sexta-feira, 28 de setembro de 2012

C/S/N/Y (03)




STEPHEN STILLS FEELGOOD
- De Volta ao Começo -
A Guitarra do Toque iniludível 


STILLS,  nasceu no Texas (Dallas) no dia 13/01/45 .




O TexaStills , é o único Estado Americano que ingressou na União através de um tratado.
 Conserva o direito de separar-se, quando assim desejar.



O Estado que leva o símbolo da Estrela Solitária ( oeste  dos
Estados Unidos).

Os Texanos realmente lutaram com bravura para conquistar a sua independência do México – as palavras liberdade e independência são sagradas no TexaStills.

A tradição dos cowboys valentes , a gloriosa defesa do homem do Alamo é verdadeira . O Texas possui uma coesão provavelmente mais forte do que qualquer região dos Estados Unidos, é portanto a “cara de Stephen Stills” .


A Terra do scoth com soda, dos cachorros pointers , cavalos três-quartos,
das botas e longos chapéus de cowboys e dos caldeirões de chilli com carne.

Bem Vindos a Terra de Stephen Stills


Dallas / Texas

Stills , na aurora de sua infância morou em várias partes do Texas , esteve também morando por algum tempo na América Central.

Conseguiu sua régua e compasso estudando em vários colégios militares, guardando com isso um ranço de autoritarismo mas a música
terminou auxiliando Stills a perder este vínculo.

Lá pelos quinze anos, sua família passou um tempo em New Orleans, e Stills começou a trabalhar em estábulos de cavalos.


Em suas horas de lazer, praticava bateria , depois foi estudar na Universidade da Flórida , Ciências Políticas, mas o sonho de tocar em clubes de folk ,  já o perseguia.

Stills
O “ folk iluminado” foi mais forte que a Universidade e, Stills foi pra Nova Yorque  na década de 60 , estava começando um “boon de folk music”, e Stills abandonou vários instrumentos que estava aprendendo para se dedicar ao violão.

Sua primeira banda foi o “Au Go Go Singers”, que o levou a uma excursão pelo nordeste americano indo até o Canadá.


Au GO GO Singers
Chegou o ano de 1965 e Stills foi para Los Angeles para trabalhar como músico de estúdio , fez várias apresentações   sem conseguir muita mídia nos locais por onde passava.

Enquanto todo mundo sesteava em Los Angeles , Stills  resolveu formar seu próprio grupo , conheceu um colega na noite de nome Richie Fury que pensava como ele sobre a música folk.


Richie Fury
Stills e Fury , passaram algum tempo na escuridão organizando e pensando em sair daquela aridez musical das casas noturnas , e num destes dias em que tudo de bom vem junto com o sol , num engarrafamento perto da Manning (Street) , reconheceram no carro da frente um guitarrista que tinha (Stills ) conhecido no Canadá , seu nome Neil Young .


Neil Young
Feito !!!!!!  Começaram a lançar grãos de semente do folk sobre as terras frondosas da Califórnia.



Bruce Palmer


Neil Young  de imediato mostrou seu “calcanhar de Aquiles”, chamou outros dois canadenses : Dewey Martin (bateria) e Bruce Palmer (baixo).


Dewey  Martin

Numa noite de verão, com a luz crua do luar, Stills e Young estavam metidos nos sapatos de Deus em Los Angeles  e , o passar de uma locomotiva com toda aquela fumaça “country” levou eles ao nome da dita cuja banda

Buffalo Springfield
Esta banda durou apenas um ano, mas ficou na história teve sucesso de imediato , com apenas 4 meses de formação, sem disco nenhum , já lotavam estádios em Hollywood , e conseguia contratos com a redes de TV., e também com as gravadoras (Atlantic contratou a banda).


