostas, criando tensão entre as esperanças de Paul de resolver o mal-entendido entre garota e rapaz , e a angústia de John, reforçada por sua harmonia lúgubre.

17. Day tripper (-) “Minha, mas com alguma contribuição de Paul; ela se refere a pessoas parecidas com os hippies de fim-de-semana” (John). Começam as referências ao LSD e francas conotações sexuais, maquiadas na edição.


18. Drive my car (-) “É minha descrição do tipo de mulher muito dominadora e exploradora;
John modificou a letra para deixá-la mais insinuante” (Paul).

19. Norwegian Wood (-)” Paul ajudou na letra , mas é minha canção, fala de minha relação com, uma jornalista, e como eu estava casado tive que deixá-la enigmática”(John). Harrison estréia sua cítara, instrumento que conheceu durante a filmagem de “Help”.


20. Nowhere Man (-) “Passei horas tentando criar uma canção boa e significativa. Já era de madrugada , quando desisti , e eu, já estava completamente chumbado quando de repente “Nowhere Man”, veio à minha cabeça inteira.Foi gravada sem alterações” (John).


 
 
- Beatles no telhado, num dia de semana em Londres -

terça-feira, 20 de abril de 2010

* THE BEATLES * ( 1 )



                                                                               by/necão*
"Eu não acho que compositores de rock’n’roll devam se preocupar com arte. Não acho que uma coisa depende da outra...Até onde eu sei, ART ( a palavra em inglês) é diminutivo de Arthur”.

“Era uma vez 4 rapazes , George , John , Ringo e Paul que se reuniram para fazer um barulho !"

                                                        Disco number one ( 1 ) dos Beatles





- 22 DE MARÇO DE 1963 / Gravado em um dia, o disco de estréia dos Beatles traz o repertório que o grupo tocava neste período e insere canções originais (I Saw Her Standing There / Ask Me Why / e a faixa título / com regravações de músicas de astros americanos como / Baby It’s You e / Boy (ambas das “Shirelles)/ Anna / de Arthur Alexander e / Twist and Shout /(dos Isley Brothers) numa interpretação genial do “grande” John.

 

2ª disco / WITH THE BEATLES
- 22 de novembro de 1963 – Apesar de todo agito da agenda de shows os Beatles conseguiram mostrar uma “baita” revolução neste segundo disco. O trabalho traz canções originais, fortes e inovadoras como / It Won’t Be Long e / All My Loving.
As músicas muito bem escolhidos, incluem clássicos da Broadway / Till There Was You / de o Vendedor de Ilusões , Chuck Berry / Roll Over Beethoven /e canções da Gravadora Motown / Please Mr.Postman / Money / e You Really Got a Hold on Me .

                 3º disco / A HARD DAY’S NIGHT


- 10 de julho de 1964 – A trilha do primeiro filme dos Beatles foi toda escrita por John e Paul.
O disco tem canções fantásticas como / Cant’Buy Me Love / I Should Have Known Better / I'LL Follow the Sun e a faixa título.
O talento de Paul para canções lentas fica evidente em / And I Love Her. As canções que foram incluídas no lado B ‘ e não entraram no filme são uma aula de “digressões beatle” como /You Can’t Do That /Anytime at All / e Things We Said Today.

                                                           4º disco / BEATLES FOR SALE


- 4 DE DEZEMBRO DE 1964 – Os Beatles gravaram este disco às pressas para ser lançado no natal. Com pouco material inédito eles voltaram a fazer velhas canções como / Everybody’s Trying to My Baby/ Honey Don’t / (ambas de Carl Perkins)/Rock and Roll Music / e Words of Love / (do Buddy Holly) /Neste disco , John já começava a colocar seu lado solitário em / I’m Loser / e Baby’s in Black / e Paul escrevia uma de suas mais belas canções / I’ll Follow the Sun /
O sucesso foi / Eight Days Week, com aquela abertura subindo os acordes . A foto foi tirada no Central Park.


5º disco / HELP


- 6 DE AGOSTO DE 1965- O quinto disco inglês dos Beatles leva 14 músicas dos quais sete foram para a trilha do segundo filme do grupo. As letras de John eram profundas e pessoais como na faixa título e em /You’ve Got to Hide Your Love Away / quando o violão passeou pelos acordes (moto contínuo) com o famoso “G” do John. Na trilha também está / Ticket to Ride / sucesso total na época(não gostava muito dessa música).George contribui com You Like Me Too Much / e I Need You / duas músicas antológicas de George e Ringo cantou / Act Naturalli / de Buck Owens(country lendário ) Neste disco o mundo ouviu pela primeira vez / Yesterday , obra rara que mexeu com o mundo da música.

