sexta-feira, 3 de agosto de 2012


LED ZEPPELIN (8)  Zeppelin de Chumbo*

                             by*necão


                                                       Fogo na Bomba * (8)

- “Destruição de lenços de seda pela tempestade de som” –

Jimmy Page e Robert Plant, continuavam pelas ruas  entre os nevoeiros de Londres , cuja reputação é universal e são de duas espécies. O mais curioso e o menos perigoso era o nevoeiro negro , uma noite profunda em pleno dia . O outro nevoeiro e o mais terrível era o amarelo que os dois chamavam de “sopa  de ervilhas”, peasoup. Este nevoeiro sufocava , eles tinham que tapar a boca com uma máscara respiratória  ad-hoc , se não ficavam mal , mas tudo era original e a luta deles era como diziam: “Por nossa própria conta e risco”
Robert Plant*Jimmy Page
                                                                         
House of The Holy disco de 1973 , apesar de não ter sido  um album fácil, e as pessoas naquele tempos (década de 70), custavam para pegar um disco do Led, os shows lotavam estádios gigantescos , mas mesmo assim os Stones é que ganhavam todas as capas de revistas.

Lançamento do Álbum "House of the Holy*(1973)
O Led Zeppelin apesar de todo agito era um segredo bem guardado do rock ‘n ‘roll , eles nunca contraram um divulgador . Era tudo meio “semitranse yeatsiano” que criava o ambiente ideal para o som espontâneo daqueles verdes anos do Led.
                                                                               
Semitranse*

O estilo original variado do Led era altamente experimental , até o estilo místico voltado-para-dentro levava uma dose de loucura confessional da banda.

1974 > a  Banda lança o álbum Physical Graffiti que foi gravado no estúdio habitual da banda. (Headley Grange). Foi um trabalho de poder direto do rock , até hoje eles consideram este disco como o mais verdadeiro de toda história do Led.
Álbum Physical  Graffiti*
                                                                               
Este LP , tinha uma música diferenciada , sem disfarce do sentimento era quase um transe hipnótico, “Kashmir”.
Bonham (batera)*Plant(Voz)*Jimmy (solo)*Jones (Baixo)
                                                                               
Este trabalho foi o retrato dos autores e seu ofício de músicos do mundo.

Arsenal de Jimmy*


E Londres continuava com seus ônibus de dois andares sem cessar impelidos irresistivelmente pelo som do time is Money”.

Cia. Tube Railways (Londres)
Jimmy e Plant continuavam a curtir o trens da Cia. Tube Railways , e  desciam sempre na estação de Piccadylly Circus , depois seguiam para o bairro ocidental West End e, pelas quebradas da tarde , também no bairro oriental de   Oest End,  onde as ruas eram mais estreitas e menos limpas , onde sua mentes se perdiam em letras de rock pesado.

Piccadylly Circus* Lugar Histórico no centro de Londres*
1975 >  O Led estava em plena vitalidade musical , a excursão do “Physycal Graffiti”, estava no topo do sucesso , e os 5 álbuns da banda rodava na parada mundial.

Houve neste período um acidente com Robert Plant , que levou a banda ao seu período mais escuro. Houve danos nos cotovelos , nos tornozelos, e sua mulher teve rachaduras no crâneo.  Foram 20 meses de tortura para a banda, pois ninguém poderia prever se Plant , ia ficar de pé de novo.

Apesar da garôa impertinente e fria que descia  sobre Londres, Robert Plant passava os dias de sua recuperação tocando piano e tomando beer.
Hide Park*
                                                                               
Jimmy Page passava as tarde pelo Hyde Park , o Green Park e o Regent Park , pensando em novo trabalho , excitado , revisando algumas coisas , especulando o seu lado mágico ,  se devia “cortar ou não”. Que se dane pensava, o que me agrada na arte é o que eu faço.

Surgiu então neste período de dores de Plant , o  filme “The Song Remains The Same”, junto com a trilha , que ninguém da banda gostou.
The Songs Remains the Same*
                                                                               
Jimmy Page um dia disse que cada trabalho era um “não segurar a língua”, que mostrava a “real “ da Banda, sentimentos , dores, paixões e tudo o mais. A obra prima sempre nasceu destas digressões de um “grande pecador de rock’n’roll.”

Jimmy Page ao violão*

Jimmy, volta e meia visitava a Catedral de São Paul, visita a Cripta , onde de modo especial interessava-se  pelos jazigos de Duke Wellington e Lord Nelson, os maiores guerreiros britânicos.
Lord Nelson*
                                                                             
O Sarcófago do Duke Wellington foi feito em um bloco compacto de um material chamado porphyro ,  colocado sobre um baseamento de granito e, em baixo da grande cúpula o sarcófago do comandante Nelson em mármore preto. Isto tudo impressionava Jimmy pela sua exuberância referencial a dois heróis da Inglaterra.
The Duke Wellington*
                                                                     
Tudo se misturava na vida de Jimmy Page , frenesi, blues, dor, história do seu povo, magias e, foi dentro destas séries de acontecimentos  que surgiu o disco “Presence”, fase em que o grupo tinha sido furtado de seu legendário poder. Foi exatamente numa hora em que tudo parecia estar perdido.

    Continua...