Byrds


O primeiro disco da banda tinha o nome de Buffalo Springfield , foi lançado no ano de 1967, duas músicas se consagraram e passaram para a história do folk :

 “For What’s Its Worth” que relata um quebra pau entre a polícia e os estudantes no Sunset Strip e, já alertava sobre o imenso movimento político dos anos 60.

A outra canção “Go and Say Good-bye de Stills é considerada a primeira música country folk e a percursora do country-rock.


Aproveitaram o sucesso dos Birds , fizeram uma tornée por 8 cidades abrindo as apresentações e,  já eram sucesso nacional .

Buffalo Springfield


O Buffalo Springfield  começava a caminhar como novos apóstolos do folk-rock   pela América,  sob o comado de Stills e Young , era sem dúvida alguma, o nascimento de uma nuvem folk-rock,  em forma de cogumelo.


Teve um tempo que começaram a compará-los aos Beatles e Rolling Stones, mas tudo acabou de repente , as brigas entre Stills, Young. 
Cada qual queria ser a flecha em vez de ser o arco.

Lançaram antes do fim ainda dois discos , “Buffallo Springfield Again” (67) ,e Buffalo Springfield – Last Time Around (68) , que foi colocado no mercado depois da dissolução da banda.

Stills


“Passe para cá / as notas grandes /

Senhor das pequenas Bórnias /

Ainda não quero ser enterrado vivo /

Apenas quero viver para tocar meu violão .





                                     
Stills, voltou para os estúdios e dava  concertos solos com o baterista Dallas Taylor , ainda grava o lp’ ‘Super Session com Mike Bloomfield  e Al Kooper , foi um trabalho que lançou a moda de “jams” improvisados entre estrelas da guitarra. 


Mike Bloofield & Alan Kooper





Chega o ano de 1968 , e a maior artimanha desse tempo aconteceu num jantar na casa de Joni Mitchell onde Stills que já levava no pensamento a formação de um novo grupo, conhece David Crosby que já  tinha produzido seu primeiro disco , e por estas coisas da vida, encontram Grahan Nash , namorado de Joni Mitchell que estava brigado com sua banda “Os Hollies”.

 Nasch estava numa fase assim de esquecer para poder pensar.
“Só vejo terras do folck-rock para todo lugar que  olho “!”

Pronto começava ali , o início do  Alfha Centauro do Vocal , a pedra que iria rolar, a Astronave que vinha revelar tudo sobre os segredos eternos dos vocais , sobre os séculos seguintes dos poetas que vivem num mundo a parte ...Rimbaud , Baudelaire , Verlaine  ...como estão ?  ...Aguardem que os vocais em ai !

Joni Mitchell





BUFFALO SPRINGFIELD*
                                                                      


                                   





terça-feira, 25 de setembro de 2012

C/S/N/Y (02)


                                                                                    
“Doutrina do Vocal”

DAVID CROSBY * ( 02 )

- Amargura Totalmente Genial –


 - De volta ao Começo -

David Crosby* nasceu em Los Angeles, em 14/08/1941.
-                                                                                                   by*necão


Sempre fui um sonhador extraordinário , nunca fui um trabalhador extraordinário, quando descubro que Crosby nasceu em Los Angeles me vem a mente os escritores geniais dos Estados Unidos onde surgiu o “Noir Fiction”, “Crime Fiction” ,” Screenwriter”, James Ellroy (Los Angeles), Edward Bunker (Los Angeles), J.F. Freedman (Los Angeles) , Raymond Chandler ( Chicago ), Dashiell Hammett (Maryland ), Ross MacDonald (Los Gatos – Califórnia ) .

LOS ANGELES

Crosby, era filho de cineasta (Floyd Crosby), e sempre teve este ar de dignidade olhando para frente. Por isso quando ouço Crosby e seus vocais fora da lei, penso nestes escritores que leio e releio até hoje
.
Desde cedo Crosby gostava de música folk, enquanto o mundo se entendiava, Crosby tocava nos circuitos da California, Nova Yorque, como cantor e violonista.
Os temas folclóricos iluminava Crosby , e seus acordes pareciam que tocavam o mundo com um dedo.

