quarta-feira, 9 de março de 2011

*HALLAI*HALLAI* > LENDA URBANA ( 6 ) *


 "Nem serpente nem maça proibida...Hallai Hallai *

                                        hallai*hallai... a lenda...!
                                                                     by Nec@o

 
Acordei cedo, era sábado em Sampa, o pessoal estava dormindo, saí...!

Cruzei a São João com Ipiranga, e fui até a Rua 7 de Abril para telefonar pra casa, naquele tempo não existia celular e muito menos internet. (década 80 )

Na volta dei uma passada na Pça. da República para ver aquela feira que se estendia desde  o Teatro Caetano de Campos até o outro lado da República.

Sentei um pouco na praça pra curtir aquelas  figuras empolgantes que transitavam pra lá e pra cá.

Fiquei  pensando, finalmente estou aqui..., não tinha idéia se tudo aquilo era para uma transformação total, ou alguma coisa circunstancial como tudo que tinha acontecido com a senhora música na minha vida.

Lembrei do tempo da primeira digressão quando estávamos com o pé direito sendo convidado pelo esquerdo pra andar pra frente.

GR.SHOW, programa  de Glênio Reis na T.V. Gaúcha , sucesso no vídeo da TV.
(Década de 60)

Preparamos repertório autoral como sempre, marcamos contato com Glênio em seu escritório que era na Av. Borges , 308  > Ed. Fronteira, e fomos ensaiar a noite que antecedeu aquela visita memorável nos escritórios do Glênio e do Salin.

O Glênio Reis era uma espécie de Silvio Santos  dos Pampas , tal sua figura carismática
famosa dentro do rádio e da Televisão do Estado.

Paulinho , que ainda não era “Velho Tchêrife”, Sidão e eu , formávamos um trio que tinha o nome de Som Mágico ; viola e vocais, já envocados!

Chegamos lá pelas 10 horas da manhã , entramos na sala do homem que já estava lá,
falamos aquelas coisas de praxe pro Glênio, que nos recebeu com a maior cordialidade e humildade possível, e com todo aquela ambiente a favor, pegamos as violas e mandamos as nossas músicas com vocais e violões já com harmonias imutáveis e vocais dissonantes.

O Glênio olhou pro Salin e disse : Eles estão prontos pra gravar !

Na mesma semana fomos nos apresentar no GR SHOW, programa do Glênio que estava com altos índices de audiência e realmente era muito bom , apresentava  o som local de bandas que tocavam em reuniões dançantes nos clubes da cidade e isto era a grande “onda” daqueles tempos..., era o máximo!

Duas semanas depois, Glênio nos convidou para abrir o Show do “Liverpool” no Navegantes  São João , esta banda estava na maior fase do “Por favor sucesso”,
E também já estava sendo considerado melhor que os Mutantes, numa fase tropicalista total , executando aquelas canções que se tornaram ícones do movimento
Tropicalista no Brasil.

Aquela noite continua na minha mente, o Clube estava completamente lotado, era um dos locais considerados “grande palco de bandas da época”, Indomáveis, Coyners, Dazzels,Bruxos, Som 4, que também se apresentavam no GRSHOW .

Naquela semana, nos armamos, com baixo acústico, viola acústica , guitarra Snake ., que recém tinha sido lançada no “Marock”, loja “point” de instrumentos musicais de Porto Alegre.

Contratamos um” batera” , muito bom , ensaiamos nossas músicas autorais que ficou
beleza , e fomos pro Navegantes São João a mando do Glênio Reis,  abrir a noite que era do Liverpool.

Cantamos Bird’S e nossas músicas pra esnobar um pouquinho com aquele vocal
totalmente diferente, onde o vocal grave fazia a diferença , com aquela voz
 solo cantando no mais agudo possível.

Fomos elogiados pelo Glênio que tentava  nos empresariar a  qualquer custo.

Depois o Liverpool numa grande noite fez todas aquelas músicas do Lp’ “Por Favor Sucesso”, que estavam lançando e também músicas  dos Mutantes que estavam revolucionando a música brasileira naqueles tempos.

Me lembro que depois  fizemos uma banda de baile, nosso ledo engano, que terminou com a gente e acabou com tudo de bom ! Nosso negócio não era tocar baile , mas este era o único caminho daqueles tempos das famosas reuniões dançantes.

O brado heróico do progresso de São Paulo me faz acordar, retorno ao Hotel Caserna
e reencontro os guris  que já estavam prontos para sair pelas alamedas de Sampa.

...”e novos baianos te podem curtir numa boa “....!
                                                       (Caetano)

Continua...
 
 
Jorge Hill>by*Necão>Mr.Robson>Paulinho
Velho Tchêrife> Hallai*Hallai