Woody
Guthrie
Cantor , guitarrista , compositor ( de
1912-1967 )
Woody Guthrie - Festival
Aniversário do Centenário no City Winery (TV-14; 03:04) canções do
músico folk americano Woody Guthrie e legado continuam a influenciar a música e
política.
Para comemorar o seu 100 º
aniversário, City Winery, em Nova York realizou um festival de três dias de
concertos celebrando sua vida e obra.
Woody Guthrie escreveu mais de
1.000 músicas, incluindo "So Long (ele foi bom saber Yuh)" e
"União da empregada doméstica."
Depois de servir na Segunda
Guerra Mundial, ele continuou a realizar por grupos de agricultores e de
trabalhadores.
"This Land Is Your
Land" era sua canção mais famosa, e tornou-se um hino nacional não
oficial.
Sua autobiografia, limitado
para a glória (1943), foi filmado em 1976. Seu filho Arlo também
alcançou o sucesso como músico.
Filho de Woody* Arlo Guthrie |
Vida Pregressa
Nascido em 14 de Julho de 1912,
em Okemah, Oklahoma, Woody Guthrie era o segundo filho de Charles e Nora Belle
Guthrie.
Woody e sua família*
O futuro herói popular
nasceu apenas algumas semanas depois Woodrow Wilson foi nomeado como o
candidato democrata à presidência em 1912; como seu homônimo mais tarde
disse a uma multidão de concertos, "Meu pai era um duro, de combate a
punho democrata Woodrow Wilson, então Woodrow Wilson era o meu nome."
OKEMAH -OKLAHOMA |
Ambos os pais foram musicalmente
inclinado e ensinou jovem Woody uma grande variedade de músicas folclóricas,
músicas que ele logo aprendeu a tocar em sua guitarra e gaita.
Tragédia e perda pessoal
visitou o músico de brotamento precoce e muitas vezes ao longo de sua infância,
fornecendo um contexto sombrio para suas canções futuras e fornecendo-lhe uma
perspectiva irônica da vida.
Em pouco tempo, Guthrie
experimentou a morte acidental de sua irmã mais velha Clara, um incêndio que
destruiu a casa da família, a ruína financeira de seu pai, e a
institucionalização de sua mãe, que sofria de doença de Huntington.
Com a idade de apenas 14
anos, Guthrie e seus irmãos foram deixados à própria sorte, enquanto seu pai
trabalhava no Texas para pagar suas dívidas.
Woody e sua família moraram nesta casa em Okfuskee County -OKLA* |
Como um adolescente,
Guthrie virou-se para busking nas ruas por comida ou dinheiro, aprimorando suas
habilidades como músico durante o desenvolvimento da consciência social
interessados que viria a ser tão essencial para sua música lendária.
Quando Guthrie tinha 19 anos, ele
se casou com sua primeira esposa, Mary Jennings, no Texas, onde ele tinha ido
para estar com o pai.
Eventualmente, Woody e
Maria teria três filhos, Gwen, Sue e Bill.
A Grande Depressão atingiu
a família Guthrie duro, e quando os atingidos pela seca Great Plains
transformado no infame Dust Bowl, Guthrie deixou sua família em 1935 para
juntar-se aos milhares de "Okies" que estavam migrando Ocidente em busca
de trabalho.
Como muitos outros
"refugiados Dust Bowl", Guthrie passou sua carona tempo, montando
trens de carga, e quando podia, literalmente cantando para sua ceia.
Com seu violão e gaita, Guthrie
cantou nos campos de vagabundo e migrantes, tornando-se um porta-voz musical
para o trabalho e outras causas de esquerda.
WOODY |
Essas experiências
hardscrabble forneceria a base para canções e histórias de Guthrie, assim como
forragem para sua autobiografia futuro ", limitado para a glória."
Foi também durante esses
anos que Guthrie desenvolveu um gosto pela estrada que nunca iria deixá-lo
bastante.
Em 1937, Guthrie chegou a
Califórnia, onde conseguiu um emprego com o parceiro Maxine "Lefty
Lou" Crissman como artista de rádio de música popular tradicional em KFVD
em Los Angeles.
A dupla logo conquistou um
público fiel desde os marginalizados vida "Okies" em campos de
migrantes em toda a Califórnia e não demorou muito para que os sentimentos
populistas de Guthrie encontrou seu caminho em suas canções.
