segunda-feira, 18 de junho de 2012

LED ZEPPELIN* Zeppelin de Chumbo*(2)


LED, FOGO NA BOMBA*(2)
         
Pancada Nuclear definitiva*


                                                                        by*necão*
Reza a lenda  que , “Led Zepellin”  foi inspirado na expressão popular ”go down like a lead zepellin”,  tipo assim,  ”dar com os burros n’água”,...”lead”,( chumbo )foi modificada para “led”, para que não houvesse dúvidas com sua homógrafa “lead”, (liderar).

Keith Moon , batera do “The Who” foi quem realmente batizou a banda de “Led Zeppelin”.


A história nos mostra que o “Led”, como os Beatles e o Elvis, tiveram  sorte  em parceria com seus próprios talentos  na  hora  certa,  bem na hora da rachadura do “ Cream”, e do “ Jimi Hendrix  Experience” , bem na curva onde o rock começava a se sofisticar em grandes shows e, vendagens de discos.


Jimmi Page , nesta época dedicou-se de corpo e alma à magia negra e ao ocultismo, e muita gente , nesta  extensa  galeria de histórias sobre  o”Led,  jura que ouvindo o “Stairway to Heaven” ao contrário revela  frase bem contrária ao título: “ Here’s  to my sweet  Satan”.

Jimmy Page

Page sofreu acidente que machucou bastante  a mão ;  Plant perdeu um filho, vitima de uma doença  rara e,  também teve um acidente que o obrigou a gravar o  LP /Presence numa cadeira de rodas..., é uma longa história em que não houve lugar para a felicidade dentro do Led*, todos os fatos acontecidos  por estas digressões de Jimmi Page .  Na  verdade não sei  se estas  “estórias” foram criadas pelos  hábitos morais do povo inglês ou  se realmente  tiveram influência na trajetória  da banda.

Os londrinos fumavam grossos cahimbos que mais pareciam chaminés pelas ruas de Londres.


A Inglaterra, país de brumas e de espessa cerração,  jogava aquele nevoeiro em cima  do “Led”, que não esperava  coisa melhor, dentro daqueles poucos dias  de sol.

Robert Plant , sempre dizia pelas ruelas da cidade> “ que sua inocência estava precisando de uma pintura”.

Robert Plant

Jimmy  Page, se trancava em casa para ouvir Buddy Guy , Muddy Waters, e Elvis. Numa bela noite de outono , Jimmi  fez uma escolha estranha , começou a ouvir uma canção de Joan Baez (Baby, I’ Gonna Leave You”), Page pensou ¨¨¨¨”se uma banda tocasse esta canção daquele jeito da Joan , mas com um som pesado com muita luz e sombra, isto seria diferente”¨¨¨.

Joan Baez

Page, naqueles dias (1968), recebeu uma dica “chapa quente” de um cantor de blues de Birminghan,de um alcance vocal inacreditável.

Quem deu este recado para Jimmy, foi  John Paul Jones , que também era  música de estúdio como Jimmy.

Mas como,  pensou Jimmy,” como é que pode um cantor com este talento ,ainda não é conhecido, tem algo nesta história, bem  talvez ele seja estranho ou algo assim”.

Jimmy viajou para vê-lo!

Birminghan, onde Plant * rasgava os Blues

Enfim ,  alí estava Robert Plant ,  que após um longo “papo” sugeriu um amigo que tocava muito bem “batera”, John Bonham.

Eles começaram a ensaiar, na cada de Jimmy Page em Langborne  ao lado do rio Tâmisa.

Jimmy Page, mora até hoje perto do Tâmisa*

Foram várias semanas de ensaio  e,  o primeiro compromisso da banda foi para cumprir um contrato do “Yardbirds” que já tinha  “rachado”; eles se apresentaram como “New Yardbirds”.

                 Continua...