terça-feira, 6 de outubro de 2015

CODE (7) HERMÉTICO


O FRASCO de DEUS


Estudar Deus segundo o hermetismo é como descobrir medidas que faltam para o entendimento sobre o assunto.

Os seis Princípios Herméticos são derivamos e se fundamentam no Primeiro Princípio, que é o "Princípio Mental".

Nesse Princípio é dada a chave para entendermos e interpretarmos "quem" e "o quê" é esse mistério que colocamos o nome de "Deus".

O Hermetismo como uma ciência na área da filosofia tem o objetivo de descobrir o segredo de Deus, do Homem, da Natureza e do Universo.

E a chave para essa descoberta é encontrada ao meditarmos sobre o Primeiro Princípio.



Princípio Mental - Deus no Hermetismo

O Primeiro Princípio Hermético afirma: "O Todo é MENTE; o Universo é Mental."

Esse é o Princípio mais importante em toda sabedoria hermética.
Vamos analisar cada palavra.



O "Todo" da primeira frase refere-se ao que chamamos "Deus", que é infinito e indefinível ao nosso nível de comunicação.
Ao afirmar que esse Todo é "MENTE", significa que Deus é, na verdade, a grande mente universal.
Porém para entendermos realmente o que isso significa, devemos combinar o entendimento da segunda frase.

Como dissemos, todos os Princípios Herméticos são derivamos do Primeiro, e devemos recorrer ao Princípio da Correspondência ("o que está em cima é igual ao que está em baixo") para compreendermos o Primeiro Princípio.

O Todo ("Deus") é "o que está em cima" e o "Universo" é "o que está em baixo". Isso significa que tudo manifesto é um reflexo do imanifesto, significa que o Universo é o Todo manifestado.
Dessa maneira podemos dizer que o Hermetismo afirma que:
 
O Universo é o corpo físico de Deus.

Sendo o Universo um corpo que está vivo, por trás existe uma mente.
Esse é o motivo da expressão que "O Todo é MENTE". Sendo o universo Seu corpo e o Todo uma Mente, o Universo material no qual vivemos é uma existência dentro da Mente do Todo.
Por isso afirmar também que o Universo é Mental.

A matéria e tudo que compõe nosso universo, é somente um estado de vibração dentro da Mente do Todo - vemos aqui o Princípio da Vibração.

O universo ser o corpo manifestado do Todo e tudo estar dentro de Sua mente, concede ao Todo a característica de Onipresença, Onisciência e Onipotência. O Hermetismo é a fundamentação do simbolismo religioso.

Resumindo... o Hermetismo afirma que Deus (O Todo) é imanifestado, é uma MENTE, e que o Universo manifestado em que vivemos é um estado da sua mente (o material).


A tradição cabalista afirma que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e isso é fundamentado também por esse Princípio.
O Todo é Deus, e o Universo é também o ser humano.
Pelo Princípio da Correspondência, nós somos a imagem e semelhança do Todo, do Universo manifestado.
Somos um microcosmo.

Esse Princípio também nos ensina sobre a existência de outros planos de existência, afinal o universo material que estamos é somente uma vibração
existente dentro da Mente do Todo.
Lembrem-se que "Na casa de meu Pai há muitas moradas".


Qual o motivo para o Hermetismo Existir

Nós somos a manifestação e estamos dentro da Mente do Todo, portanto estudar o mundo e decifrar os segredos da existência através da Ciência, penetrar dentro da nossa mente e descobrir os segredos que habitam dentro de nós, é desvendar a Mente do Todo, é conhecer Deus, é conhecer como o Universo e nossa vida funciona e seu papel na existência.
  O Oráculo de Delfos afirmou: "Conhece a ti mesmo e conhecerá os segredos dos Deuses e do Universo".

O Oráculo de Delfos foi um grande local sagrado da Grécia Antiga, dedicado ao deus Apolo (deus da luz, sol, profecia e verdade). 
  
Ele se localizava no pé do Monte Parnaso (região central da Grécia). No centro do oráculo havia um grande templo em homenagem ao deus Apolo.


Os gregos recorriam ao oráculo para perguntar aos deuses sobre problemas cotidianos, questões de guerra, vida sentimental, previsões de tempo, etc. Os gregos acreditavam que os deuses ficavam neste oráculo, junto com ninfas e musas, orientando as pessoas.

O Oráculo de Delfos tornou-se, na antiguidade clássica, um dos mais importantes centros religiosos da Grécia Antiga. Hoje, suas ruínas atraem muitos turistas do mundo todo.


