A ÁRVORE DA VIDA...
... é um sistema cabalístico (relativo a
ciências ocultas) hierárquico em forma de árvore, que é dividida
em dez partes, ou dez frutos que são emanações ( Deus não participou diretamente na criação; fê-lo através de Suas
emanações) de um princípio que permanece não manifestado e é incompreensível
à inteligência.
Destes princípios
emanam os SEFHIROTH em sucessão e esta sucessão de emanações forma a Àrvore da
Vida.
( Representação gráfica da hierarquia entre os
membros de uma família em uma escala mundial. Seus antepassados , são nossos
antepassados (...) nos quais vamos buscar a profundidade do tempo da nossa
árvore genealógica )
Sefhiroth emanados
são
1.KETHER – Coroa
2.CHOKMAH –
Sabedoría
3.Binah –
Entendimento
4.CHESED –
Misericórdia
5.GEBURAH – Julgamento
6. TIPARETH – Beleza
7.NETZACH – Vitória
8 HOD – Esplendor
9.Yesod – Fundamento
10. Malkuth – Reino
Esses frutos têm sentido ambíguo, podendo eles
ser interpretados tanto como estado do todo, do universo, como podem ser lidos
como estados de consciência.
Ou seja, podem ser
lidos tanto microcosmicamente, do ponto de vista do homem, como
macrocosmicamente, ou seja, do ponto de vista do universo em geral.
Macrocosmicamente, a Árvore deve ser lida de
cima para baixo, e microcosmicamente, deve ser lida de baixo para cima.
Macrocosmicamente, a
Árvore começa em Kether, que é a centelha divina, a causa
primeira de todas as coisas, e desce na árvore tornando-se coisa cada vez mais
densa.
Esse é o método
cabalista de explicar a criação do mundo, e contrasta com o método científico
do mesmo.
A última sephirah é Malkuth, a matéria densa, o último estado das
coisas. Microcosmicamente, subindo na Árvore, partindo de Malkuth, o homem aproxima seu estado de
consciência elevando-se cada vez mais próximo de Kether.
Então, a Árvore da
Vida tanto pode ser usada para explicar a criação do Universo, como para
hierarquizar o processo evolutivo do homem. Por isso, a Árvore da Vida é usada
como referência em várias ordens de magia, para classificar seus graus.
A imagem do homem
subindo na árvore esta fundada numa antiga crença, segundo o qual a alma emana
originalmente de D us, e desce à terra, encarnada num corpo físico.
A sequência das sephiroth na Árvore
se dá pelo movimento do Relâmpago Brilhante. Sua sequência é a seguinte:
Kether - Coroa
Kethe
Coroa se situa na posição central
superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que
acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e
livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras Sephiroth.
Chokmah - Sabedoria
Chokmah se situa no topo da coluna direita, o pilar da misericórida, é
conhecido como Abba, o grande Pai. É a sabedoria. Chokmah é a energia pura ainda
não materializada. Tem caráter masculino e infinitamente expansivo. É o salto
quântico da intuição, que deriva as manifestações artísticas. Analogamente, é o
lado direito do cérebro, onde flui a criatividade e o mundo das idéias.
Binah - Entendimento
Binah se situa no topo da coluna esquerda, o pilar da severidade, é
conhecida também como Amma, a grande Mãe. É o entendimento. Binah foi a
primeira manifestação da forma sobre a força (Chokmah). Ela fez com que a força infinita de Chokmah se tornasse limitada, e com
isso, equilibrando-se reciprocamente com ele. É a lógica que dá definição à
inspiração e energia ao movimento. Analogamente, é o lado esquerdo do cérebro,
onde funciona a razão, organizando o pensamento em algo concreto.
Chesed - Misericórdia
Chesed se situa abaixo de Chokmah. É a misericórdia. Representa o desejo
de compartilhar incondicionalmente. Representa a vontade de doar tudo de si
mesmo e a generosidade sem preconceitos, a extrema compaixão.
Geburah - Julgamento
Geburah se situa abaixo de Binah. É o julgamento. Representa o desejo de
contenção e de questionador de impulsos. Canaliza sua energia por meio de
objetivos, com o intuito de superar obstáculos e transformar a própria
natureza.
Tipareth - Beleza
Tipareth se situa abaixo e entre Chesed e Geburah. É a beleza. Transforma
em beleza Chokmah, Binah e Kether. A sabedoria e o entendimento, com a luz do
conhecimento. Representa a divisão da árvore em macroposopos e microposopos.
Netzach - Vitória
Netzach se situa abaixo de Chesed. É a vitória. Netzach é a energia dos
sentimentos. Existe a vontade de reciprocidade, a busca pelo próximo e a
superação dos próprios limites, propagando o pensamento eterno. Funciona como o
princípio fertilizador do espermatozóide masculino.