Em 1940, wanderlust de Guthrie o
levou a Nova York, onde foi calorosamente abraçado por artistas de esquerda,
sindicalistas e músicos populares.
Através da colaboração
frutuosa com os gostos de Alan Lomax, Leadbelly, Pete Seeger e Will Geer, a
carreira de Guthrie floresceu.
Woody Guthrie & Leadbelly |
Ele pegou as causas sociais
e ajudou a estabelecer a música popular não só como uma força de mudança, mas
também como um novo gênero comercial viável dentro do negócio da música.
O sucesso de Guthrie como
compositor com os Almanac Singers ajudou a lançá-lo na consciência popular, ganhando-lhe
ainda maior aclamação da crítica.
A fama que se seguiu e
dificuldades da estrada levou ao fim do casamento de Guthrie em 1943. Um ano
mais tarde, ele viria a gravar sua canção mais famosa, "This Land is Your
Land" um hino populista icônico que continua popular hoje e é considerado
por muitos como uma espécie de hino nacional alternativo.
Durante a Segunda Guerra Mundial,
o cantor / compositor se juntou a Marinha Mercante e começou a compor música
com uma mensagem antifascista mais estridente.
(Guthrie era famoso por
tocar com o slogan: "Esta máquina mata fascistas", rabiscou em seu
violão.)
Woody escreveu no violão : Máquina de matar fascistas* |
Enquanto ele estava fora da Marinha Mercante
em licença, ele se casou com Marjorie Greenblatt Mazia, e depois da guerra o
casal fez a sua casa em Coney Island, Nova York, eventualmente, enchendo a casa
com quatro filhos: Cathy, Arlo, Joady e Nora.
Este período na vida de
Guthrie viria a ser o seu mais musicalmente prolífico, como ele continuou a
produzir hinos políticos e ao mesmo tempo escrevendo clássicos infantis como,
"Você Não Push Me Down", "Ship In The Sky" e "Howdi
Doo".
Woody começou apresentar problemas psicológicos
Ao final de 1940, Guthrie começou
a mostrar sintomas da doença neurológica rara coréia de Huntington, que havia
matado sua mãe.
Os sintomas físicos e
emocionais extremamente imprevisíveis Guthrie experientes sacudiu-o
profundamente, então ele decidiu deixar a família para pegar a estrada com seu
protegido, Ramblin 'Jack Elliott. Guthrie chegou na Califórnia, e começou
a viver em um composto de propriedade da ativista e ator Will Geer, povoada em
grande parte por artistas que tinham sido colocados na lista negra durante o
Red Scare dos primeiros anos da Guerra Fria.
Woody e os primeiros anos da guerra fria - |
Logo, Guthrie conheceu e
casou com sua terceira esposa, Anneke Van Kirk, com quem teria seu oitavo
filho, Lorina Lynn.
Saúde de Guthrie continuou a
deteriorar-se no final de 1950, e ele foi hospitalizado até a sua morte em
1967.
Seu casamento com Van Kirk entrou
em colapso sob o peso de sua doença, e que o casal finalmente se divorciaram.
Eles tiveram a varredura infinita da
humanidade em si."
Enquanto Guthrie faleceu de
complicações da Coréia do seu Huntington em 3 de outubro de 1967, seu legado
musical continua firmemente cimentado na história americana.
Uma geração de cantores
populares inspirados por Guthrie em 1950 e 1960 passou a abastecer algumas das
mais dramáticas mudanças sociais do século.
Apesar de seu status de
herói popular, Guthrie foi modesto, e era conhecido por jogar para baixo seu
próprio gênio criativo.
"Eu gosto de escrever sobre
onde quer que eu esteja", disse ele uma vez.
"Aconteceu de eu estar na
Dust Bowl, e porque eu estava lá e a poeira estava lá, eu pensei, bem, eu vou
escrever uma canção sobre isso."
APA Estilo
Woody Guthrie. (2014). O site Biography.com. Retirado
07:11, 14 julho de 2014, a partir dehttp://www.biography.com/people/woody-guthrie-9323949
.
.
Harvard
Estilo
Lead Belly
Imagina um tempo que não havia toda esta parafernália eletrônica para
registrar estas histórias todas, destes artistas legítimos de estrada , que
fizeram o nome em cada esquina por que
passavam cantando seu dia a dia com apenas um violão em punho.