Fez parte de um grupo intinerante chamado Les Baxter’s Balladeers , e seu amigo de rua era um cara chamado Jim McGuinn , que abria os shows de Bob Darin nos cabarés de Las Vegas, tocando musicas dos Beatles com um violão de 12 cordas , fazendo dueto com Gene Clark.

Mc Guinn*

Não era uma obra de “littérateur”, então Crosby que sempre entendeu muito de harmonizações foi chamado para participar das apresentações e arrumar os vocais.
Resolveram sair daqueles shows de Bob Darin , devido ao fato de suas janelas musicais ficarem sempre fechadas , ao invés de lhes trazer inspirações , cortavam suas azas.
Convidaram então um músico caipira para fazer parte da banda de nome Chris Hilmann que trouxe junto para o baixo Mike Clarke.

CLARKE , MCGUINN ,CHRIS HILMANN

Pronto, aí estava nascendo os Byrds, que antes se chamou Jet Set.
Crosby, no início ficava meio de lado, não aparecia muito, era o homem do vocal por sua voz rara, tanto aguda, como grave /media , afinação perfeita.
Era tipo assim um pomar de vozes, que Crosby derramava por sobre os Byrds, mas sempre na sala de baixo com um muro que cerca o jardim de toda aquela maravilha de vozes tortas e dissonantes.

Crosby também começou a se revelar um compositor de letras políticas bem feitas e, começou a ser celebrado fora da banda.
O rapaz que usava capa de veludo nos Byrds , que servia verdadeiros banquetes de vocal ao grupo , e que ninguém dava muita atenção, acabou se transformando numa das figuras principais da banda (Byrds).

THE BYRDS*

1964 – Byrds assina com a Columbia e, no ano seguinte gravam seu primeiro lp’ - quando Bob Dylan levou a eles em Los Angeles o clássico Mr.Tamborine Man, que Dylan já tinha gravado e só não tinha lançado.

Bob Dylan era amigo do produtor e gostou do ensaio dos Byrds , pronto estava feita a estrada.


Mr. Tambourine Man , foi lançado em compacto pelos Byrds e virou sucesso instantâneo.

          
A Banda já tinha uma identidade nos vocais (Crosby) diferente e, que deu a canção de Dylan uma personalidade que transformou a canção no que seria o inicio do folk rock.
Os Byrds  embora tivessem sucesso , sempre apareciam “buracos” na banda , tudo era muito tumultuado com os componentes saindo e entrando que não se conformavam com a linha comercial traçada.

O segundo disco da Banda , o memorável “Turn!Turn!Turn! , foi lançado dez meses depois , foi um dos discos mais vendidos dos Byrds .

O trecho da Biblia tirado para a canção (Eclesiastes 3:1-8), a gravadora considerou muito forte para a época do “flower power de tudo numa nice!”
Os Byrds não gostaram de como a gravadora reagiu.


No trabalho seguinte, os Byrds continuaram na sua estrada de experiências eletrônicas com o disco 5th. Dimension (temas espaciais), com alterações da estrutura espaço /temp , foi chamado pela história americana como o “Rubber Soul” dos Yanques (foi proibida nas emissoras americanas por supostamente veincular este trabalho com “baratos afins”.

 A faixa que mais levou a isso foi a canção “8 Miles High”, e que abriu no dizer dos americanos para o “Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras da mesma levada.

JEFFERSON AIRPLANE

David Crosby, neste trabalho, precisamente na canção “What’s Happening”, fez sua primeira gravação sozinho , tocou uma guitarra que imitava uma cítara e, abriu a passagem para outro caminho que os editores de música chamaram de “raga-rock”, (música oriental misturada com a ocidental). Este disco foi sucesso, chegou aos primeiros lugares da parada americana.


