quarta-feira, 18 de junho de 2014

ROTEIRO CÓSMICO >Travelling Wilburys ft Bob Dylan, George Harrison, Neil Young, Tom Pett...

Percepção Sagaz

O que seríamos
Sem os ventos do passado
Onde estaríamos 
Se não fossemos constantemente atingidos
Por estes raios
Por estas luzes
Plantadas lá atrás
Quando tudo era criado
Quando tudo era contestado
Quando tudo nascia.
 
(Delvan)


Travelling Wilbury*


TRAVELLING WILBURYS*




 Ringo Starr,The Band,Ronny Wood,Eric Clapton,Bob Dylan,Neil Young,Neil Diamond,Van Morrison,Joni Mitchel,Dr.John.Marty Scorsese.("The Last Waltz"MGM,1978,Short Clip,Movie Promotion)This song is called "I Shall Be Released"You can buy this movie on DVD,There are many other performers in this movie



 
The Traveling Wilburys



O DIA EM QUE OS BEATLES REUNIRAM-SE PARA GRAVAR UM DISCO UTILIZANDO PSEUDONIMOS.



Eram os rumores escutados em vários cantos do mundo, criando uma grande expectativa em todos os fãs dos Beatles.

 Infelizmente somente George participou deste grupo, mas o time reunido foi uma verdadeira seleção.



"The Traveling Wilburys" foi um supergrupo formado por George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty.


A primeira reunião informal teve lugar no estúdio de gravação de Bob Dylan em Santa Mônica, Califórnia, onde se juntaram Roy Orbison, Tom Petty e George Harrison para gravar a canção "Handle with Care", que faria parte do lado B do single "This Is Love", extraído do álbum Cloud Nine de George Harrison.



 Esse modesto primeiro passo culminou na sensacional "Handle with Care", faixa de rock de raiz, com Harrison assumindo os vocais e sendo ajudado por Roy Orbison nos pré-coros e o resto dos futuros Traveling Wilburys cantando em coro, em sincronia com a voz de Harrison...




Percebendo a afinidade entre os músicos-parceiros, a Warner Bros imediatamente sugeriu que eles fossem além de uma simples b-side e avançassem num projeto mais encorpado, e possivelmente mais rentável.



Devido aos bons momentos que passaram juntos em estúdio de gravação, os cinco imediatamente perceberam que seria um trabalho por demais agradável, e concordaram em criar o supergrupo escrevendo e gravando algumas canções, ainda despretensiosos quanto a grandiosidade do projeto.



 Gravado em um período de dez dias, devido principalmente à iminente turnê de Bob Dylan, no que cada membro contribuiu com várias canções.

 Lançado em outubro de 1988, sob os pseudônimos de meio-irmãos, filhos de um suposto Charles Truscott Wilbury, que viajavam juntos pelo mundo como uma espécie rara de família Do-ré-mi com talento e com músicas para adultos.

 O álbum Traveling Wilburys Vol. 1 alcançou o posto número 79 da lista dos 100 melhores discos dos anos 1980 publicada pela revista musical Rolling Stone.

 Posteriormente, seria indicado como Álbum do Ano para o prêmio Grammy.




She's My Baby



O nome "Wilburys" foi uma gíria cunhada por Harrison e Lynne durante a criação de "Cloud Nine" como referência a supostos "gremlins" que habitavam o equipamento de som durante o processo de gravação (obviamente, Harrison ainda estava sob efeito da fase mais lisérgica dos Beatles, o barato duraria até o final dos anos 80).



 O termo foi usado novamente quando o grupo inteiro estava gravando junto e foi aí que o ex-Beatle sugeriu o futuro nome da banda "The Trembling Wilburys" (algo como "Os Trêmulos Wilburys").



 No entanto, a voz da razão (provavelmente todos os outros) sugeriu que a palavra "Traveling" (os viajantes) seria mais adequada ao espírito folk-rock da banda.




Outra versão propõe que o nome "Wilbury" foi um termo familiar utilizado por George Harrison e Jeff Lynne durante a gravação do álbum Cloud Nine. Em inglês "We’ll bury them in the mix" pode ser traduzido como "nós os enterraremos na mistura".



