by/necão*
"Eu não acho que compositores de rock’n’roll devam se preocupar com arte. Não acho que uma coisa depende da outra...Até onde eu sei, ART ( a palavra em inglês) é diminutivo de Arthur”.
“Era uma vez 4 rapazes , George , John , Ringo e Paul que se reuniram para fazer um barulho !"
Disco number one ( 1 ) dos Beatles
- 22 DE MARÇO DE 1963 / Gravado em um dia, o disco de estréia dos Beatles traz o repertório que o grupo tocava neste período e insere canções originais (I Saw Her Standing There / Ask Me Why / e a faixa título / com regravações de músicas de astros americanos como / Baby It’s You e / Boy (ambas das “Shirelles)/ Anna / de Arthur Alexander e / Twist and Shout /(dos Isley Brothers) numa interpretação genial do “grande” John.
- 22 de novembro de 1963 – Apesar de todo agito da agenda de shows os Beatles conseguiram mostrar uma “baita” revolução neste segundo disco. O trabalho traz canções originais, fortes e inovadoras como / It Won’t Be Long e / All My Loving.
As músicas muito bem escolhidos, incluem clássicos da Broadway / Till There Was You / de o Vendedor de Ilusões , Chuck Berry / Roll Over Beethoven /e canções da Gravadora Motown / Please Mr.Postman / Money / e You Really Got a Hold on Me .
3º disco / A HARD DAY’S NIGHT
- 10 de julho de 1964 – A trilha do primeiro filme dos Beatles foi toda escrita por John e Paul.
O disco tem canções fantásticas como / Cant’Buy Me Love / I Should Have Known Better / I'LL Follow the Sun e a faixa título.
O talento de Paul para canções lentas fica evidente em / And I Love Her. As canções que foram incluídas no lado B ‘ e não entraram no filme são uma aula de “digressões beatle” como /You Can’t Do That /Anytime at All / e Things We Said Today.
4º disco / BEATLES FOR SALE
- 4 DE DEZEMBRO DE 1964 – Os Beatles gravaram este disco às pressas para ser lançado no natal. Com pouco material inédito eles voltaram a fazer velhas canções como / Everybody’s Trying to My Baby/ Honey Don’t / (ambas de Carl Perkins)/Rock and Roll Music / e Words of Love / (do Buddy Holly) /Neste disco , John já começava a colocar seu lado solitário em / I’m Loser / e Baby’s in Black / e Paul escrevia uma de suas mais belas canções / I’ll Follow the Sun /
O sucesso foi / Eight Days Week, com aquela abertura subindo os acordes . A foto foi tirada no Central Park.
- 6 DE AGOSTO DE 1965- O quinto disco inglês dos Beatles leva 14 músicas dos quais sete foram para a trilha do segundo filme do grupo. As letras de John eram profundas e pessoais como na faixa título e em /You’ve Got to Hide Your Love Away / quando o violão passeou pelos acordes (moto contínuo) com o famoso “G” do John. Na trilha também está / Ticket to Ride / sucesso total na época(não gostava muito dessa música).George contribui com You Like Me Too Much / e I Need You / duas músicas antológicas de George e Ringo cantou / Act Naturalli / de Buck Owens(country lendário ) Neste disco o mundo ouviu pela primeira vez / Yesterday , obra rara que mexeu com o mundo da música.
- 3 de dezembro de 1965 – É o disco mais acústico dos Beatles, naturalmente influenciado pelo folk rock. John criou raridades como /Norwegian Wood / Nowhere Man / e In My Live / Paul veio com
/ Michelle / You Won’t See Me /e Drive My Car / George apareceu com uma de suas melhores canções/ If I Need Someone / com uma guitarra “a la Birds”, e Ringo cantou um rockbilly / What Goes On.
7º disco / REVOLVER
- 5 de AGOSTO DE 1966 – Um dos mais consistentes discos dos Beatles . Revolver colocou de baixo da terra, a imagem de “alegres cabeludos” que os Beatles tinham. Neste álbum falam do imposto de renda / Taxman (com aquele acorde inesquecível )/ falam de solidão /Eleonor Rigby / que foi cantada pelo Paul, e acompanhado por um octeto de cordas. Falam também de drogas em / Dr. Robert / e She Said, She Said / e também /Tomorrow Never Knows. Os arranjos são de tirar o fôlego, com orquestras, metais,instrumentos tocados ao contrário e truques eletrônicos. Talvez o disco mais ambicioso, lançou o psicodelismo, com colagens e referências as drogas. A música / Yellow Submarine uma canção para crianças com Ringo
nos vocais , fez tremendo sucesso. George Harrison lançou neste disco alguns aspectos da cultura hindu com a faixa / Love you to. Revolver liderou as paradas do mundo todo. Este disco lançou a idéia definitiva de instigar a imaginação. John disse:” Eis uma coisa maluca..., as coisas nunca mais serão as mesmas.”