A banda começou a viajar para todos os cantos da América; Gene Clarke começou a ter sonhos de fantasmas, humor negro dentro dos aviões, tudo isso, mais o medo de avião , fez que Gene se afastar da banda.

Crosby então passou para o segundo lugar na banda, aumentou sua influência e a mesmo tempo seu antagonismo com McGuinn.

Seus planos divergiam – Crosby continuava explorando o West Coast Sound, com idéias mais politicas e sociais, McGuinn mandando ver no seu rock-ficção científica .


DAVID CROSBY*
Crosby então começou a se interessar por grupos mais dentro do que ele estava pensando em termos de música , Jefferson Airplane e Búffalo Springfield , conversava sobre músicas mais com eles do que com a banda Byrds.

BÚFFALO SPRINGFIELD*

1967 – O Pau Quebrou entre eles, furiosamente , egos e mais egos em conflitos diariamente . As apresentações ao vivo era um horror , uma irresponsabilidade total e desnuda . McGuinn e Hilmann fumavam no palco e olhavam para o relógio, quando Crosby solava com sua garra e emoção fazendo o público vibrar.

Chegaram ao ponto final quando gravaram o lp’ “Younger Than Yesterday”, que teve uma vendagem expressiva no ano de 1967.

Nesta oportunidade Crosby fez uma canção de nome “Triad” que relatava uma caso a três , McGuinn , recusa e não grava.

ROGER MCGUINN & DAVID CROSBY*

Esta canção depois foi levada por Crosby a banda Jeffersom Airplane.
Outra canção do Crosby que foi então gravada, mas que McGuinn detestou tinha o nome de “Mind Gardens”; Crosby já estava colocando em prática seu estilo totalmente diferente dos Birds e que desenvolveria depois com o Crosby/Stills/Nasch & Young.

NASCH * CROSBY * YOUNG * STILLS *

David Crosby naquela fase,  acusou McGuinn de ser um jogador comercial para continuar faturando em cima de Dylan , com a canção “My Back Pages” , que foi incluída no lp’.

A briga foi total, fechou o clima , bate bocas infernais , certo dia Mc Guinn chegou no seu Porche , junto com Chris Hilmann ,e disse que Crosby era maluco, e que era impossível trabalhar com êle , que Crosby não cantava nada, fazia sons que ninguém entendia, vocais difíceis  de realizar e que os Byrds ficaríam melhor sem David Crosby.

Crosby saiu , cansou daquelas perguntas : - O que quer dizer isso ? O que significa aquilo ? O que isso simboliza ? Esta voz será que é ?

A CBS entra no jogo e compra o artista solo David Crosby.

Nesse meio tempo a banda Búffalo Springfield se dissolve e Crosby começa a se encontrar e tocar com Stephen Stills ex-Búffalo  -  e, se tornam grandes amigos.

DAVID CROSBY*

A  CALIFÓRNIACROSBY , temas que  ocupam o pensamento de homens inquietos, o Urso como símbolo , o deserto de Mojave , Los Angeles a capital mundial de comer dentro do carro, cidades que serviram de inspiração para várias histórias , Pasadena , Long Beach , o Oceano Pacífico onde desembocou o sonho de muita gente, onde o índio Tesuque escreveu "quem vence o medo é livre",  onde a Banda Eagles fez a música "Take it Ease", onde tem um Gran Canion de 465 km  de comprimento , onde existe uma floresta de pedra  dos "Cowboys Durões , onde John Fante lançou no deserto seu primeiro livro, onde cantaram 
The Mamas and Papas , a Califórnia Dreaming, onde Steve Maguinn , rodou a 300 por hora no filme "Bullit",onde Jack Kerouac dormiu nas areias do oceano Pacífico , onde Peter Fonda ,Denis Hopper  transitaram com suas motos ao som de "Born To Be Wild" da banda The Byrds, onde existe um " Tesouro Cheio de Partituras ", onde nasceu a idéia da " Route 66 ", (Tulsa) , onde tem uma cidade que tem a forma de uma panela, uma terra descoberta , cultivada e explorada da maneira mais sacrificada possível.
...e assim vai... o vento levando aquela pó todo final de tarde para as ruas de LOS ANGELES A TERRA DE CROSBY*...