No entanto, antes mesmo de poder prestigiar o recém sucesso, Roy Orbison deixou a banda, os Wilburys e o mundo quando faleceu em 6 de dezembro de 1988 depois de um ataque cardíaco fatal.

 Ainda assim, o show precisava continuar e os falsos irmãos continuaram sem o talento de um dos pioneiros do rock.

Handle Whit Care



Depois da morte de Orbison houve a especulação de que a banda continuaria na companhia de Del Shannon, também um pioneiro rock and roller que lançou seu primeiro trabalho em 1961, mas que não chegou a integrar a família musical, pois em fevereiro de 1990 cometeu suicídio com seu rifle calibre 22.



 A parceria acabou antes de começar e o tiro não saiu pela culatra...

Apesar da morte de Roy Orbison, o grupo gravou um último álbum sob pseudônimos distintos, ainda que conservando o nome Wilbury.




 À título de homenagem, no videoclipe da canção "End Of The Line" figura uma guitarra e um retrato de Roy Orbison.



 O segundo álbum, chamado Traveling Wilburys Vol. 2, seria o último trabalho do grupo, precedido do single "Nobody's Child".



O falecimento de Roy Orbison, vocalista do grupo, e a onipresença compositora de Bob Dylan no segundo álbum, (mais da metade das canções foram compostas por ele), contribuíram para um final amistoso do grupo.



O segundo álbum oficial intitulado "Traveling Wilburys Vol. 3" foi lançado ainda em outubro de 1990, no entanto não foi tão bem sucedido quanto sua primeira versão, algo atribuído obviamente a ausência de Orbison, que... sim, fez falta em suas intervenções vocálicas tão bem colocadas no vol. 1. Mas isso não fez do vol. 3 um álbum menor ou de menor qualidade, pelo contrário, o nível continuava alto, uma lição a ser aprendida pelas tentativas de supergrupos que tentam emplacar sucessos nos dias atuais.



End of The Line




Mas por que "demônios" os Wilburys pularam do Vol. 1 para o Vol. 3? Seria alguma implicância místico-numerológica de George "O rei da citara" Harrison?



Talvez... ainda assim a explicação mais próxima da realidade é de que alguns (e possivelmente o próprio grupo) consideram que o álbum solo de Tom Petty "Full Moon Fever", lançado pouco antes do Vol. 3 seja considerado o Vol. 2 (mas por que isso?




 Simplesmente porque o igualmente excelente "Full Moon Fever" possui participações dos meio-irmãos - Lynne, Harrison e o próprio Orbison).

 Outra teoria, reforçada por um número infindável de bootlegs que surgiram na época, era de que um vol. 2 havia sido elaborado de forma não-oficial com a ajuda de mixagens de estúdio e versões alternativas durante a gravação do primeiro disco.



 Mas, para honrar a morte de Roy Orbison, os meio-irmãos decidiram por não lançar o projeto já que Orbison o havia capitaneado antes de morrer.



Tweeter and the Monkey Man



Um terceiro motivo, bem menos nobre, foi dado por George Harrison que alegou durante uma entrevista que todo o material do Vol. 2 havia sido roubado antes de ser completado e... o mundo então ficaria sem o conturbado "segundo" disco.



2007: O ressurgimento


Aos finais da década de 1990 e começo do novo milênio, os dois álbuns dos Traveling Wilburys estavam fora de catálogo. Harrison, como dono dos direitos sobre os álbuns, trabalhou neles antes de sua morte para um futuro lançamento, embora não tenha chegado a vê-lo devido a sua morte em 2001.



 Em junho de 2001, depois do anúncio de Tom Petty na XM Satellite Radio, os dois álbuns foram publicados em formato CD junto a um DVD adicional.


Entre o lançamento do vol. 1 e do futuro vol. 3, os Wilburys lançaram um single chamado "Nobody´s Child", criada para chamar a atenção para crianças órfãs da Romênia, um clássico exemplo dos supergrupos usando sua influência em prol da nobreza ou pelo menos é nisso que preferimos acreditar.  



