quartier hallai CULT*
DAVID CROSBY*
A DOUTRINA DO VOCAL*
"AMARGURA TOTALMENTE GENIAL"
Nasceu em Los Angeles, em 14/08/194
Descubro que Crosby nasceu em Los Angeles me
vem a mente os escritores geniais dos Estados
Unidos onde surgiu o “Noir Fiction”, “Crime Fiction” ,”
Screenwriter”, James Ellroy (Los Angeles), Edward
Bunker (Los Angeles), J.F. Freedman (Los Angeles) ,
Raymond Chandler ( Chicago ), Dash
Hammett (Maryland ), Ross MacDonald (Los Gatos –
Califórnia ) .
sempre teve este ar de dignidade olhando para
frente. Por isso quando ouço Crosby e seus vocais
fora da lei, penso nestes escritores que leio e
releio até hoje
.Desde cedo Crosby gostava de música folk,
enquanto o mundo se entendiava, Crosby tocava
nos circuitos da California, Nova Yorque, como
cantor e violonista.
Os temas folclóricos iluminava Crosby , e seus
acordes pareciam que tocavam o mundo com um
dedo.
Baxter’s Balladeers , e seu amigo de rua era cara
chamado Jim McGuinn , que abria os shows de Bob
Darin nos cabarés de Los Angeles tocando
musicas dos Beatles com um violão de 12 corda.
era uma obra de “littérateur”, então Crosby que
sempre entendeu muito de harmonizaçõesfoi
chamado para participar das apresentações e
arrumar os vocais
Resolveram sair daqueles shows de Bob Darin ,
devido ao fato de suas janelas musicais ficarem
sempre fechadas , ao invés de lhes trazer
inspirações , cortavam suas azas.Convidaram
então um músico caipira para fazer parte da
banda de nome Chris Hilmann que trouxe junto
para o baixo Mike Clarke.
Pronto, aí estava nascendo os Byrds, que antes se
chamou Jet Set.
Crosby, no início ficava meio de lado, não aparecia
muito, era o homem do vocal por sua voz rara,
tanto aguda, como grave /media , afinação
perfeita.
Era tipo assim um pomar de vozes, que Crosby
derramava por sobre os Byrds, mas sempre na sala
de baixo com um muro que cerca o jardim de toda
aquela maravilha de vozes tortas e dissonantes.
Crosby também começou a se revelar um
compositor de letras políticas bem feitas e,
começou a ser celebrado fora da banda.
O rapaz que usava capa de veludo nos Byrds , que
servia verdadeiros banquetes de vocal ao grupo ,
e que ninguém dava muita atenção, acabou se
transformando numa das figuras principais da
banda (Byrds).
The BIRDS
1964 – Byrds assina com a Columbia e, no ano
seguinte gravam seu primeiro lp’ - quando Bob
Dylan levou a eles em Los Angeles o clássico
Mr.Tamborine Man, que Dylan já tinha gravado e só
não tinha lançado.
Bob Dylan era amigo do produtor e gostou do
ensaio dos Byrds , pronto estava feita a estrada.
DYLAN*
Mr. Tambourine Man , foi lançado em compacto
pelos Byrds e virou sucesso instantâneo.
A Banda já tinha uma identidade nos vocais
(Crosby) diferente e, que deu a canção de Dylan
grande sucesso, mas sempre apareciam “buracos”
na banda , tudo era muito tumultuado com os
componentes saindo e entrando que não se
conformavam com a linha comercial traçada.
O segundo disco da Banda , o memorável
“Turn!Turn!Turn! , foi lançado dez meses depois , foi
um dos discos mais vendidos dos Byrds .
O trecho da Biblia tirado para a canção
(Eclesiastes 3:1-8), a gravadora considerou muito
forte para a época do “flower power de tudo
numa nice!”
Os Byrds não gostaram de como a gravadora
reagiu, pois foi a da banda, que transformou a
canção no que seria o inicio do folk rock.
No trabalho seguinte, os Byrds continuaram na
sua estrada de experiências eletrônicas com o
disco 5th. Dimension (temas espaciais), com
alterações da estrutura espaço /tempo , foi
chamado pela história americana como o “Rubber
Soul” dos Yanques (foi proibida nas emissoras
americanas por supostamente veincular este
trabalho com “baratos afins”.
A faixa que mais levou a isso foi a canção “8 Miles
High”, e que abriu no dizer dos americanos para o
“Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras
da mesma levada.
