DAVID
CROSBY*
A
DOUTRINA DO VOCAL*
AMARGURA
TOTALMENTE GENIAL
Nasceu em Los Angeles > 14/08/1941 -
Descubro
que Crosby nasceu em Los Angeles, me vem a mente os escritores geniais dos
Estados Unidos onde surgiu o “Noir Fiction”, “Crime Fiction” ,” Screenwriter”,
James Ellroy (Los Angeles), Edward Bunker (Los Angeles), J.F. Freedman (Los
Angeles) , Raymond Chandler ( Chicago ), Dash
Hammett (Maryland ), Ross MacDonald
(Los Gatos – Califórnia ) .
Crosby, era filho de cineasta
(Floyd Crosby), e sempre teve este ar de dignidade olhando para frente. Por
isso quando ouço Crosby e seus vocais fora da lei, penso nestes escritores que
leio e releio até hoje
.Desde cedo Crosby gostava de música folk, enquanto
o mundo se entendiava, Crosby tocava nos circuitos da California, Nova Yorque,
como cantor e violonista.
Os temas folclóricos iluminava Crosby , e seus
acordes pareciam que tocavam o mundo com um dedo.
Fez
parte de um grupo intinerante chamado Les Baxter’s Balladeers , e seu amigo de
rua era um cara chamado Jim McGuinn , que abria os shows de Bob Darin nos
cabarés de Los Angeles tocando musicas dos Beatles com um violão de 12 corda.
Era uma obra de “littérateur”, então Crosby que
sempre entendeu muito de harmonizações foi chamado para participar das
apresentações e arrumar os vocais
Resolveram sair daqueles shows de Bob Darin ,
devido ao fato de suas janelas musicais ficarem sempre fechadas , ao invés de
lhes trazer inspirações , cortavam suas azas.
Convidaram então um músico caipira para fazer parte
da banda de nome Chris Hilmann que trouxe junto para o baixo Mike Clarke.
Pronto, aí estava nascendo os Byrds, que antes se
chamou Jet Set.
Crosby, no início ficava meio de lado, não aparecia
muito, era o homem do vocal por sua voz rara, tanto aguda, como grave /media afinação perfeita.
Era tipo assim um pomar de vozes, que Crosby
derramava por sobre os Byrds, mas sempre na sala de baixo com um muro que cerca
o jardim de toda aquela maravilha de vozes tortas e dissonantes.
Crosby também começou a se revelar um compositor de
letras políticas bem feitas e, começou a ser celebrado fora da banda.
O rapaz que usava capa de veludo nos Byrds , que
servia verdadeiros banquetes de vocal ao grupo , e que ninguém dava muita
atenção, acabou se transformando numa das figuras principais da banda (Byrds).
The BIRDS
1964 – Byrds, assina com a Columbia e, no ano seguinte
gravam seu primeiro lp’ - quando Bob Dylan levou a eles em Los Angeles o
clássico Mr.Tamborine Man, que Dylan já tinha gravado e só não tinha lançado.
Bob Dylan era amigo do produtor e gostou do ensaio
dos Byrds , pronto estava feita a estrada.
DYLAN*
Mr. Tambourine Man , foi lançado em compacto pelos
Byrds, e virou sucesso instantâneo.
A Banda já tinha uma identidade nos vocais (Crosby) diferente e, que deu a canção de Dylan grande sucesso, mas sempre apareciam “buracos” na banda , tudo era muito tumultuado com os componentes saindo e entrando que não se conformavam com a linha comercial traçada.
O segundo disco da Banda , o memorável
“Turn!Turn!Turn! , foi lançado dez meses depois , foi um dos discos mais
vendidos dos Byrds .
O trecho da Biblia tirado para a canção
(Eclesiastes 3:1-8), a gravadora considerou muito forte para a época do “flower
power de tudo numa nice!”
Os Byrds não gostaram de como a gravadora reagiu,
pois foi a da banda, que transformou a canção no que
seria o inicio do folk rock.
No trabalho
seguinte, os Byrds continuaram na sua estrada de experiências eletrônicas com o
disco 5th. Dimension (temas espaciais), com alterações da estrutura espaço
/tempo , foi chamado pela história americana como o “Rubber Soul” dos Yanques
(foi proibida nas emissoras americanas por supostamente veincular este trabalho
com “baratos afins”.