Inside Out




Os dois álbuns originais dos "Traveling Wilburys" não são exatamente materiais fáceis de se encontrar já que não foram lançados em vários países graças a conflitos de direitos autorais entre os vários membros da banda e a viúva de Roy Orbison.



 No entanto, Tom Petty anunciou recentemente que será lançado um DVD com as filmagens da gravação e contendo inclusive algumas bônus tracks no dia 11 de junho de 2007, o que foi confirmado em fevereiro pela Q Magazine numa entrevista com Jeff Lynne.



Destaque final para o fato desse "super" grupo ser seguramente a única formação de cinco guitarristas que não só se reuniu como foi muito bem sucedido.

 E por que eu disse no começo que eles eram consideravelmente o supergrupo mais bem sucedido da história?

 Porque começaram sem a pretensão de sê-lo.



 Diga-se de passagem... em tempos de "The Good, The Bad and The Queen", uma pretensiosa tentativa de supergrupo comandada pelo multi-talentoso Damon Albarn, os "Traveling Wilburys" são realmente um achado que marcou a história recente.

                                                                  Pesquisa Urbana Cidade .



Bob Dylan    

“O Falcão Peregrino voa sobre a Estrada”




Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, (Duluth, 24 de maio de 1941) é um cantor e compositor norte-americano.

Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus-russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho.

 Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Mineapolis em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantador folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em New York em 1961.

Carreira 


Um Início de Protestos


Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962, quando lançou seu primeiro disco, "Bob Dylan”, dedicado ao folk tradicional.

 Seu segundo álbum, “The Freewhellin' Bob Dylan”(1963), contendo apenas canções de sua autoria, consagrou o músico com o hit "Blowin' In The Wind", que se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Além desta, canções como "A hards-rain a gonna-fall", "Masters Of War", entre outras, tornaram-se clássicas como músicas de "protesto", embora Dylan mais tarde recusasse o rótulo de "cantor de protesto".


 Estas músicas, que entre outras compostas por ele, abordavam temas sociais e políticos numa linguagem poética, o tornaram um fenômeno entre os jovens artistas folk da época, levando-o ao estrelato folk, principalmente após sua participação no Newport Folk Festival de 1963, onde foi promovido pela "rainha" folk da época, a cantora Joan Baez. O sucesso do álbum "The Times They Are-A-Changing" (1964) apenas consolidou esta posição.

Mas logo Dylan mudou de rumos artísticos, afastando-se do movimento folk de protesto e voltando-se para canções mais pessoais, instrospectivas, ligadas a uma visão muito particular de mundo.

 As questões sócio-políticas de seu tempo: racismo, guerra fria, guerra do Vietnã, injustiça social, cedem espaço para a temática das desilusões amorosas, amores perdidos, vagabundos errantes, liberdade pessoal, viagens oníricas e surrealistas, embaladas pela influência da poesia beat.


 Esta transição se dá entre 1964 e 1966, quando Dylan eletrifica a sua música, passa a tocar com uma banda de blues-rock como apoio e choca a platéia folk, com sua aproximação ao rock.

 Na época, muitos ignoravam que Dylan já havia tocado rock n'roll na adolescência e apreciava artistas country como Johnny Cash, que já trabalhavam com instrumentos elétricos desde os anos 50.


 O sucesso dos Beatles e demais roqueiros britânicos na releitura do rock americano também chamaram-lhe a atenção. Em compensação, foi aclamado pela crítica, ampliou o seu público (mesmo sendo chamado de "traidor" por fãs do Dylan cantador folk), tornando-se cada vez mais influente entre artistas contemporãneos (John Lennon que o diga) e lançando os mais apreciados discos de sua carreira, com uma série de canções clássicas de seu repertório:

 "Maggie's Farm",

"Subterranean Homesick Blues"

, "Gates of Eden", "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)",

"Mr. Tambourine Man",

 "Ballad Of A Thin Man",

"Like a Roling Stone",

 "Just Like a Woman", 


entre outras, lançadas em seus álbuns mais inspirados: "Bringing It All Back Home" e "Highway 61 Revisited" de 1965 e o duplo "Blonde on Blonde", de 1966.

Transição 


Em maio de 1966, após uma tumultuada turnê pela Inglaterra, devido ao formato rock dos shows, Dylan sofreu um grave acidente de moto que o afastou dos palcos e gravações até 1968.