JEFFERSOM AIRPLANE
David Crosby, neste trabalho, precisamente na
canção “What’s Happening”, fez sua primeira
gravação sozinho , tocou uma guitarra que imitava
uma cítara e, abriu a passagem para outro caminho
que os editores de música chamaram de “raga-
rock”, (música oriental misturada com a ocidental).
Este disco foi sucesso, chegou aos primeiros
lugares da parada americana.
A banda começou a viajar para todos os cantos da
América; Gene Clarke começou a ter sonhos de
fantasmas, humor negro dentro dos aviões, tudo
isso, mais o medo de avião , fez que Gene se
afastar da banda.
Crosby então passou para o segundo lugar na
banda, aumentou sua influência e a mesmo tempo
seu antagonismo com McGuinn.
Seus planos divergiam – Crosby continuava
explorando o West Coast Sound, com idéias mais
politicas e sociais, McGuinn mandando ver no seu
rock-ficção científica .
DAVID CROSBY* Crosby então começou a se interessar por grupos mais dentro do que ele estava pensando em termos de música , Jefferson Airplane e Búffalo Springfield , conversava sobre músicas mais com eles do que com a banda By
BUFFALO SPRINGFIELD
1967 – O Pau Quebrou entre eles, furiosamente , egos e mais egos em conflitos diariamente . As apresentações ao vivo era um horror , uma irresponsabilidade total e desnuda . McGuinn e Hilmann fumavam no palco e olhavam para o relógio, quando Crosby solava com sua garra e emoção fazendo o público vibrar. Chegaram ao ponto final quando gravaram o lp’ “Younger Than Yesterday”, que teve uma vendagem expressiva no ano de 1967. Nesta oportunidade Crosby fez uma canção de nome “Triad” que relatava uma caso a três , McGuinn , recusa e não grava.
|
.
NASCH* CROSBY * YOUNG * STILLS *
David Crosby naquela fase, acusou McGuinn de
ser um jogador comercial para continuar
faturando em cima de Dylan , com a canção “My
Back Pages” , que foi incluída no lp’.
A briga foi total, fechou o clima , bate bocas
infernais , certo dia Mc Guinn chegou no seu
Porche , junto com Chris Hilmann ,e disse que
Crosby era maluco, e que era impossível
trabalhar com êle , que Crosby não cantava nada,
fazia sons que ninguém entendia, vocais
difíceis de realizar e que os Byrds ficaríam
melhor sem David Crosby.
Crosby saiu , cansou daquelas perguntas : - O que
quer dizer isso ? O que significa aquilo ? O que isso
simboliza ? Esta voz será que é ?
A CBS entra no jogo e compra o artista solo David
Crosby.
Nesse meio tempo a banda Búffalo Springfield se
dissolve e Crosby começa a se encontrar e tocar
com Stephen Stills ex-Búffalo - e, se tornam
grandes amigos.
CROSBY
A CALIFÓRNIACROSBY , temas que ocupam o
pensamento de homens inquietos, o Urso como
símbolo , o deserto de Mojave , Los Angeles a
capital mundial de comer dentro do carro,
cidades que serviram de inspiração para várias
histórias , Pasadena , Long Beach , o Oceano
Pacífico onde desembocou o sonho de muita
gente, onde o índio Tesuque escreveu "quem
vence o medo é livre", onde a Banda Eagles fez a
música "Take it Ease", onde tem um Gran Canion de
465 km de comprimento , onde existe uma
floresta de pedra dos "Cowboys Durões , onde
John Fante lançou no deserto seu primeiro livro,
onde cantaram
The Mamas and Papas , a Califórnia Dreaming, onde
Steve Maguinn , rodou a 300 por hora no filme
"Bullit",onde Jack Kerouac dormiu nas areias do
oceano Pacífico , onde Peter Fonda ,Denis Hopper
transitaram com suas motos ao som de "Born To
Be Wild" da banda The Byrds, onde existe um "
Tesouro Cheio de Partituras ", onde nasceu a idéia
da " Route 66 ", (Tulsa) , onde tem uma cidade que
tem a forma de uma panela, uma terra
descoberta , cultivada e explorada da maneira
mais sacrificada possível.
...e assim vai... o vento levando aquela pó todo
final de tarde para as ruas de LOS ANGELES A TERRA
DE CROSBY*...
the End *
pesquisa necCast*
& COMPLEMENTARES PRÓPRIOS*
Nenhum comentário:
Postar um comentário