. Quantas coisas se perderam e ficaram na gaveta de algum hotel ou de
uma pensão que recolhia todos estes cantantes, poetas e visionários para dar-lhes
algumas horas de sono por um punhadinho de dólares.
Tudo virou lenda, boatos de alguma revista localizada nas pequenas
cidades americanas por onde passaram estes artistas da dor de uma música e das lágrimas da estrada.
.Quantos pactos estes artistas
fizeram com o “demo” para ganharem dinheiro, fama e lindas amantes.
Lead Belly
Tudo era mágico, zumbi, sacis, todos os
fantasmas, socobos, santos, o imaginário
era real e visceral , amores loucos loucos.
. Imagina agora um “negão”, naquela
época cantando e tocando violão na estrada dos vagabundos, Deus do céu quanta
humilhação naquelas terras dos brancos de olhos azuis. A coisa toda era botar o
pé na estrada e não olhar pra trás para não virar estátua de sal e, com este tempero somente na garganta mandar todo mundo tomar no
cú. “Vamo que Vamo”.
Lead Belly foi este cara ,durão
sinistro e brigão que seguiu a estrada perigosa e deixou registrado seu nome na
história musical do folk americano e mundial.
(introdução by*Nec Cast)
(introdução by*Nec Cast)
O pequeno Huddie
Lead
Belly, chamava-se Huddie William Ledbetter.
E esta é
uma das poucas certezas que há a respeito dele.
Provavelmente, nasceu em janeiro de 1888, mas
sua lápide diz 23 de janeiro de 1889.
Foi um dos cinco filhos de um casal de
lavradores, que trabalhavam 12 horas ou mais por dia, em troca do direito de
vender uma parte da colheita.
Miséria, fome e trabalho duro
eram apenas alguns dos problemas enfrentados pelo pequeno Huddie.
Estamos falando de Lousiana, sul dos Estados
Unidos do final do século XIX, começo do século XX.
Historicamente, uma das piores épocas e
lugares para viver se você fosse negro.
Não foi difícil para ele perceber
que, caso quisesse ter uma vida um pouco melhor, deveria dar um jeito de fugir
dali o mais rápido possível.
Com 12 anos, saiu da escola.
Aos 15 anos, já conseguia tocar acordeão e
guitarra, os quais aprendeu sozinho, perambulando pela vizinhança de
Shreveport, um distrito de Louisiana, famoso pelos bêbados, criminosos e
prostitutas, onde tocava com certa frequência e conseguia tirar uns trocados.
Dinheiro que foi bastante útil, uma vez que
aos 16 anos, ele já estava casado e com dois filhos.
Este momento, no entanto, não
duraria muito.
Aos 20 anos, Huddie já estava divorciado,
vagando longe de Shreveport e decidido a tocar em qualquer estabelecimento que
o aceitasse e oferecesse trabalho quando a grana estivesse curta.
A jornada em busca de conhecimento musical
Diz-se que em 1912, ele compôs sua primeira canção, chamada “The Titanic”, no violão de 12 cordas, que mais tarde se tornaria o seu principal
instrumento.
A canção já retratava um dos
conflitos que mais presenciaria Huddie: o racismo.
A letra contava a história de
Jack Johnson, um boxeador negro da época, que teve seu embarque negado por
causa da cor.
“Jack
Johnson tried to get on board.
The Captain, he says, ‘I ain’t haulin’ no coal!’
Fare thee,Titanic!
Fare thee well!”
The Captain, he says, ‘I ain’t haulin’ no coal!’
Fare thee,Titanic!
Fare thee well!”
“Jack Johnson tentou embarcar
O Capitão, ele disse, ‘Eu não estou transportando carvão!’
Adeus, Titanic!
Vá em paz!”
O Capitão, ele disse, ‘Eu não estou transportando carvão!’
Adeus, Titanic!
Vá em paz!”
(Tradução livre)
O verso era tão forte que ele
tinha de omiti-lo quando tocava para audiências brancas.
À partir do momento da composição
desta canção, ele dedicou seus dias a uma jornada.
Sua vida virou uma missão para
ouvir cada músico com quem entrasse em contato e absorver o máximo de
conhecimento musical quanto fosse possível.