A ORIGEM DO HERMETISMO

A origem mitológica da Filosofia Hermética é o Egito dos Faraós, a Terra Negra onde os Mistérios de Ísis eram praticados, a terra das Pirâmides e da Esfinge onde o culto a morte eram os mais sagrados.

Nessa terra existiu um homem que se declarou o Mestre dos Mestre, pai das Ciências Ocultas e criador da Alquimia, chamado Hermes Trismegistus.

Claro que isso é um mito e não uma realidade, pois é muito comum ser atribuído ao Egito Antigo a origem de praticamente todo o esoterismo existente, inclusive da Filosofia Hermética . E por mais que muitos queiram, isso não é uma verdade.

Hermes como símbolo representa o contato entre o mundo físico e mundo espiritual. Hermes é o deus da magia, da escrita e da razão. O Hermetismo é portanto uma Ciência Oculta que estuda e  busca a compreensão do motivo de tudo ser do jeito que é através da razão e da espiritualidade. Devido a necessidade de uma linguagem que seja uma ponte entre os mundos, a linguagem do Hermetismo é o simbolismo.

Os escritos Herméticos são atribuídos a Hermes, porém se Hermes um dia existiu seu provável único escrito que chegou a nós é a Tábua de Esmeralda.

Todo o restante são obras dos filósofos que investigaram o mundo através da filosofia hermética e consistem em um grande conjunto de sabedoria que devemos explorar.

O Hermetismo como filosofia nasceu na cultura helênica e muitos estudiosos o definem como uma fusão entre o Platonismo e o Estoicismo.

Todas as ditas "ciências ocultas" já existiam antes do surgimento do Hermetismo, porém a síntese e a busca de um fundamento racional e espiritual ao mesmo tempo sobre como essas ciências funcionavam, foram feitas pelos pensadores herméticos da Grécia antiga.

Sua influência existia no pensamento cristão primitivo, mas foi preservado em essência principalmente pela cultura árabe e através das Cruzadas influenciou o cristianismo e todo o destino do misticismo cristão através dos Cistercienses, Templários e Franciscanos - os guardiões do Hermetismo Cristão.

A partir do século XII temos uma lista de homens e Ordens Monásticas extensa dentro do cristianismo que se dedicaram a penetrar nos arcanos herméticos.

Mas isso é história para outro momento...

O Caibalion, a obra que estamos estudando, foi escrita por três autores anônimos intitulados "Três Iniciados". Eles explicaram toda a base e o fundamento do Hermetismo nesse livro, sendo o mais importante ponto de toda obra os Sete Princípios Herméticos que fundamentam todo o propósito do Hermetismo e das Religiões que herdaram os Antigos Mistérios.

O Hermetismo, diferente das tradições religiosas, não afirma como, quando ou porquê tudo que existe surgiu.

Como uma sabedoria oculta, o Hermetismo não revela nada, mas sim fornece as chaves para que nós busquemos as respostas.

Portanto não há "mitologia da Criação", da "quebra do paraíso" ou do "grande dilúvio" dentro dos Sete Princípios Herméticos ou no Caibalion, como há nos Livros Sagrados das Religiões. O Hermetismo estuda o Universo da maneira que é e como funciona.

Se for objetivo de quem se interessar pelo hermetismo penetrar nos arcanos da Criação do Universo, dos Mistérios dos Astros, da Psicologia, Metafísica, Politica, Mitologia, Física, etc, terá como guia os estudos apresentados nos Sete Princípios Herméticos, pois eles revelam como o Universo funciona e se mantêm funcionando num nível esotérico.

Devemos nos perguntar: como isso é possível?

Um simples exemplo de um cientista que tomou seus estudos por base no Hermetismo foi Sir Isaac Newton, Presidente da Royal Society.

Muitos dos seus estudos refletem o Hermetismo, inclusive suas famosas Leis.

A primeira tradução em inglês das Tábuas de Esmeralda foram encontradas em seus arquivos pessoais.

A TÁBUA ESMERALDA


 O texto mais celebrado da Magia Ocidental.

 Apesar de sua brevidade, a 'Tábua Esmeralda', ou 'Tabla Smaragdina' é o texto-chave do Hermetismo, de longa data reverenciado como a síntese de todo o conhecimento Hermético.

. Por séculos os alquimistas descobriram neste documento um poder talismânico, algumas vezes o pintando nas paredes de seus laboratórios ou inserindo-o em seus escritos.

 Até mesmo os iniciantes serão capazes de reconhecer alguns dos seus axiomas, principalmente o 'como acima, assim abaixo'.

 Apesar do respeito com que é encarado, muitos, senão a maior parte dos elementos deste texto são desconhecidos, incluindo as razões de seu misterioso nome.

