sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

tHe Rolling Stones* (5)


CORAÇÃO ABSOLUTO DO ROCK (5)
   tHe Rolling Stones*

         by/necão
      texto/estilo: anos 20
      ao sabor do tempo*

No palco, os Stones tinha um grande poder suggestivo, pareciam conhecedor profundo da psychología humana.

As apresentações ao vivo era um espectaculo, tal o número de incidentes. Mick, Brian e Keith formavam uma trindade divina, carregados por dois súditos adeante competentes, Watts e Wyman .

Era normal, reações primitivamente fora da terra, guinchos de dinossauros, rugidos de cavalos alados , beduínos sentados em sellas de forma exótico, saídos de vinte e quatro sarcofhagos.

O aparato policial não offerecia aos Stones segurança, era normal o céu estar polvilhado de rutilantes estrellas, mas no parque, o rock dos Stones, feria a noute daqueles jovens que desappareciam na escuridão ao som da grandiosa banda.

Em outubro de 64, descortina-se um panorama delicioso para os Stones, Ed Sulivan, em Nova Yorque ,convida a banda para uma apresentação naquele histórico palco.

Quando os Stones entraram no palco , uma histeria coletiva
atinge aquele templo de bellas canções e acaba com aquelas scenas evangélicas cheias de virtudes cristãs.

Deante daquelas portas de bronze dos estudios de Ed Sulivan, o silêncio é sepultado para sempre, e o súdito apresentador americano, foge para a cidadella de seu camarin, bradando aos brumelescos de Nova Yorque que nunca mais aquela banda de desordeiros gigantescos, se apresentariam em seu immenso palco de TV.

Depois daquele choque , começou a movimentar a imprensa e, numa entrevista solene disse, que a Banda do Dave Clark Five era melhor que eles.

Ed Sulivan, depois desta heresia, realizou uma imponente solemnidade fúnebre, indo com seus amigos , mães de família,e creanças a uma igreja evangélica sendo endeusado pela aura popular da comunidade americana.

E foi exatamente nesse momento que os cinco cavallos brancos dos Stones resolveram assumir sua posição no mercado; enquanto a maioria dos grupos se classificavam como pop, rock e outro gêneros eles tocavam o rhythm and blues.

Mick disse em uma entrevista memorável : “Vocês a partir de agora vão substituir seus tímpanos , tHe Rolling Stones estão prontos para receberem as cinzas deste ditos grandes homens americanos.

A partir desta entrevista , resolvem contrariar todas as tendências do mercado e gravam um Blues lento, enquanto as paradas eram dominadas por coisas como “she Loves You” e outras.

“Little Red Rooster” de Willie Dixon, foi a canção escolhida e saiu em novembro de 1964, e para a glória das paradas inglesas , este blues distribuiu corôas a Virtude , ao gênio , a liberdade, destruindo o despotismo e combatendo o erro e o preconceito . Em poucas semanas estava nos primeiros lugares na Inglaterra.
“Little Red Rooster” , foi também a canção dos Stones  que recebeu de Brian uma atenção especial, pois ele particularmente era o mais ligado às raízes do Blues.


Disse Brian : “Gravar “Little Red Rooster”, é o único modo de nos colocarmos a parte de tudo o mais que esta acontecendo com estas outras bandas