Hod - Esplendor
Hod se
situa abaixo de Geburah. É o esplendor. Hod representa o pensamento concreto. É
um canal de aprimoramento interno, de identificação com próximo, sendo uma
forma de aceitação do pensamento, de reconhecimento. Funciona como o princípio
receptivo do ovócito (ovo cósmico –origem
dos seres vivos) feminino.
Yesod - Fundamento
Yesod se situa abaixo e entre Netzach e Hod. É o fundamento. Yesod
representa o Plano Astral. Funciona como um reservatório onde todas as
inteligências emanam seus atributos que são misturados, equilibrados e
preparados para a revelação material. É compilação das oito emanações.
Malkuth - Reino
Malkuth se situa na posição central inferior da árvore. É o reino.
Representa o mundo físico, onde é revelado o material compilado das oito
emanações. É o canal da manifestação, desejando a recepção das sephiroth. É a
distância de Kether que provoca esse desejo, criando a sensação de falta.
Daath - Conhecimento
Daath se situa abaixo e entre Chokmah e Binah. É o conhecimento.
Representa uma falsa sephirah porque não é uma emanação independente como as
outras dez. Ela depende de Chokmah e Binah. Também é considerada como a imagem
de Tipareth. É o abismo, o caos aleatório do pensamento.
Sendo as sephiroth do pilar da
severidade muito femininas e as sephiroth do pilar da misericórdia muito
masculinas, não existiria estabilidade no universo sem o pilar central, que age
como o mediador entre eles. Dessa forma, a junção entre Geburah e Chesed gerou Tiphareth. E a junção entre Hod e Netzach gerou Yesod.
Logo, Binah é o oposto de Chokmah, assim como Geburah é o oposto de Chesed, e Hod,
o oposto de Netzach. Em verdade, cada linha horizontal da
Árvore é emanada pela linha horizontal que lhe é superior, e emana a linha
horizontal que lhe inferior.
Logo, Kether emana tudo, mas não recebeu
emanação de nada, e Malkuth não emana nada, mas recebeu emanação de tudo, sendo essas
emanações sempre de cima para baixo. Cada sephirah tem suas correspondências
astrológicas, com deuses pagãos, com pedras, plantas e etc.
Por exemplo, Geburah é a sephirah da severidade, da
justiça, logo, tem correspondência com Marte, planeta relacionado pela a
astrologia com a guerra.
Sua divindades correspondentes são todos os deuses
pagãos relacionados à justiça e à guerra. Já Netzach é da esfera de Vênus, por sua
natureza emocional.
Epílogo : SIGNIFICADO DE ÁRVORE
Num simbolismo que abrange os três
níveis do cosmo, a árvore transmite fundamentalmente a ideia de símbolo da vida
em perpétua evolução.
As raízes profundas que mergulham no subterrâneo
explorando as profundezas de onde buscam o sustento, depois o tronco e os
galhos inferiores se entendendo sobre a superfície da terra e finalmente a copa
e os galhos superiores alcançando as alturas e recebendo as energias celestes e
a luz do sol.
É um emblema que reúne todos os elementos, a água que circula em
sua seiva, a terra que se integra através de suas raízes, o ar que lhe nutre as
folhagens e finalmente o fogo que pode produzir ao esfregar de seus galhos um
contra outro.
Abrange também em seu aspecto um simbolismo de
transformação, morte e regeneração.
A verticalidade também faz parte de sua
expressão. É considerada símbolo das relações entre a terra e o céu e daí vem o
sentido de centro; a Árvore do Mundo como sinônimo
do Eixo do Mundo.
Encontramos também associação da Árvore
da Vida com a manifestação divina nas tradições cristãs quando se fala na
Gênese, na primeira aliança, na cruz ou na nova aliança que regenera o homem.
Buda também alcançou sua iluminação debaixo de
uma árvore.
Nas lendas de vários povos desde o oriente ao ocidente encontramos também uma representação e um simbolismo de árvores-mãe e árvores-pai, essa ambivalência varia de acordo com a crença local onde, para alguns, a árvore abriga os germes da criação do homem, a seiva da vida e do próprio ser, originando assim lendas e mitos relativos à criação; por outro lado, seu aspecto de verticalidade, o romper do solo e a busca pela ascensão, traduz para outros tantos um simbolismo fálico, másculo, enérgico e viril.
- Eterno X do Universo -Íntima Essencia -
Um comentário:
Cravamos as unhas no chão
Em busca do pão
Lançamos ohos ao céu
Em busca da perfeição.
Vamos ao fundo e ao alto
Para a satisfação de nosso ser
Procuramos nas profundezas
Procuramos nas nuvens
Mas só há alegria
No dia e na magia de estar aqui.
(Delvan)
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