“Doutrina do Vocal”
DAVID CROSBY * ( 02 )
- Amargura Totalmente Genial –
- De volta ao Começo -
David Crosby* nasceu em Los Angeles,
em 14/08/1941.
- by*necão
Sempre fui um sonhador
extraordinário , nunca fui um trabalhador extraordinário, quando descubro que
Crosby nasceu em Los Angeles me vem a mente os escritores geniais dos Estados
Unidos onde surgiu o “Noir Fiction”, “Crime Fiction” ,” Screenwriter”, James
Ellroy (Los Angeles), Edward Bunker (Los Angeles), J.F. Freedman (Los Angeles)
, Raymond Chandler ( Chicago ), Dashiell Hammett (Maryland ), Ross MacDonald
(Los Gatos – Califórnia ) .
Crosby, era filho de cineasta
(Floyd Crosby), e sempre teve este ar de dignidade olhando para frente. Por
isso quando ouço Crosby e seus vocais fora da lei, penso nestes escritores que
leio e releio até hoje
.
Desde cedo Crosby gostava de música
folk, enquanto o mundo se entendiava, Crosby tocava nos circuitos da
California, Nova Yorque, como cantor e violonista.
Os temas folclóricos iluminava
Crosby , e seus acordes pareciam que tocavam o mundo com um dedo.
Fez parte de um grupo intinerante
chamado Les Baxter’s Balladeers , e seu amigo de rua era um cara chamado Jim
McGuinn , que abria os shows de Bob Darin nos cabarés de Las Vegas, tocando
musicas dos Beatles com um violão de 12 cordas , fazendo dueto com Gene Clark.
Não era uma obra de “littérateur”,
então Crosby que sempre entendeu muito de harmonizações foi chamado para
participar das apresentações e arrumar os vocais.
Resolveram sair daqueles shows de
Bob Darin , devido ao fato de suas janelas musicais ficarem sempre fechadas ,
ao invés de lhes trazer inspirações , cortavam suas azas.
Convidaram então um músico caipira
para fazer parte da banda de nome Chris Hilmann que trouxe junto para o baixo
Mike Clarke.
Pronto, aí estava nascendo os
Byrds, que antes se chamou Jet Set.
Crosby, no início ficava meio de
lado, não aparecia muito, era o homem do vocal por sua voz rara, tanto aguda,
como grave /media , afinação perfeita.
Era tipo assim um pomar de vozes,
que Crosby derramava por sobre os Byrds, mas sempre na sala de baixo com um
muro que cerca o jardim de toda aquela maravilha de vozes tortas e dissonantes.
Crosby também começou a se revelar
um compositor de letras políticas bem feitas e, começou a ser celebrado fora da
banda.
O rapaz que usava capa de veludo
nos Byrds , que servia verdadeiros banquetes de vocal ao grupo , e que ninguém dava
muita atenção, acabou se transformando numa das figuras principais da banda
(Byrds).
1964 – Byrds assina com a Columbia
e, no ano seguinte gravam seu primeiro lp’ - quando Bob Dylan levou a eles em
Los Angeles o clássico Mr.Tamborine Man, que Dylan já tinha gravado e só não
tinha lançado.
Bob Dylan era amigo do produtor e
gostou do ensaio dos Byrds , pronto estava feita a estrada.
Mr. Tambourine Man , foi lançado em
compacto pelos Byrds e virou sucesso instantâneo.
A Banda já tinha uma identidade nos
vocais (Crosby) diferente e, que deu a canção de Dylan uma personalidade que transformou
a canção no que seria o inicio do folk rock.
Os Byrds embora tivessem sucesso , sempre apareciam “buracos”
na banda , tudo era muito tumultuado com os componentes saindo e entrando que
não se conformavam com a linha comercial traçada.
O segundo disco da Banda , o
memorável “Turn!Turn!Turn! , foi lançado dez meses depois , foi um dos discos
mais vendidos dos Byrds .