Neste período, ele aprendeu piano, guitarra,
gaita (harmônica), bandolim e violino, além de ter aprimorado sua técnica no
violão de 12 cordas a ponto de ser famoso como um mestre do instrumento.
Encontrou-se com tantos músicos
de folk e blues que tornou-se praticamente uma enciclopédia musical ambulante,
tendo alegado saber tocar mais de 500 músicas tradicionais.
Como se não bastasse, Huddie
vinha compondo suas próprias músicas sobre cowboys, marinheiros, mulheres,
prisões, deus e fatos da época, como a vida de Hitler.
Digno de nota é o fato de que ele
seguia sua jornada e estudos enquanto trabalhava construindo estradas de ferro,
colhendo algodão, tocando gado e fazendo outros bicos que ia encontrando pelo
caminho.
Os anos na prisão e o nascimento de Lead Belly
Luddie Ledbetter tinha
temperamento forte, explosivo.
Nada menos do que o esperado, vindo de alguém
que sobreviveu às duras condições de sua infância e posterior convivência com
criminosos no distrito de Shreveport.
Você não passa ileso por isso se não estiver à
altura de revidar.
Em 1915, foi preso por socar um
cara e puxar uma arma em meio a uma briga de bar e sentenciado a passar um
tempo indeterminado fazendo trabalhos forçados em Harrison County.
Para quem não sabe, este era um eufemismo texano
para “trabalhar até morrer”.
Alguns dias ali e ele deu um
jeito de fugir, adotando outro nome e vivendo em uma cidade vizinha, fazendo
exatamente o que fazia antes: trabalhando de dia como trabalhador braçal e à
noite como músico.
Não era fácil manter-se fora de
confusões, uma vez que o ambiente de trabalho noturno incluía toda sorte de
gente perigosa.
E em 1918, foi novamente preso.
Este é um ponto
particularmente nebuloso de sua história, mas acredita-se que ele tenha
envolvido-se em uma briga com o marido de sua prima, a qual ele decidiu
resolver aparecendo na casa deles com uma faca e uma arma
. O resultado foi o marido morto
e um outro cara inconsciente.
A sentença: de 7 a 35 anos de prisão.
Desta vez, sua estadia na prisão foi
bem menos complicada.
Ele dedicou-se a cantar e tocar para os
colegas guardas e prisioneiros seu violão de 12 cordas durante todo o tempo em
que ali esteve.
E ficou conhecido por isso.
Eventualmente, o governador do Texas soube do
que estava acontecendo e decidiu ver quem era este cantor convicto.
Ficou tão impressionado com a voz e expressão
de Ledbetter que voltou várias vezes com a família e os amigos.
Passados alguns anos, Huddie
escreveu uma canção ao governador pedindo para ser libertado.
E foi atendido.
Em algum momento entre suas
estadias na cadeia, ele recebeu o apelido de Lead Belly.
A versão mais reconhecida é de que o nome se
deve ao seu tamanho.
Há quem diga que, durante os trabalhos
forçados, ele fingia estar passando mal, com a “barriga pesada como chumbo”.
Ou, talvez, fosse apenas uma pronúncia
diferente do seu nome de nascimento, Ledbetter. O fato é que ele adotou o
apelido.
Em 1930, Lead Belly e alguns amigos foram cercados por uma gangue de
brancos, em um beco em Nova Orleans.
No meio da briga, esfaqueou um
cara, que morreu.
Isto o levou a julgamento e,
novamente, foi preso.
E, na cadeia – tendo dedicado-se,
como da vez anterior a tocar e cantar – que foi descoberto por John Lomax, musicologista e pesquisador de música folk americana.
Lomax ficou tão impressionado com
o que viu de Lead Belly na cadeia que, mais tarde, levou equipamento de
gravação até lá.
E esta foi a primeira vez que Lead Belly foi
registrado.
Mais tarde, a canção “Goodnight
Irene”, obtida em uma destas gravações foi anexada à uma petição pessoal feita
em nome de John Lomax ao governador de Louisiana pela sua libertação.
E, novamente, a música o tirou da prisão.
Vida após a prisão
Lead Belly havia sido libertado,
mas precisava de um emprego, para não perder a sua condicional.
A questão era que esta era a época
Pós-Depressão e os Estados Unidos estavam afundados em uma de suas maiores
crises de todos os tempos.
