quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

tHe Rolling Stones* (4)

                                                                            
CORAÇÃO ABSOLUTO DO ROCK (4)
        The Rolling Stones*
                  by/necão
                  Texto estilo: “On The Road” > com chuva*

Um transe contemplativo nas cabeças de Mick, Keith, Watts ,Brian e Wyman , quando ouviam o apito do trem nas encarnadas vielas de Londres, lugares em que , as primeiras estrelas do oeste americano apareceram para eles.

O lançamento do primeiro album foi como uma flecha de longa distância na cabeça dos Stones ; Brian queria vencer todas as distâncias e não tinha a intenção de soar como os Beatles.

O céu de Mick dava saltos mortais para a glória , e Keith gritava pelas cordas da sua guitarra milagrosa; Watts movias os lábios intensamente  e tomava água londrina dos bebedouros de Londres , esperando uma chuva de medidas extremas; Bill Wyman, inibido, curtia o inverno da cidade e falava aos ouvidos de Mick; “Não temos definitivamente nada com o som dos Beatles, nossa música tem raízes negras e, uma forte dose de sensualidade, somos ríspidos,rudes e muito mais rock and roll.

O sistema, no inicio da década de 60 ,não era muito propício aos Stones ,na verdade totalmente contrário , e nada disso foi registrado  como folclore na história da banda .

Toda a agitação daquelas ruas estreitas e escuras de Londres , estavam a espera de uma guinada da banda, rumo ao velho sonho de gravar na América.

Oldhan, o empresário do aperitivo com salsichas Frankfurt , numa daquelas noites chuvosas do frio inverno, reuniu Keith e Mick e ordenou a eles , que estava na hora de começarem a compor um número maior de músicas .

Oldhan, mergulhava numa cerveja deslocada e infeliz, e bradava aos quatro ventos , “vocês serão melhor que  Lennon & Mc Cartney, chega de depender só de clássicos do rhythm and blues ou do rock, “viver as custas das próprias canções é muito mais rentável” , gritava Oldhan !
Mick e Keith começaram a compor , e deixaram de lado aquelas canções “Sweet Adeline”, e colocaram em prática um expediente não muito original, davam as canções para cantores desconhecidos que faziam o “merchan” usando a frase : Mais uma canção dos Rolling Stones.


Mas não dava para deixar os velhos tamancos ingleses de lado , as coisas para os Stones eram difíceis, já estava chegando a ano de 64 e, naquele turbilhão todo, Johnson , que era o novo presidente americano assina a nova lei de direitos civis e, a China explode sua primeira bomba atômica; o governo americano estava muito preocupado com a difusão das drogas , principalmente com o LSD.

Naquele mesmo ano a Comissão Warren publica relatório sobre a morte de Kennedy, e tudo fica na mesma.



Cole Porter morre nos estados Unidos , deixando a noite americana da Brodway no fim da linha .


Os Stones, gravam mais um single (64) ,lançam um compacto com uma soberba canção de Bobby Womack , gravação feita em Chicago, nos Studios da Chess , no mesmo lugar em que os mestres do Blues  e do rhythm and blues gravaram seus discos e, com o mesmo engenheiro de som.

A história nos mostrou depois, que esta gravação feita em dois dias , estão  entre as melhores coisas que uma banda de rock jamais gravou em todos os tempos.

Mick , “quebrou a pau” com sua voz caústica , Keith na guitarra colocou uma série de “riffis” como poucas vezes se ouviu no rock .

“It’s All Over Now” e no lado “b” “ Good Times , Bad Times”  que já tinha sido gravado em Londres, mas  notava-se a diferença estonteante entre o som de estúdio dos americanos e dos londrinos; dez a zero para o estúdio de Chicago.

Mais 5 faixas , gravadas naquelas mesmas sessões , foi colocada no mercado em agosto do mesmo ano. “Five by Five “,” Long Tall Sally” e,
“Fine Live Yardbirds”, considerado como um dos melhores compactos duplos  da história do rock.

As apresentações ao vivo dos Stones começaram com vários incidentes , igual a um carro de funerária desgovernado na “On The Road” !

                  01/02/03/04/05/06 > Stones > não deixe de ler no blog*