Em seu retorno, surpreendeu o público e a crítica com o álbum "John Wesling Hardin", fortemente influenciado pelo country, tendência que acentuou-se no trabalho seguinte, "Nashville Skyline", que trouxe o clássico "Lay Lady Lay" para as paradas.

 Limitando-se a apresentações esporádicas, das quais a mais importante foi sua participação no Festival da Ilha de Wight em agosto de 1969, além de sua participação no Concerto para Bangladesh, organizado por George Harrison em 1971, Dylan só voltaria a realizar turnês em 1974.

Anos 70 


O que produziu no início dos anos 70 não foi bem recebido pela crítica, considerado muito abaixo de seus melhores momentos.

 Apenas algumas canções destacam-se:

"If Not For You" (1970),

"Knockin' on Heaven's Door" (1973),

 "Forever Young" (1974).

 Mas ao voltar as turnês, acompanhado pelo grupo The Band, retorna a evidência e ao sucesso, principalmente pelo elogiado duplo ao vivo

"Before the Flood" (1974).

 Na retomada da carreira de forma mais ativa, Dylan produz "Blood On Tracks"(1975)

 e "Desire" (1976),

 seus melhores discos nos anos 70,

aclamados pela crítica.

 Deste último, a canção "Hurricane",

 baseado na história de Rubin Carter,

um boxeador negro preso injustamente, foi um sucesso espetacular, ao mesmo tempo que a turnê Roling Thunder Revue (75/76) era aclamada por crítica e público.

Conversão 


Após seu divórcio em 1977, da esposa Sara Lownes, com quem era casado desde 1965, Dylan viveu uma grande crise pessoal, que refletiu-se em seu trabalho artístico.

 Depois de uma turnê mundial em 1978, em parte registrada no duplo ao vivo "At Budokan"

 (gravado no Japão), ele voltou-se para a música gospel, após converter-se ao cristianismo e filiar-se a uma igreja.

 Foi o período mais controverso e polêmico de sua carreira, principalmente por Dylan afastar-se de seu repertório clássico e investir em canções com temática cristã.

 Nesta nova fase, surprendeu seus antigos fãs e se apróximou de músicos do segmento cristão, como Larry Norman, Chuck Girardth Green, em cujo álbum "So You Wanna Go Back to Egypt"

chega a gravar uma participação com sua harmônica.

Mais importante do que isso, motivado por sua nova espiritualidade, Dylan gravou três álbuns:

"Slow Train Coming" (1979)

considerado o mais inspirado dos três, deu a Dylan um Grammy de melhor vocal masculino, pela canção

 "Gotta Serve Somebody".

O segundo álbum, "Saved" (1980),


 teve uma recepção menos entusiasmada, embora na opinião de Kurt Loder da Rolling Stone este álbum fosse superior ao primeiro.

"Shot of Love" (1981) encerra a fase cristã de Dylan.

A despeito da intolerância das críticas à época do seu lançamento, em 2003, o conteúdo das músicas de

 "Gotta Serve Somebody"

 foi depurado, revisitado e redimido por nomes como Shirley Caesar, Helen Baylor, Chicago Mass Choir e outros representantes da música afro-americana, em

 "The Gospel Songs of Bob Dylan",

 um CD que se desdobrou em indicação para o Grammy e em documentário (2006) sobre esta fase.

 O jornal International Herald Tribune declarava que a interpretação afro-americana levava a música de Dylan a um outro patamar.

Anos 80 




Com "Infidels", de 1983, Dylan afasta-se da fé cristã, volta-se inesperadamente para as suas raízes judaicas e parece reencontrar certo equilíbrio artístico.

 Bem recebido pela crítica, é considerado seu melhor álbum desde Desire.

 As apresentações ao vivo, em que volta a interpretar suas canções clássicas, marcam uma reconciliação com seu público.

 Em 1985 participa do especial

 We are the world

com outros 40 grandes nomes da música estadunidense -entre eles

 Michael Jackson,

 Tina Turner,

Ray Charles,

Stevie Wonder

 - pela campanha contra a fome na África.