6º disco / RUBBER SOUL

- 3 de dezembro de 1965 – É o disco mais acústico dos Beatles, naturalmente influenciado pelo folk rock. John criou raridades como /Norwegian Wood / Nowhere Man / e In My Live / Paul veio com
/ Michelle / You Won’t See Me /e Drive My Car / George apareceu com uma de suas melhores canções/ If I Need Someone / com uma guitarra “a la Birds”, e Ringo cantou um rockbilly / What Goes On.

                                                               7º disco / REVOLVER


- 5 de AGOSTO DE 1966 – Um dos mais consistentes discos dos Beatles . Revolver colocou de baixo da terra, a imagem de “alegres cabeludos” que os Beatles tinham. Neste álbum falam do imposto de renda / Taxman (com aquele acorde inesquecível )/ falam de solidão /Eleonor Rigby / que foi cantada pelo Paul, e acompanhado por um octeto de cordas. Falam também de drogas em / Dr. Robert / e She Said, She Said / e também /Tomorrow Never Knows. Os arranjos são de tirar o fôlego, com orquestras, metais,instrumentos tocados ao contrário e truques eletrônicos. Talvez o disco mais ambicioso, lançou o psicodelismo, com colagens e referências as drogas. A música / Yellow Submarine uma canção para crianças com Ringo
nos vocais , fez tremendo sucesso. George Harrison lançou neste disco alguns aspectos da cultura hindu com a faixa / Love you to. Revolver liderou as paradas do mundo todo. Este disco lançou a idéia definitiva de instigar a imaginação. John disse:” Eis uma coisa maluca..., as coisas nunca mais serão as mesmas.”

8º disco / SGT PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND


- 1º de junho de 1967 – Mais do que um simples disco, Sgt. PEPPERS é um ícone cultural, o retrato de uma época. Ele traz recordações de uma era em que o rock e a música pop ditavam regras sobre tudo o que acontecia no mundo./ Lucy in the Sky with Diamonds / Getting Better / Day in the Life/ With A Little Help form my Friends / Lovely Rita/ são algumas das músicas.
Até hoje é considerado o disco mais importante de toda história da música pop. Este disco se transformou no desejo ardente dos hippies , da contra cultura e dos psicodélicos... a emoção atravéz deste disco desenvolveu em todos a busca por novos prazeres com a faceta de viciar , um novo estilo de vida contínua e crescente. John disse: “ A superfície da nossa pele e o fim da estrada não são os limites de nosso território pessoal”. Paul , também disse:“É preciso conservar a qualquer custo a ilusão . George digrediu também :
! Deus atrai somente os que estão dispostos “. Ringo completou : A linguagem é um instrumento humano e, portanto imperfeito. Onde a linguagem pára a música assume !. Os fãns no mundo inteiro responderam yéah ! yéah ! yéah !
Sgt. Peppers não só se destacou pela música , mas pelo conceito e pela capa, onde vários rostos de pessoas célebres estão na fotografia de Michael Cooper, foi também o primeiro disco que se vendeu com as letras das canções impressas. Relação de alguns nomes que estão na capa do SGT.

 
Aldous Huxlei / Bob Dylan / Diana Dors / Dylan Thomas / Edgar Alan Poe /Fred Astaire / George Bernard Shaw / George Harrison / H.G.Wells / John Lennon / Johnny Weissmüller / Karl Max / Lewis Carrol / Mae West / Marylin Monroe / Marlene Dietrich / Marlon Brando / Oliver Hardy / Oscar Wilde / Paul
McCartney / Ringo Starr / Shirley Temple / Sonny Liston / Sta Laurel / Stuart Sutcliffe / Laurence of Arábia / Tony Curtis / Tyrone Power / Willian S. Burroughs / W. C. Fields…, entre outros.


• 9º disco / MAGICAL MYSTERY TOUR


- 27 de novembro de 1967 – Neste album de cinema / psicodélico estão seis músicas que foram incluídas no filme para a televisão que os Beatles exibiram no fim de 67, além das faixas dos compactos que eles lançaram nesse mesmo ano. A excelência de canções como / I Am the Walrus / Fool On the Hill / Blue Jay Way /Your Mother Should Know / só confirmaram que os Beatles estavam no topo de sua genialidade.