O trecho da Biblia tirado para a
canção (Eclesiastes 3:1-8), a gravadora considerou muito forte para a época do “flower
power de tudo numa nice!”
Os Byrds não gostaram de como a
gravadora reagiu.
No trabalho seguinte, os Byrds
continuaram na sua estrada de experiências eletrônicas com o disco 5th.
Dimension (temas espaciais), com alterações da estrutura espaço /temp , foi chamado
pela história americana como o “Rubber Soul” dos Yanques (foi proibida nas emissoras
americanas por supostamente veincular este trabalho com “baratos afins”.
A faixa que mais levou a isso foi a canção “8 Miles High”, e que abriu no dizer dos americanos para o “Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras da mesma levada.
A faixa que mais levou a isso foi a canção “8 Miles High”, e que abriu no dizer dos americanos para o “Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras da mesma levada.
David Crosby, neste trabalho,
precisamente na canção “What’s Happening”, fez sua primeira gravação sozinho ,
tocou uma guitarra que imitava uma cítara e, abriu a passagem para outro
caminho que os editores de música chamaram de “raga-rock”, (música oriental misturada
com a ocidental). Este disco foi sucesso, chegou aos primeiros lugares da
parada americana.
A banda começou a viajar para todos
os cantos da América; Gene Clarke começou a ter sonhos de fantasmas, humor
negro dentro dos aviões, tudo isso, mais o medo de avião , fez que Gene se
afastar da banda.
Crosby então passou para o segundo
lugar na banda, aumentou sua influência e a mesmo tempo seu antagonismo com
McGuinn.
Seus planos divergiam – Crosby continuava
explorando o West Coast Sound, com idéias mais politicas e sociais, McGuinn
mandando ver no seu rock-ficção científica .
DAVID CROSBY* |
Crosby então começou a se
interessar por grupos mais dentro do que ele estava pensando em termos de
música , Jefferson Airplane e Búffalo Springfield , conversava sobre músicas
mais com eles do que com a banda Byrds.
1967 – O Pau Quebrou entre eles, furiosamente
, egos e mais egos em conflitos diariamente . As apresentações ao vivo era um
horror , uma irresponsabilidade total e desnuda . McGuinn e Hilmann fumavam no
palco e olhavam para o relógio, quando Crosby solava com sua garra e emoção
fazendo o público vibrar.
Chegaram ao ponto final quando
gravaram o lp’ “Younger Than Yesterday”, que teve uma vendagem expressiva no
ano de 1967.
Nesta oportunidade Crosby fez uma
canção de nome “Triad” que relatava uma caso a três , McGuinn , recusa e não
grava.
Esta canção depois foi levada por
Crosby a banda Jeffersom Airplane.
Outra canção do Crosby que foi
então gravada, mas que McGuinn detestou tinha o nome de “Mind Gardens”; Crosby
já estava colocando em prática seu estilo totalmente diferente dos Birds e que
desenvolveria depois com o Crosby/Stills/Nasch & Young.
David Crosby naquela fase, acusou McGuinn de ser um jogador comercial
para continuar faturando em cima de Dylan , com a canção “My Back Pages” , que
foi incluída no lp’.
A briga foi total, fechou o clima ,
bate bocas infernais , certo dia Mc Guinn chegou no seu Porche , junto com
Chris Hilmann ,e disse que Crosby era maluco, e que era impossível trabalhar
com êle , que Crosby não cantava nada, fazia sons que ninguém entendia, vocais
difíceis de realizar e que os Byrds
ficaríam melhor sem David Crosby.
Crosby saiu , cansou daquelas
perguntas : - O que quer dizer isso ? O que significa aquilo ? O que isso
simboliza ? Esta voz será que é ?
A CBS entra no jogo e compra o
artista solo David Crosby.
Nesse meio tempo a banda Búffalo
Springfield se dissolve e Crosby começa a se encontrar e tocar com Stephen
Stills ex-Búffalo - e, se tornam grandes amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário