domingo, 8 de maio de 2011

*Escritos da REVOLUÇÃO PERMANENTE* (03)

Neil Young, Buffalo Springfield*
                                                                                                           by/Necão*


 

No natal de 1958, Scott Pai e Scott Tio, que arranhavam um instrumento havaiano de 4 cordas de nome Ukelele, resolveram fazer uma surpresa a Neil, e lhe deram de presente naquela noite feliz, o primeiro  instrumento musical de sua vida .

 

Neil ficou exatamente  um ano com o Ukelele , e o  abandonou depois fazendo negócio com um banjo , e que depois trocou por uma guitarra de segunda mão.

 

Neil , que já aprendera 3 acordes no Ukelele , depois que pegou na guitarra começou a tocar blueberry e mais algumas canções feitas na braza daquela década entre 50 e 60 .


Sua mama Razzy, ficava comandando tudo, com seus grandes olhos negros fumando seus indefectíveis cigarros Black Cat Plain e bebia grandes quantidades de cerveja canadiana.


Pegava Neil, e passava os verões em Winnipeg, e acreditava naquela águia que levaria Neil para o alto da montanha mais topetuda da América.

 

Razzy foi a primeira admiradora de Neil, e voltar para trás era inconcebível e, botava para funcionar os dois neurônios de sua cabeça.

 

Neil não era um cara descolado, mas estava a caminho de ser um roqueiro relachado.


 

O Pai de Neil, queria boas notas no Colégio, mas a mãe não estava nem um pouco preocupada com esta ponta, acreditava em suas ambições musicais ,na questão de Neil.


A mãe de Neil, participava como jurada de um programa de televisão chamado Twenty Questions, e a partir disso tirou conclusões de que Neil poderia  seguir aquelas pegadas e se transformar num grande astro, todas aquelas noites  de jurada colocou na cabeça de Razzi , planos e mais planos para aplicar na carreira do magro Neil .

 

As alterações começavam a se precipitar na cabeça de Neil, parecia uma feira ambulante rumorosa, e Neil sentava de vez em quando nos bancos das praças de Winnipeg  para ouvir rouxinós e contemplar as estrelas, em que sua alma se regenerava mas era invadida  por suave melancolia.

Ao sentir-se vigiado, Neil interrompia aqueles pequenos momentos de seus pensamentos que  atravessavam as luas do outono em Winnipeg.


 

* O espírito de Crazy Horse já esperava Neil na estrada*


 

Amigos do “Blog” , esta história de Neil Young me tomaria nada menos de 03 anos para ser concluída, quem sabe um dia posso voltar a contá-la em doses homeopáticas, sem precisar me incomodar com os americanos , tipo assim como estava sendo contada no meu estilo, com todos  os escritos desta revolução permanente que vagueia pela minha alma.


 

Neil disse um dia sobre Woodstock que fez seu disco Harvest ser um dos mais vendidos na América.

- “Embora sinta saudades daquele sorriso solitário à hippie / estou a um milhão de milhas de distância desse dia / E não acredito que volte a este caminho”!


 

...um grande abraço a todos...que curtiram estes  03 pequenos capítulos tirados do fundo de minhas gavetas

.

Neil Young, Old Tiger!