 Alguns imaginam que este queria implicar que este texto originalmente estava gravado numa esmeralda (embora não se descreva a existência de nenhuma esmeralda grande o suficiente para contê-lo).

 Outros notam que o termo 'esmeralda' freqüentemente era aplicado nos tempos antigos e medievais para outros materiais, como pedras semipreciosas e até mesmo o vidro.

 Antoine Faivre, de outro lado, diz que a esmeralda, como o mercúrio, tradicionalmente era atribuída a Hermes.



Também ninguém sabe quando este trabalho foi escrito.

 Algumas autoridades o consideram como sendo o mais antigo dos textos herméticos, muito mais velho do que o Corpus Hermeticum, atualmente datado dos primeiros séculos da Era Cristã.

 Mas a sua história pública é consideravelmente mais curta.

 Começou a circular no Ocidente na Idade Média, quando foi traduzido para o Latim, presumivelmente a partir do Árabe, e foi colocado como apêndice em vários trabalhos alquímicos, incluindo a edição do Secretum Secretorum (Segredo dos Segredos) de Roger Bacon, escrito por PseudoAristóteles.

 Durante séculos nenhuma versão mais antiga era conhecida e muitos simplesmente pensaram que fosse o trabalho de um alquimista medieval.

 Mas no século 20, estudiosos descobriram versões em Árabe do texto, que jogam a sua data, com certeza, para pelo menos o século nono depois de Cristo.

 Estes textos dizem que a Tabua foi descoberta por um alquimista chamado Balinas o Sábio, que frequentemente é associado com Apolonio de Tyana, um mago semi-mítico do terceiro século depois de Cristo.

 Muitos acreditam que as Tábuas foram originalmente escritas em Ciríaco ou Grego, embora nenhuma versão nessas línguas tenha sido encontrada.

 Talvez a sua origem volte ainda mais para trás no tempo, para alguma linguagem egípcia ou outra, cuja própria existência tenha sido esquecida.

 Alguns estudiosos sugerem que as origens das Tábuas pode ser traçada à Ásia Central e Joseph Needham vai para o oriente nesta busca pelas suas origens.

Textos Referendado por todos os Alquimistas
  


I -  "É verdadeiro, sem falsidade, certo e muito verdadeiro
(A verdade nos três mundos)

II - "que àquilo que está em cima é igual àquilo que está embaixo
(Lei da polaridade, da imantação)
e que àquilo que está embaixo é igual àquilo que está em cima,
(Lei da analogia, lei dos sinais de apoio)
para realizar os milagres de uma única coisa.
(Lei do Ternário e de série, lei das correspondências)

III -  "E da mesma forma que todas as coisas foram e vieram do Um,
(Lei da unidade e da criação divinas, lei do Número)
assim todas as coisas nasceram desta coisa única por simples ato de adaptação.
(Lei da adaptação)

IV -  "O Sol é seu pai, a Lua sua mãe, o vento a carregou em seu útero,
 a terra é sua ama de leite.
(Os quatro elementos: Fogo (Sol), Água (a Lua, elemento úmido),
 Ar (o vento); Terra)
O Telesma (perfeição) de todo o mundo está aí.
Seu poder não tem limites sobre a Terra.


V -  "Separarás os elementos da Terra daqueles do Fogo, o sutil do grosseiro,
 cuidadosamente com grande habilidade.
(Arcano da salvação; separação do espírito (sutil)
 e da matéria (espesso); espiritualização)

Sobe da Terra para o Céu e torna a descer para a Terra e une para si próprio
 a força das coisas superiores e inferiores...
(Leis da involução e da evolução)
Desse modo, obterás a glória do mundo e as trevas se afastarão de ti.

VI -  "Esta coisa é a forte fortaleza de toda força,
(Lei do amor e do sacrifício)
pois vence toda coisa sutil e penetra em toda coisa sólida
(E pela lei do Amor que o Espírito move o universo)

VII -  "Assim o mundo foi criado.
(Lei da realização. Amor e Sacrifício criam as obras duráveis)

VIII -  "Conseqüentemente esta é a fonte das inúmeras
 e admiradas adaptações cujo meio está aqui.

IX -  "Por esta razão sou  Hermes Trimegistos,
 pois possuo as três partes da filosofia universal."
(Conhecimento absoluto dos três planos do universo: divino, astral, físico)

"O que eu disse a respeito da operação do Sol
 está realizado e aperfeiçoado."

OS ALQUIMISTAS*

Fontes: Oráculo dos Delfos / /Tentáculo/
Hermetismo /Oráculo Matrix*
Tradução Nokhooja