                                              continua.....C/S/N/Y* 

 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

C/S/N/Y (1)*




CROSBY*STILLS*NASH & YOUNG*

- O Thriller do Vocal Fora da Lei – (1)


C/S/N/Y

Com criaturas permanentes de talento,  você pode construir uma nova utopia.

A dinâmica do conflito entre Crosby, Stills, Nash & Young - se levou eles  a climas tensos, brigas em palcos, praias secretas, e sopa de camarão com pimenta, nos deixou na verdade com uma obra musical genial que qualquer tipo de cultura pode curtir e aprender com estas figuras altamente sensoriais e criativas.

Os americanos  gostam que seus artistas morram jovens , em reparação a pecados de uma nação materialista, os ingleses já pensam diferentes , deixam esta história de morrer para os Celtas.

Crosby, Stills, Nash & Young pularam todos estes abstáculos e, saltaram por cima de todos estes bloqueios , além... muito além... dos ataques dos críticos.



- DE VOLTA AO COMEÇO

A história destes 4 cavaleiros  do Folk-Rock , corresponde a mais de 50 anos de estrada sem placas de sinalização.

Na verdade desde 1965 que eles trabalham em investigar o método de vocal e a linguagem dentro de suas digressões musicais.

A técnica não foi estabelecida de imediato, as influências de inúmeros outros músicos é que levaram o C/S/N/Y a esta educação vocalística.

The Byrds , foi o primeiro grupo que abriu esta porta (folk*rock*1965) e, que  transformaram o folk-rock em um elemento respeitável dentro da música.


        Crosby* , Gene Clarke , Dave Clark , Chris Hilman e Roger MacGuinn



As raízes que abriram todo realismo musical americano foi o rhythm & blues (música negra) que pode ser considerada autenticamente americana ; o rock naquele começo dos anos 60, era considerado música sem conteúdo , musica de segunda.

Artistas brancos com composições banais, foram mecenados pela indústria em cima de um sistema financeiro - falando de coisas estúpidas e namorinhos de adolescência.

Os movimentos renovadores , estavam dentro dos bares , onde surgiu os Beatniks , que desembarcaram dentro destes pubs - depois de vagarem por estradas dos anos 50 e , que cultuavam um pensamento muito sólido a respeito
das raízes indígenas e da luta do homem pela terra e, que tornou-se o ponto de partida de toda uma geração.


Cantar folk dentro dos bares era uma missão , e não uma maneira de ganhar dólares, isto era pros cantores de rock e suas baladas doces.

O público era purista, e um rapaz magrela de nome Bob Dylan cantava os folks de um cara chamado Woody Guthrie.


O folk-rock lidava com o interior da consciência , até os cachorros latiam quando ouviam o dedilhar de um violão nas montanhas rochosas da América.

Os  homens da terra trabalhavam sob o sol , até escurecer, e a noite descansavam ouvindo as canções folks dos grupos locais influenciados pelos versos que já brotavam da cabeça de Bob Dylan.

Bob Dylan*

Isto tudo mudou o rumo da música americana ; mas quem lançou esta semente foi o grupo de folk-rock - “The Byrds”,com Gene Clarke, Roger McGuinn , Dave Clark , Chris Hilman e DAVID CROSBY.

David Crosby
Os Byrds foram preparados por um empresário,(Jim Dickson) para combater a invasão inglesa (Beatles) que dominava o mercado.

Byrds , um grupo americano com músicas americanas das raízes do folk, mas                  com  letras altamente intelectualizadas. 



                                                               


                                                                             continua...