segunda-feira, 23 de julho de 2012

LED ZEPPELIN (07)* Zeppelin de Chumbo


No Bote abandonado
O granizo Bate 
na Borda...


Led Zeppelin !

FOGO NA BOMBA*(7)
                                       by*necão 

O Led Zepellin , tinha o fino tato e o senso prático de colonizar com seu som,  países estrangeiros e, de arvorar sua bandeira do rock no meio de povos incultos e cultos.

Guitarra lendária de Page*

O Rock do Led nos anos 70, civilizava o avesso e deixava certa liberdade para a ação dos jovens fãs, colonizados no mundo todo.

O Led excursionou , dois anos , antes de despedaçar de cansaço e,  enfim Plant , depois deste “on the road”, convidou Page para viajar para as montanhas e ficar num chalé no País de Gales para conseguir tirar aquele blues californiano de “San Fran” sem estar lá.

San Fran*

Depois disso o disco Led Zeppelin III , continha solos fatiados e acústicos , com pedaços da essência de buda  ao sabor das montanhas de Gales.
Algumas influências dos Birds, e do Buffalo Springfiels , de Joni Mitchel com ecos do Sun Set  Strip.

Joni Michel*

Esta nova direção do “Led”, semeou os rumos do hard rock.
Os shows  começaram a ter uma parte acústica , os concertos passaram a ser  “carícias de  heróis despedaçados pelos abutres da emoção”, simplesmente o Led  passou  a  ser  legendário.

Os concertos do Led não tinha hora para acabar, os solos da batera de John Bonham na música “Moby Dick” era qualquer coisa de triunfal.

John Bonham*

Algumas canções surpresas, como um leite derramado para as garotas , era o ponto forte também; tocavam “Woodstock” do Crosby, Stills  & Nash, “Shaft” de Issac Hayes , “Feelin Grove” Simon e Garfunkel , e “The Star Spangled Banner ( tradicional hino americano) .

CROSBY, STILLS & NASCH*

Os shows não tinha efeitos especiais,  coisa nenhuma pré-gravada, era cru, direto , assim quando o rock era jovem.

O albúm seguinte, foi no ano de 1971 , sem grandes ouriçamentos, ou concepções de rótulos , era um trabalho mais maduro bem roqueiro, aqueles de acordar quem estivesse dormindo pesadamente.


O grande momento do albúm , foi a faixa “Stair Way To Heaven”, a canção que se eternizou e foi a mais tocada na história do rádio.

A canção que se celebrizou, começou numa gravação do estúdio doméstico  de Page.
Foi assim , Robert Plant tinha saído e Page ficou tabalhando duro naquela base, só depois é que ele encaixou a batera e o resto.

A letra veio 90% na hora , e foi escrita por Plant ao lado da lareira e,  de repente ali estava o “visons of cody” da canção num ambiente ideal para a escrita expontânea.

Jimmy Page & Robert Plant *

Robert disse: “Deu trabalho , mas era uma canção fluídica , parecia que alguma coisa a estava empurrando para fora.
Foi  uma canção de casamento para Plant e Page (1971).

                   continua...

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