A faixa que
mais levou a isso foi a canção “8 Miles High”, e que abriu no dizer dos
americanos para o “Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras da mesma
levada.
JEFFERSOM AIRPLANE
David Crosby, neste trabalho, precisamente na canção “What’s Happening”, fez sua primeira gravação sozinho , tocou uma guitarra que imitava uma cítara e, abriu a passagem para outro caminho que os editores de música chamaram de “raga-rock”, (música oriental misturada com a ocidental). Este disco foi sucesso, chegou aos primeiros lugares da parada americana.
A banda começou a viajar para todos os cantos da América; Gene Clarke começou a ter sonhos de fantasmas, humor negro dentro dos aviões, tudo isso, mais o medo de avião , fez que Gene se afastar da banda.
Crosby então passou para o segundo lugar na banda,
aumentou sua influência e a mesmo tempo seu antagonismo com McGuinn.
Seus planos divergiam – Crosby continuava
explorando o West Coast Sound, com idéias mais politicas e sociais, McGuinn
mandando ver no seu rock-ficção científica .
DAVID CROSBY* Crosby então começou a se interessar por grupos
mais dentro do que ele estava pensando em termos de música , Jefferson
Airplane e Búffalo Springfield , conversava sobre músicas mais com eles do
que com a banda Byrds. BUFFALO SPRINGFIELD 1967 – O Pau Quebrou entre eles,
furiosamente , egos e mais egos em conflitos diariamente . As apresentações
ao vivo era um horror , uma irresponsabilidade total e desnuda . McGuinn e
Hilmann fumavam no palco e olhavam para o relógio, quando Crosby solava com
sua garra e emoção fazendo o público vibrar. Chegaram ao ponto final quando
gravaram o lp’ “Younger Than Yesterday”, que teve uma vendagem expressiva no
ano de 1967. Nesta oportunidade Crosby fez uma canção de nome
“Triad” que relatava uma caso a três , McGuinn , recusa e não grava.
|
.
NASCH * CROSBY * YOUNG
* STILLS *
David Crosby naquela
fase, acusou McGuinn de ser um jogador comercial para continuar
faturando em cima de Dylan , com a canção “My Back Pages” , que foi incluída no
lp’.
A briga foi total, fechou o clima , bate bocas
infernais , certo dia Mc Guinn chegou no seu Porche , junto com Chris Hilmann
,e disse que Crosby era maluco, e que era impossível trabalhar com êle , que
Crosby não cantava nada, fazia sons que ninguém entendia, vocais
difíceis de realizar e que os Byrds ficaríam melhor sem David
Crosby.
Crosby saiu , cansou daquelas perguntas : - O que
quer dizer isso ? O que significa aquilo ? O que isso simboliza ? Esta voz será
que é ?
A CBS entra no jogo e compra o artista solo David
Crosby.
Nesse meio tempo a banda Búffalo Springfield se
dissolve e Crosby começa a se encontrar e tocar com Stephen Stills
ex-Búffalo - e, se tornam grandes amigos.
CROSBY
A CALIFÓRNIA CROSBY , temas que ocupam o pensamento de homens inquietos, o Urso como símbolo , o deserto de Mojave , Los Angeles a capital mundial de comer dentro do carro, cidades que serviram de inspiração para várias histórias , Pasadena , Long Beach , o Oceano Pacífico onde desembocou o sonho de muita gente, onde o índio Tesuque escreveu "quem vence o medo é livre", onde a Banda Eagles fez a música "Take it Ease", onde tem um Gran Canion de 465 km de comprimento , onde existe uma floresta de pedra dos "Cowboys Durões , onde John Fante lançou no deserto seu primeiro livro, onde cantaram
The Mamas and Papas , a
Califórnia Dreaming, onde Steve Maguinn , rodou a 300 por hora no filme
"Bullit",onde Jack Kerouac dormiu nas areias do oceano Pacífico ,
onde Peter Fonda ,Denis Hopper transitaram com suas motos ao som de
"Born To Be Wild" da banda The Byrds, onde existe um " Tesouro
Cheio de Partituras ", onde nasceu a idéia da " Route 66 ",
(Tulsa) , onde tem uma cidade que tem a forma de uma panela, uma terra
descoberta , cultivada e explorada da maneira mais sacrificada possível.
...e assim vai... o
vento levando aquela pó todo final de tarde para as ruas de LOS ANGELES A TERRA
DE CROSBY*...
Nenhum comentário:
Postar um comentário