- 1º de junho de 1967 – Mais do que um simples disco, Sgt. PEPPERS é um ícone cultural, o retrato de uma época. Ele traz recordações de uma era em que o rock e a música pop ditavam regras sobre tudo o que acontecia no mundo./ Lucy in the Sky with Diamonds / Getting Better / Day in the Life/ With A Little Help form my Friends / Lovely Rita/ são algumas das músicas.
Até hoje é considerado o disco mais importante de toda história da música pop. Este disco se transformou no desejo ardente dos hippies , da contra cultura e dos psicodélicos... a emoção atravéz deste disco desenvolveu em todos a busca por novos prazeres com a faceta de viciar , um novo estilo de vida contínua e crescente. John disse: “ A superfície da nossa pele e o fim da estrada não são os limites de nosso território pessoal”. Paul , também disse:“É preciso conservar a qualquer custo a ilusão . George digrediu também :
! Deus atrai somente os que estão dispostos “. Ringo completou : A linguagem é um instrumento humano e, portanto imperfeito. Onde a linguagem pára a música assume !. Os fãns no mundo inteiro responderam yéah ! yéah ! yéah !
Sgt. Peppers não só se destacou pela música , mas pelo conceito e pela capa, onde vários rostos de pessoas célebres estão na fotografia de Michael Cooper, foi também o primeiro disco que se vendeu com as letras das canções impressas. Relação de alguns nomes que estão na capa do SGT.
Aldous Huxlei / Bob Dylan / Diana Dors / Dylan Thomas / Edgar Alan Poe /Fred Astaire / George Bernard Shaw / George Harrison / H.G.Wells / John Lennon / Johnny Weissmüller / Karl Max / Lewis Carrol / Mae West / Marylin Monroe / Marlene Dietrich / Marlon Brando / Oliver Hardy / Oscar Wilde / Paul
McCartney / Ringo Starr / Shirley Temple / Sonny Liston / Sta Laurel / Stuart Sutcliffe / Laurence of Arábia / Tony Curtis / Tyrone Power / Willian S. Burroughs / W. C. Fields…, entre outros.
• 9º disco / MAGICAL MYSTERY TOUR
- 27 de novembro de 1967 – Neste album de cinema / psicodélico estão seis músicas que foram incluídas no filme para a televisão que os Beatles exibiram no fim de 67, além das faixas dos compactos que eles lançaram nesse mesmo ano. A excelência de canções como / I Am the Walrus / Fool On the Hill / Blue Jay Way /Your Mother Should Know / só confirmaram que os Beatles estavam no topo de sua genialidade.
- 22 de novembro de 1968 – O White Álbum foi chamado de verdadeira enciclopédia do pop , porque nele os Beatles retratavam fielmente tudo o que rolava na música dos anos 60, como country, folk, blues, hard rock e atémúsica de vanguarda/ Back in the URSS (Surf Music)/ Obla-di-Obla-dá (reggae do Paul) / /Honey Pie / Martha My Dear(música “a los anos 20”) / Black Bird / I Will (baladas antológicas) / Helter Skelter (heavy metal)/ Yer Blues (John tirou um sarro do “blues inglês / Júlia (homenagem de John a sua mãe) / Glass Union ( John satirizou aqueles que viviam achando mensagens secretas nas músicas dos Beatles) / Revolution 9 ( John e Yoko contribuíram com esta ) / While My Guitar Gently Weep (George entrou com esta canção genial) / Don’t Pass Me By , cantou Ringo / Este disco liderou facilmente as paradas do mundo em dezembro de 1968.
