quarta-feira, 14 de novembro de 2012

C/S/N/Y (09) - leia 1*2*3*4*5*6*7*8




Grahan Nash :  A  César o que é de César !

- De Volta ao Começo –


No disco “Wind On The Water” , obra genial de Nash e Crosby, os convidados, James Taylor, Carole King , Jackson Brownw , Russ Kendel ,Danny Kootch , David Lindley ,Graig Doerce e Tim Drumont , participam sem vontade de aparecer e o resultado é um trabalho exuberante gostoso de ouvir e curtir.

James Taylor & Carol King*

Depois das gravações fazem uma excursão pela América, e Crosby empurrado por Nash , pela primeira vez consegue colocar suas ideias e seus acordes envenenados.

Todo aqueles estudos de acordes de jazz em tom menor, “saem do casulo” , e Crosby começa a colocar aquela sensibilidade peculiar de sua música.

David Crosby*

Crosby falava com Nash : Meu irmão eu sempre gostei de jazz\ meus pais gostavam de folk e música clássica  e, eu até aquele momento em casa nunca tinha ouvido música pop até a chegada dos Beatles

Eu costumava ouvir John Coltrane e Mac Coy Tyner e na verdade foram minhas maiores influências ; Nash dava a maior força para Crosby,  o que fez nascer esta empatia entre os dois que se propagou na carreira dos dois amigos de banda.

McCoy Tyner*

Um dos discos preferidos de Nash e Crosby, na época do começo de tudo, é” The Music of Bulgaria , pelo Bulgarian National Folk Ensemble, devido ao amor dos dois pela música de vocal.

John Coltrane*

Inclusive o resultado disto tudo pode ser ouvido em “Critical Mass , e na primeira metade do To the Last Whale em “Wind On The Water.

Para ilustrar a incompatibilidade dos 4 gênios do C/S/N/Y, um dia os 4 se encontraram e Crosby e Nash mostraram para Young e Stills estas experiências de vocal do compositor polonês Penderecki, Stills não aguentou e Neil Young perguntou: Cadê a letra?

Maestro Penderecki * inspiração arranjos vocais de Crosby e Nash*

Mas as notícias persistiam e, a década de setenta estava cada vez mais quente.
As reuniões para a reconciliação continuavam.

Stills e Young estavam gravando em Miami e se entusiasmaram com as novas gravações e chamaram Nash e Crosby para virem realizar mais uma vez o famoso disco de reunião

.
Tudo “Ok” , os dois aceitaram e voaram para lá, mas na esperança do sonho virar realidade , alguma coisa não fechou .

Nash voltou com Crosby para Los Angeles , para gravar o Lp’ “Whistlin Doown the Wire” e, Stills e Young voltaram a ideia inicial de gravarem a dois o disco “Long May You Rum” .

Nash* & Crosby*

Os dois trabalhos são lançados e o assunto acaba , tudo ficou inviável, ambos tinham que trabalhar em cima de seus lançamentos , sendo que Stills ainda por cima tinha feito um novo lançamento de seu disco solo “Illegal Stills”.

Três trabalhados na rua e,  tudo ficou adiado.

Stills*& Young*

Depois desta fase Neil Young começa a preparar o lançamento de “Chrome Dreams” que já estava pronto e, Stills começa a fazer uma tournée com Chris Hillman e George Terry.


Nash o mais sonhador dizia: Acho que dessa vez nos aproximamos mais do que nunca.

Stills nesta época estava totalmente solto, Neil estava ótimo, os vocais de Crosby e Nash na verdade foram retirados do disco “Lon May You Run”, isto pegou mal, magoou Nash.

Todos eles sabiam do poder que juntos tinham , uma força especial e sabiam que privavam as pessoas (fãns) dessa felicidade de ouvir o trabalho dos 4 juntos.
Stills dizia na época “a última coisa que quero ter é ter Grahan Nash e David Crosby como meus inimigos, mas este disco Stills & Young tinha que sair, a gente não pensava em outra coisa, sem Crosby, sem Nash sem Richie Furay , sem ninguém entre nós.

CROSBY*STILLS*NASH* & YOUNG*

Neil Young não falou nada, apenas disse :”Sem comentários”.

Crosby disse:” É o seguinte – Se vocês estivessem se arrastando p’rum deserto e soubessem de um lugar onde tem um poço úmido e delicioso voltaría pra ver se nós ainda estaríamos neste deserto, vocês voltariam ? Sei não !

Depois de todas estas digressões Crosby, Stills , Nash & Young voltaram a estrada com shows apoteóticos , os 4 só diziam “tudo bem”!

Mas uma catastrófica apresentação em Wembley Stadium na Inglaterra, pela qual deu um “quebra pau”, entre os 4 , e cada um culpava os demais , foram arrasados pela crítica inglesa e se separaram novamente; mais que todos estes problemas era que havia passado a fase de “Woodstock”.


Nash ficou na Inglaterra , sua terra juntamente com Crosby , Stills foi para seu rancho perto de Londres e Neil Young afastou-se mais do conceito de superstar, mostrando-se exausto fisicamente e psiquicamente, decidido a se apresentar só para platéias pequenas .

Quem precisa ser um ponto na distância para 30 mil pessoas , criando oportunidades para guardas se reunirem e impedirem que as pessas sejam felizes(Neil Young).

Continua...