Dylan continua a gravar regularmente, buscando uma sonoridade

"made anos 80"

ao mesmo tempo em que tenta preservar seu estilo.

 "Down In The Grovy", álbum de 1988,

 passou despercebido, contém várias covers, mas equivale a uma declaração de princípios, com canções

 de folk-rock,

 gospel,

rock,

que demarcam os gostos artísticos preferenciais do artista.

 Depois de uma turnê com a lendária banda californiana

 Grateful Dead,

 ele lança o álbum

 "Oh Mercy" (1989),

 elogiado pela qualidade inesperada das canções e volta às paradas com o super-grupo

Traveling Wilburys,

 formado com os amigos

 George Harrison,

Tom Petty,

 além de Jeff Lynne

 e Roy Orbison.

Anos 90 


No início dos anos 90, Bob Dylan parece dar uma "parada" na carreira.

 Para comemorar e fazer um balanço de seus 30 anos de trajetória, ele volta a gravar

 folk tradicional,

 acústico,

 sem importar-se com o pouco apelo comercial deste gênero nos dias atuais.

 Em 1992 é realizado um show-tributo em grande estilo, com a participação de vários nomes do rock, country e do soul cantando suas músicas:

 Eric Clapton,

Stevie Wonder,

 Neil Young,

 Willie Nelson,

 Lou Reed,

Eddie Vedder

entre outros.

Depois do acústico produzido para a MTV em 1994, Dylan só voltaria com um CD de inéditas em 1997 (Ano que vários outros famosos voltaram a ativa com sucesso, entre eles os Bee Gees.

O álbum

 "Time Out Of Mind" 


ganharia vários prêmios Grammy e foi considerado por muitos uma nova ressurreição artística, confirmada pela qualidade de

 "Love and Theft" (2001).

Neste mesmo ano a revista Rolling Stone publicou uma lista com as 500 melhores músicas da história e em primeiro lugar ficou

 Like a Rolling Stone,

de Bob Dylan.

Atualmente registra-se um novo interesse pela vida e obra de Dylan, com o lançamento oficial de várias gravações piratas, além do lançamento do documentário

 "No Direction Home",

de Martin Scorsese,

 que flagra os anos iniciais de sua carreira

 (1961-1966) e,

 mais recentemente, com

"Modern Times", 


seu novo álbum lançado em 2006,

 com o qual, pela quarta vez na carreira, Dylan conquistou a liderança do ranking dos mais vendidos dos Estados Unidos, vendendo 192.000 cópias na primeira semana.

 A última vez que Dylan tinha alcançado a liderança nos Estados Unidos, foi com o álbum

 "Desire", de 1976,

 que ficou 5 semanas no topo das paradas.

 Antes disso, alcançou o primeiro lugar com o clássico disco

"Blood On The Tracks",

 em 1975,

 e com

 "Planet Waves", no ano anterior.

Pintor 


Bob Dylan também pinta e desenha tendo lançado um livro de desenhos "Drawn Blank" em 1994.

Fez a sua primeira exposição denominada

"The Drawn Blank Series"

no Museu Kunstsammlungen em Chemnitz (Alemanha)

 (onde há obras de Munch e Picasso)

entre Outubro de 2007 e 3 de Fevereiro de 2008 com 175 aquarelas e guaches.

Escritor 


Dylan escreveu o livro Tarântula em 1966, mas só foi publicado em 1971. Foi publicado em Portugal em 2007.







George Harrison
(1943/02/25 - 2001/11/29)






"Claro que eu prefiro ser um ex-Beatle antes de um ex-nazista, mas ainda prefere ser um ex-qualquer coisa."
George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943 em Arnold Grove 12 Wavertree , Liverpool .
Irmão mais novo dos quatro filhos de Harold, que era um marinheiro mercante, e Louise, que trabalhava em um supermercado até que eles casaram em maio de 1930  e, quando seu primeiro filho nasceu, deixou o emprego e, Harold tornou-se um motorista de ônibus.
Educado em Escola Primária Dovedale.
Seus estudos secundários foram realizados no Instituto de Liverpool.
Sua primeira guitarra foi uma segunda mão comprado  de um outro menino na escola.

