STEPHEN STILLS FEELGOOD
- De Volta ao Começo -
A Guitarra do Toque iniludível
STILLS, nasceu no Texas (Dallas) no dia 13/01/45 .
O TexaStills , é o
único Estado Americano que ingressou na União através de um tratado.
Conserva o
direito de separar-se, quando assim desejar.
Os Texanos realmente lutaram com bravura para conquistar a sua
independência do México – as palavras liberdade e independência são sagradas no
TexaStills.
|
A tradição dos cowboys valentes , a gloriosa defesa do homem do
Alamo é verdadeira . O Texas possui uma coesão provavelmente mais forte do que
qualquer região dos Estados Unidos, é portanto a “cara de Stephen Stills” .
A Terra do scoth
com soda, dos cachorros pointers , cavalos três-quartos,
das botas e longos
chapéus de cowboys e dos caldeirões de chilli com carne.
Bem Vindos a Terra
de Stephen Stills
Dallas / Texas |
Stills , na aurora de sua infância morou em várias partes do Texas , esteve também morando por algum tempo na América Central.
Conseguiu sua régua
e compasso estudando em vários colégios militares, guardando com isso um ranço
de autoritarismo mas a música
terminou auxiliando Stills a perder este vínculo.
Lá pelos quinze
anos, sua família passou um tempo em New Orleans, e Stills começou a trabalhar
em estábulos de cavalos.
Em suas horas de lazer, praticava bateria , depois foi estudar
na Universidade da Flórida , Ciências Políticas, mas o sonho de tocar em clubes
de folk , já o perseguia.
Stills |
O “ folk iluminado” foi mais forte que a Universidade e, Stills
foi pra Nova Yorque na década de 60 ,
estava começando um “boon de folk music”, e Stills abandonou vários
instrumentos que estava aprendendo para se dedicar ao violão.
Sua primeira banda foi o “Au Go Go Singers”, que o levou a uma
excursão pelo nordeste americano indo até o Canadá.
Au GO GO Singers |
Chegou o ano de 1965 e Stills foi para Los Angeles para
trabalhar como músico de estúdio , fez várias apresentações sem
conseguir muita mídia nos locais por onde passava.
Enquanto todo mundo sesteava em Los Angeles , Stills resolveu formar seu próprio grupo , conheceu
um colega na noite de nome Richie Fury que pensava como ele sobre a música
folk.
Richie Fury |
Stills e Fury , passaram algum tempo na escuridão organizando e
pensando em sair daquela aridez musical das casas noturnas , e num destes dias
em que tudo de bom vem junto com o sol , num engarrafamento perto da Manning (Street) ,
reconheceram no carro da frente um guitarrista que tinha (Stills ) conhecido no Canadá ,
seu nome Neil Young .
Neil Young |
Feito !!!!!! Começaram a lançar
grãos de semente do folk sobre as terras frondosas da Califórnia.
Bruce Palmer |
Neil Young de imediato
mostrou seu “calcanhar de Aquiles”, chamou outros dois canadenses : Dewey
Martin (bateria) e Bruce Palmer (baixo).
|
Dewey Martin |
Numa noite de verão, com a luz crua do luar, Stills e Young estavam metidos nos sapatos de Deus em Los Angeles e , o passar de uma locomotiva com toda aquela fumaça “country” levou eles ao nome da dita cuja banda
Buffalo Springfield |
Byrds |
O primeiro disco da banda tinha o nome de Buffalo Springfield ,
foi lançado no ano de 1967, duas músicas se consagraram e passaram para a
história do folk :
“For What’s Its Worth” que relata um quebra pau entre a
polícia e os estudantes no Sunset Strip e, já alertava sobre o imenso movimento
político dos anos 60.
A outra canção “Go and Say Good-bye de Stills é considerada a
primeira música country folk e a percursora do country-rock.
Aproveitaram o sucesso dos Birds , fizeram uma tornée por 8
cidades abrindo as apresentações e, já
eram sucesso nacional .
Teve um tempo que começaram a compará-los aos Beatles e Rolling
Stones, mas tudo acabou de repente , as brigas entre Stills, Young.
Cada qual
queria ser a flecha em vez de ser o arco.
Lançaram antes do fim ainda dois discos , “Buffallo Springfield
Again” (67) ,e Buffalo Springfield – Last Time Around (68) , que foi colocado
no mercado depois da dissolução da banda.
Stills
“Passe para cá / as notas grandes /
Senhor das pequenas Bórnias /
Ainda não quero ser enterrado vivo /
Apenas quero viver para tocar meu violão .
|
Stills, voltou para os estúdios e dava concertos solos com o baterista Dallas Taylor , ainda grava o lp’ ‘Super Session com Mike Bloomfield e Al Kooper , foi um trabalho que lançou a moda de “jams” improvisados entre estrelas da guitarra.
Joni Mitchell |
BUFFALO SPRINGFIELD*
Nenhum comentário:
Postar um comentário