A solução foi pedir a John Lomax se ele o
permitia ser seu motorista.
John não só aceitou como o levou a uma nova
trip de enriquecimento musical, pedindo para Lead Belly auxiliá-lo em suas
pesquisas.
Em 1935, casou-se, desta vez com
Martha Promise, sua namorada na época.
A fama de Lead Belly como “cantor convicto” espalhou-se e seguiu-se uma
carreira musical bastante estável.
Ele foi um dos primeiros músicos
de blues e folk a ter uma carreira de sucesso na Europa, tendo feito turnês,
lançado discos, tocado com nomes influentes, como Woody
Guthrie ePete Seeger.
Isso foi antes da cultura de
celebridades do blues e rock ter se estabelecido e gerado milhões, portanto,
ele nunca viu a grana que poderia ter gerado.
Woody Guthrie e Lead Belly
Seus discos nunca foram sucessos
de vendas, mas ele nunca ficou sem fazer shows, tendo tocado para plateias
pequenas até o fim da vida.
Morreu em 6 de dezembro de 1949, de esclerose
lateral amiotrófica.
Após a sua morte, uma estátua em tamanho real foi erguida em Shreveport.
Ele foi um dos primeiros a ser
homenageado, logo no começo do Rock ‘n Roll Hall Of Fame.
E há um filme bem nebuloso, de 1976, que conta sua história.
Sua influência chega até nós,
principalmente, por meio dos artistas que o usaram como base e/ou fizeram
covers de suas músicas.
Bob
Dylan, Johnny Cash, Elvis, Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Nirvana,
Pearl Jam, Jack White.
Estes são só alguns.
Lead Belly, nem de longe, foi
influente em sua época como ele é hoje.
A maioria das principais
canções tradicionais de folk e blues tiveram os primeiros registros feitos por
ele, graças à sua memória de elefante.
Sua voz, até hoje, ainda é capaz
de causar arrepios e arrancar lágrimas.
E, por isso, muitos ainda
visitam suas gravações em busca do que há de mais primitivo e verdadeiro na
história da música.
by* Luciano Ribeiro / introdução Nec Cast*
PAIXÃO CÔRTES*
Folk do Pampa
JOÃO
CARLOS D’ÁVILA PAIXÃO CÔRTES
O renascimento do
tradicionalismo gaúcho confunde-se com a figura de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.
Em uma época em que
as tradições rio-grandenses eram ignoradas, ele foi atrás das raízes de seu
povo e, junto com Barbosa Lessa, cruzou a Argentina, o Uruguai, Paraguai e
Peru.
Como pesquisador, sua preocupação centrou-se
em promover e desenvolver a cultura popular dentro da história do Rio Grande do
Sul.
Nascido em 12 de
julho de 1927, na cidade de Santana do Livramento, fronteira do Brasil com o
Uruguai, Paixão Côrtes tem suas heranças ligadas à agricultura e pecuária.
De sua infância nas estâncias familiares veio
o interesse pelo campo, o qual o levou a formar-se em Agronomia, com
especialização em Ovinotecnia.
O distanciamento da vida do campo, fez Paixão notar a necessidade de fixar certos valores que havia aprendido de ancestralidade
. Em 1947, com Glauco
Saraiva, Barbosa Lessa, e Orlando Degrazia, grupo de estudantes secundaristas
do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, deu origem ao Movimento
Tradicionalista Gaúcho, que hoje congrega mais de 1.500 entidades.
Na época, como relata
, só se ouvia, nos galpões, a gaita, os versos de improviso e especialmente o
Boi Barroso.
Já Prenda Minha, era
ouvida em um ambiente mais urbano.
Neste mesmo ano, os
rapazes saíram às ruas pilchados para escoltar os restos mortais do herói Farroupilha
David Canabarro.
Assim, surgiram as
Rondas Crioulas, que mais tarde, originaram a Semana Farroupilha, em 11 de
dezembro de 1964. Paixão também fundou o primeiro Centro de tradições Gaúchas,
chamado de 35, em 24 de abril de 1948.
O primeiro contato de Paixão Cortes com o rádio foi em 1953, na rádio Farroupilha.
Ele levou um grupo do
Centro de Tradições Gaúchas 35 para uma apresentação ao vivo no programa de J.