 

 
- 10 disco / THE BEATLES
 - 22 de novembro de 1968 – O White Álbum foi chamado de verdadeira enciclopédia do pop , porque nele os Beatles retratavam fielmente tudo o que rolava na música dos anos 60, como country, folk, blues, hard rock e atémúsica de vanguarda/ Back in the URSS (Surf Music)/ Obla-di-Obla-dá (reggae do Paul) / /Honey Pie / Martha My Dear(música “a los anos 20”) / Black Bird / I Will (baladas antológicas) / Helter Skelter (heavy metal)/ Yer Blues (John tirou um sarro do “blues inglês / Júlia (homenagem de John a sua mãe) / Glass Union ( John satirizou aqueles que viviam achando mensagens secretas nas músicas dos Beatles) / Revolution 9 ( John e Yoko contribuíram com esta ) / While My Guitar Gently Weep (George entrou com esta canção genial) / Don’t Pass Me By , cantou Ringo / Este disco liderou facilmente as paradas do mundo em dezembro de 1968.


                                                 - 11º disco - YELLOW SUBMARINE


- 13 de janeiro de 1969 – A trilha do desenho animado tem apenas quatro músicas inéditas / All Together Now / Hey Bulldog / Only a Northern Song / e It’s All Too Much ( estas últimas do George ) /Yellow Submarine / e All you Need is Love / aparecem em suas versõs normais , que já tinham sido lançadas antes comercialmente. O resto é completado por temas orquestrais de George Martin como/ Pepperland / e March of the Meannies / .

-                  12º disco – ABBEY ROAD



- 26 DE SETEMBRO DE 1969 – Os integrantes dos Beatles dão algumas dicas do que iria acontecer em seus trabalhos-solo. George finalmente saiu da sombra de John com as antológicas / Something/ e Here Comes the Sun / Ringo escreveu a divertida/ Octupus’s Garden / as outras Come Together /
Because / foram as principais contribuições de John. A mini sinfonia que ocupava o lado dois do vinil foi escrita boa parte por Paul. Abbey Road levou os 4 ao topo , como músicos e compositores e trouxe obras primas como / Como Together ( de John) / Oh! Darlin (de Paul) / e Something (George) / este disco levou os 4 rapazes de Liverpool ao primeiro lugar na parada dos Estados Unidos . O trabalho serviu como um epitáfio, encerrando com a música / The End / que tinha a seguinte letra: “ E no fim o amor que você recebe é igual ao amor que você faz !



                                                          - 13º disco – LET IT BE


 -11 de abril de 1970 – O último disco lançado pelos Beatles divide opiniões.
A produção de Phil Spector é criticada por alguns, mas sem dúvida realçou canções como / The Long and Winding Road / e principalmente / Across the Universe / Além da faixa título e de / Get Back / este disco tem boas músicas como / One After 909 / e / Two of us / A versão Let IT Be tem uma mixagem diferente da que aparece no compacto. Foi John que acabou com os Beatles . Ele se reuniu com Paul e disse : “ Não sou mais Beatle, estou fora. Quero o divórcio, igual ao que tive com Cynthia “. Um acordo foi fechado entre 0s 4 , e acabou a maior banda da história



                            *TRIBUTO AOS BEATLES
“ HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O SOLINHO DO GEORGE /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O FALSETE DO JOHN /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O CONTRABAIXO DO PAUL /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO A BATERIA DO RINGO /
HÁ QUANTO TEMPO NÃO OUÇO O VOCAL DOS BEATLES /
YÉH ! YÉH ! YÉH ! YÉH ! YÉH !!!
REVOLVER , MISTER MOONLIGHT /
DON’T BOTHER ME , HEI DAYS WEECK /
SGT. PAPERS , YESTERDAY /
GOOD-DAY SUNSHINE , A DAY IN THE LIFE !
NAS ESQUINAS DO MUNDO / ÊLES SE ENCONTRARÃO /
E NOVAMENTE :” GEORGEJOHNRINGOPAUL”




P.S. esta música foi a primeira gravada pelo Hallai hallai nos estúdios da “Continental para” Mr. Lee in Concert” (1975/ Porto Alegre)Esta canção foi definida na viagem Porto Alegre / Rio no ano de 1974..., quando eu e o mano estávamos entre São Paulo e Rio de Janeiro surgiu o último verso "Nas esquinas do mundo ...", estávamos dentro do "bus" Itapemirin tocando violão e todo pessoal num "bolor " nos últimos bancos faziam a platéia numa estonteante vibração...! kláp...kláp...kláp... " O sonho pra nós, estava apenas começando !