- 11º disco - YELLOW SUBMARINE
- 12º disco – ABBEY ROAD
- 26 DE SETEMBRO DE 1969 – Os integrantes dos Beatles dão algumas dicas do que iria acontecer em seus trabalhos-solo. George finalmente saiu da sombra de John com as antológicas / Something/ e Here Comes the Sun / Ringo escreveu a divertida/ Octupus’s Garden / as outras Come Together /
Because / foram as principais contribuições de John. A mini sinfonia que ocupava o lado dois do vinil foi escrita boa parte por Paul. Abbey Road levou os 4 ao topo , como músicos e compositores e trouxe obras primas como / Como Together ( de John) / Oh! Darlin (de Paul) / e Something (George) / este disco levou os 4 rapazes de Liverpool ao primeiro lugar na parada dos Estados Unidos . O trabalho serviu como um epitáfio, encerrando com a música / The End / que tinha a seguinte letra: “ E no fim o amor que você recebe é igual ao amor que você faz !
- 13º disco – LET IT BE
-11 de abril de 1970 – O último disco lançado pelos Beatles divide opiniões.
A produção de Phil Spector é criticada por alguns, mas sem dúvida realçou canções como / The Long and Winding Road / e principalmente / Across the Universe / Além da faixa título e de / Get Back / este disco tem boas músicas como / One After 909 / e / Two of us / A versão Let IT Be tem uma mixagem diferente da que aparece no compacto. Foi John que acabou com os Beatles . Ele se reuniu com Paul e disse : “ Não sou mais Beatle, estou fora. Quero o divórcio, igual ao que tive com Cynthia “. Um acordo foi fechado entre 0s 4 , e acabou a maior banda da história
“ HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O SOLINHO DO GEORGE /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O FALSETE DO JOHN /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO / O CONTRABAIXO DO PAUL /
HÁ QUANTO TEMPO EU NÃO OUÇO A BATERIA DO RINGO /
HÁ QUANTO TEMPO NÃO OUÇO O VOCAL DOS BEATLES /
YÉH ! YÉH ! YÉH ! YÉH ! YÉH !!!
REVOLVER , MISTER MOONLIGHT /
DON’T BOTHER ME , HEI DAYS WEECK /
SGT. PAPERS , YESTERDAY /
GOOD-DAY SUNSHINE , A DAY IN THE LIFE !
NAS ESQUINAS DO MUNDO / ÊLES SE ENCONTRARÃO /
E NOVAMENTE :” GEORGEJOHNRINGOPAUL”
P.S. esta música foi a primeira gravada pelo Hallai hallai nos estúdios da “Continental para” Mr. Lee in Concert” (1975/ Porto Alegre)Esta canção foi definida na viagem Porto Alegre / Rio no ano de 1974..., quando eu e o mano estávamos entre São Paulo e Rio de Janeiro surgiu o último verso "Nas esquinas do mundo ...", estávamos dentro do "bus" Itapemirin tocando violão e todo pessoal num "bolor " nos últimos bancos faziam a platéia numa estonteante vibração...! kláp...kláp...kláp... " O sonho pra nós, estava apenas começando !
P.S. esta música foi a primeira gravada pelo Hallai hallai nos estúdios da “Continental para” Mr. Lee in Concert” (1975/ Porto Alegre)Esta canção foi definida na viagem Porto Alegre / Rio no ano de 1974..., quando eu e o mano estávamos entre São Paulo e Rio de Janeiro surgiu o último verso "Nas esquinas do mundo ...", estávamos dentro do "bus" Itapemirin tocando violão e todo pessoal num "bolor " nos últimos bancos faziam a platéia numa estonteante vibração...! kláp...kláp...kláp... " O sonho pra nós, estava apenas começando !
3 comentários:
De tempos em tempos surgem os marcos que determinam nossos rumos.
A musica por muito tempo foi norteada pelos Beatles e Rolling Stones.
Hoje quem seria nosso norte, nosso marco?
Temo que a poesia musicada tenha poucos representantes que verdadeiramente tenham o talento para inovar e renovar o que chega aos nossos ouvidos.
E ai Necão?? Estamos esperando o Hallai.
Delvan
Essa música do Hallai-Hallai o meu amigo Rogério Ratner tem gravada do rádio, na época. Quando ouvi, lembrei de já tê-la escutado na Continental, mas não sabia que era de vocês.
Novidades sobre os Beatles
segue abaixo endereço eletrônico de
uma lojinha virtual de camisetas dos
Beatles
www.elo7.com.br/strawberryfieldsshop
aos cuidados de Antônio Barros
Postar um comentário