Antônio D’Ávila. Acabou sendo convidado pelo comunicador para apresentar, em
estúdio, Festa no Galpão, programa que ficou no ar até 1957.
Em primeiro de maio
de 1955, ainda na rádio Farroupilha, Augusto Vampré diretor da emissora,
convidou-o a apresentar um programa de auditório de caráter puramente regional.
Paixão chamou o amigo Darci Fagundes, com quem formou uma dupla.
Juntos lançaram o
programa Grande Rodeio Coringa, que foi ao ar até 1957 e reformulou toda a
história da fonografia riograndense, na comunicação dos temas regionais,
abrindo caminho para músicos, cantores e compositores populares.
Em 1958, Paixão Côrtes foi convidado por Maurício Sirotsky e Frederico Arnaldo Balvé para apresentar “Festança na Querência”, na rádio Gaúcha, programa de auditório, com uma hora de duração. Paixão dividia com Dimas Costa a animação do programa que era veiculado aos domingos.
Festança na Querência
foi ao ar de 1958 a 1967.
No ano de 1968, Paixão estava na Europa, levando o folclore do Rio Grande do Sul.
Na ocasião encontrou Flávio Alcaraz Gomes, então diretor da rádio Guaíba.
Ele convidou o tradicionalista
para apresentar um programa de na emissora. Paixão passou, então, a apresentar
dois programas na Guaíba; Querência, programa diário de lançamentos musicais,
com dez minutos de duração e, Domingo com Paixão Côrtes, programa temático, com
meia hora de duração.
De acordo com Paixão, a rádio Guaíba, com seu perfil de programação e audiência qualificados, foi importantíssima para a transformação de “grossura em cultura”.
De acordo com Paixão, a rádio Guaíba, com seu perfil de programação e audiência qualificados, foi importantíssima para a transformação de “grossura em cultura”.
Nesta época, a
indústria fonográfica, já desenvolvida pela repercussão dos programas regionais
no rádio, apresentava uma grande diversidade de artistas ligados à cultura do
Rio Grande, o que facilitava a seleção musical dos programas de Paixão, que
veio, também, a gravar, como intérprete, oito LPs (Long Plays ).
Paixão Côrtes recebeu
dois importantes prêmios fonográficos: Melhor Realização Folclórica Nacional
(1962) e Melhor Cantor Masculino (1964).
BARBOSA LESSA & PAIXÃO CÔRTES |
Há 40 anos, meados da
década de 50, existiam apenas cinco músicas gauchescas catalogadas.
Essa pobreza de sons
moveu Paixão Côrtes a promover novos grupos musicais.
Em seus programas
foram lançados Os Gaudérios, o conjunto vocal Farroupilha e outros. O
comunicador viajava com freqüência para pesquisar e identificar novos valores,
liderando um processo de desenvolvimento da cultura regional.
Isto foi essencial
para a ampliação da cobertura e expansão dos centros de tradições. No final de
1999 contava-se, aproximadamente,4200 Centros de Tradições Gaúchas espalhados
pelo mundo.
Paixão Côrtes permaneceu na Rádio Guaíba até 1995. É convidado com reqüência para falar sobre assuntos ligados à cultura regional.
O pesquisador possui
um acervo de milhares de slides, centenas de fitas gravadas, filmes super 8 e
vídeos sobre os costumes rio-grandenses.
Todo esse material
foi reconhecido e aprovado em vários Congressos Tradicionalistas.
Suas investigações
estenderam-se, também, a documentos e peças originais nos Museus do Louvre e
Les Invalides,
em Paris, no Museu do Trajo Português, em
Lisboa, nos Museus Militar e do Padro, em Madrid, no Victória e Albert, em
Londres e no Museu Militar da Escócia.
Por sua importância dentro da história gaúcha, a figura de Paixão Côrtes ficou eternizada em bronze na estátua do Laçador, reproduzida pelo escultor pelotense Antônio Caringi, instalada, em 1954, na rótula de entrada de Porto Alegre ( confluências das avenidas Farrapos, Ceará e dos Estados), frente ao Aeroporto Salgado Filho. Pelos seus mais de 50 anos de dedicação aos estudos sobre a cultura rio-grandense-do-sul, que lhe renderam mais de 30 obras sobre ovinocultura e folclore, recebeu a Ordem de Mérito Cultural.
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