Quando ela conheceu John Lennon , a qualidade da interpretação de George foi muito mais baixa do que o resto do grupo, chamada naquele  pelo tempo de Banda  João e os Moondogs .
Membro da lendária banda The Beatles .
Na gravação de Noite de um dia duro conheceu Pattie Boyd,
ex-modelo Mary Quant,
com quem iria se casar alguns anos depois.
Editou seu primeiro álbum solo, o triplo All Things Must Pass , no mesmo ano em que os Beatles se separaram .

A gravação de  My Sweet Lord , deixou um reflexo de sua atitude cada vez mais religiosa no Reino Unido.
  
Deu um concerto em benefício do povo de Bangladesh também envolvendo

Ringo Starr e outros, mas os recursos arrecadados chegaram ao seu destino ao longo dos últimos 10 anos.
Fundou sua própria gravadora, a Dark Horse ,
com que publica 33 1/3 (1976),
George Harrison (1979),
Somewhere in England (1981)
e Longe Troppo (1982),
TRAGÉDIA

O ex-Beatle e sua esposa Olivia foram feridos por uma faca na manhã de 30 de dezembro de 1999, George foi ferido no peito, que foi feito por um intruso em sua mansão em Henley on Thames, oeste de Londres.
Harrison e sua mulher lutaram com o agressor, aparentemente um homem de 33 anos de idade, de Liverpool, mas  foram capazes de segurá-lo até a chegada da polícia.
George Harrison morreu em 29 de novembro de 2001 na casa de um amigo em Los Angeles (Estados Unidos ) depois de passar por uma série de tratamentos para o câncer desde 1998.
Discografia (álbuns) 1968 Wonderwall Música Eletrônica Som
1969 All Things Must Pass
19701973 Living in the Material World
1974 Dark Horse textura extra
1.975 1.976 33 e 1/3 de 1979 George Harrison
1981 Somewhere in England
1982 Longe Troppo
1987 Cloud Nine 1992
Live in Japan 2001
Tom Petty


Tom Petty é mais conhecido como o vocalista da banda Tom Petty e os Heartbreakers.
 Ele seguiu uma carreira solo em 1989, gravando essas canções de sucesso como "livre Fallin '" e "Runnin' Down a Dream".
"Se você é falso, eles vão sentir isso na linha mais distante da arena."
-Tom Petty

Nascido na Flórida, em 1950, Tom Petty é um cantor, compositor e músico mais conhecido como o vocalista da banda Tom Petty e os Heartbreakers

.Depois de realizar com várias bandas locais em sua adolescência, ele deixou a escola em turnê com a banda de rock Mudcrutch.
 Embora a banda nunca fez grande, os membros Mike Campbell, Benmont Tench e Petty mais tarde se juntou-se para formar os Heartbreakers.

 Em 1989, ele seguiu uma carreira solo, lançando seu primeiro álbum Full Moon Fever. O álbum continha alguns de seus hits mais famosos, incluindo "Livre Fallin '", "Runnin' Down a Dream" e "Eu não vou desistir."
 Seu próximo álbum, Flores silvestres(1994), ganhou aclamação da crítica. Em 2001, Tom Petty e os Heartbreakers foram introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll.
Início de Carreira


Thomas Earl Petty nasceu em 20 de outubro de 1950, em Gainesville, Flórida.Um dos artistas mais marcantes do rock 'n' roll, Petty começou a tocar com bandas locais, enquanto em sua adolescência. Ele deixou a escola em turnê com sua banda de rock com influências country Mudcrutch.
Enquanto Mudcrutch nunca fizeram grande, que continha alguns dos futuros membros do Heartbreakers Mike Campbell, e Benmont Tench. Petty juntou-se com Campbell, Tench, Ron Blair e Stan Lynch em 1975 para formar Tom Petty e os Heartbreakers. No ano seguinte, a banda lançou seu primeiro álbum auto-intitulado, que contou com duas faixas populares: "American Girl" e "Breakdown".
Sucesso comercial


Depois de resolver alguns problemas jurídicos e financeiros na década de 1970, Tom Petty continuou em seu caminho para o estrelato musical. O terceiro álbum da banda, Danem-se os torpedos (1979), ganhou disco de platina, devido, em parte, o sucesso de tais solteiros como "Não faça Me Like That" e "Refugiados". Petty também cantou um dueto com Stevie Nicks, "Stop Draggin 'My Heart Around", de seu álbum de Bella Donna (1981), com os Heartbreakers emprestando seus talentos musicais para a pista.
Tom Petty e os Heartbreakers encontrou mais sucesso com seus dois álbuns seguintes Promessas Duros (1981) e longo After Dark (1982), que contou com sucessos como "A Woman in Love" e "Você teve sorte." O próximo álbum não se reúnem tão facilmente. Sotaques do Sul (1985) levou três anos para fazer, durante o qual Petty socou uma parede e quebrou a mão, supostamente por causa da frustração. Petty e os Heartbreakers depois excursionou com Bob Dylan, servindo como sua banda.
O final da década de 1980 trouxe muitas mudanças para Tom Petty. Ele enfrentou um revés pessoal em 1987, quando o seu Vale de San Fernando, na Califórnia, a casa pegou fogo, destruindo a maior parte do que ele possuía. No ano seguinte, ele juntou forças com Bob Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne para formar os Traveling Wilburys. Este grupo de astros musicais lançaram seu primeiro álbum auto-intitulado, que ano a comentários quentes e fortes vendas.
Debut Solo


Trabalhando com Lynne, Petty fez uma pausa dos Heartbreakers e colocar para fora seu primeiro álbum solo Full Moon Fever , em 1989. O álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias e marcou sucessos com "Livre Fallin '", "Runnin' Down a Dream" e "Eu não vou desistir." No ano seguinte, Petty reunido com Lynne, Dylan e Harrison para liberar o estranhamente intituladoTraveling Wilburys, vol. 3 , o segundo álbum da banda. (Orbison morreu de um ataque cardíaco em 1988.) O grupo ganhou o Grammy de melhor performance de rock por um duo ou grupo com vocais, uma carreira em primeiro lugar para Petty.
Reunido com os Heartbreakers, Petty e a banda conseguiu o sucesso comercial e de crítica com Into the Great Wide Open (1991). Petty continuou a dividir seu tempo entre a gravação com a banda e seus esforços individuais, produzindo mais alguns álbuns. Seu próximo álbum solo de 1994 de Flores silvestres , foi considerada uma de suas gravações mais fortes pela crítica. Ele tem um descontraído, sensação melancólica a ele com a faixa-título e "É bom ser o rei." Petty venceu o Grammy Award de 1995 para a melhor performance vocal masculina de rock para "Você não sabe como se sente."
Trabalho mais tarde


Em 2001, Tom Petty e os Heartbreakers foram reconhecidos por suas contribuições para a música com sua indução ao Hall da Fama do Rock and Rock. No ano seguinte, o grupo lançou The Last DJ (2002), que criticou a indústria da música. Os críticos foram divididos a este álbum, com alguns chamando-o de "corajoso" e outros dizendo que parecia ranzinza.
Em 2006, Petty lançou o álbum solo estrada Companion a maioria críticas positivas, com "Saving Grace" fazendo uma aparição em ambas as paradas de rock e pop. Nesse mesmo ano, Petty tocou várias datas de concertos com os Heartbreakers em comemoração do seu aniversário de 30 anos como um grupo. Foi também em 2006 que Tom Petty e os Heartbreakers encabeçou o quinto Festival anual Bonnaroo Music & Arts.
Em 2008, Tom Petty e os Heartbreakers realizada durante o show do intervalo do Super Bowl. Dois anos depois, em 2010, Tom Petty e os Heartbreakers anunciou que iria lançar um novo álbum de seu primeiro projeto de estúdio em oito anos-intitulado Mojo , junto com uma turnê de verão. Em 2013, Petty e seus companheiros de banda voltou a se apresentar no Bonnaroo, mais uma vez.
Vida Pessoal


Petty tem duas filhas com sua primeira esposa, Jane Benyo. Ele se casou com a segunda esposa Dana York em 2001.
Thomas Earl Petty. (2014). O site Biography.com. Retirado 00:50, 14 julho de 2014 -