quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CODE (5) OLHO DO FURACÃO

  

Galeria do rock

 Centro Sampa*
Admito que nas profundezas da Galeria do Rock existem coisas trazidas pelos deuses em grandes tempestades.

Tudo se move com uma velocidade planetária...gente estranha, tênis do paraguaia, tênis do paraná, até tênis americano do Led Zeppelin flutua nas vitrines das lojinhas entre meteoros e meteorítos.


Gravações de cd’s, fotolitos, livros ,calcinhas com escaravelho, camisetas da Sibéria com estampas dos ídolos dos anos 70... e, muito mais !

Aos poucos você começa a conhecer algumas coisas adormecidas pelos anos, mas que ali dentro da galeria estão vivas.

Bolachões (lp’s) que só nos museus de Londres , você  talvez possa encontrar.

A Pedra Secular também está a venda dentro da Galeria do Rock.

Cabelos afros, “loro” exaustão, vermelho carbônico, tudo se move dentro daquela alegoria-rock.


A escada rolante entre 0 2º e 3º andar sempre está em estado de inércia, e é difícil perguntar ...pra que serve isto ?

Tatoos de ovos de peixe ,caveiras embasadas, múmias em pleno estado de magreza total., estrelas de uma pseuda luz, restos vulcânicos...tudo desenhado na pele - numa cósmica tristeza - da universal busca - de  encontrar alguma utopia para sobreviver, inclusive aquilo tudo.


Justiça seja feita -  a Galería do Rock é uma transgressão - quase essência - de uma força do passado misturado com tintura pra cabelo.


Se você aceitar o fato de que pode comer uma coxinha dentro da Galeria - você estará no caminho certo para encontrar coisas interessantes – até de objetos excluídos que não se encontra mais em lugar nenhum do planeta.


Foi assim como uma bola de bilhar , que eu fui batendo nos cantos da galeria até encontrar o “Universo Gótico”, uma lojinha no fundo do 3º andar vestida toda de preto com algumas velas acessas & incensos a mil ligados na “alta idade média”.


Fotos do povo Godo, pinturas, arquitetura através de esculturas góticas, fotos de reinos da Itália, França e Espanha.

Papo vem ...papo vai... – comecei a me interessar ...e,
quando me vi , estava dentro da Renascença -  numa sexta feira em São Paulo.


A coisa toda foi se desenvolvendo - passei a frequentar a Galeria do Rock toda semana.

Os questionamentos do “eu” sobre a vida  através de personagens introspectivos da literatura chamada “mal do século” (Àlvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu , Augusto dos Anjos ...todos respeitados dentro do mundo gótico.

A ideia toda passava também por Frankenstein (1816) de Mary Shelley , discriminação da estética do horrível e também sobre experiências genéticas.
Edgar Allan Poe também dentro do mundo gótico – principalmente com as obras “O Corvo” e “ O Poço e o Pêndulo”.


Drácula de Bram Stoker o romance de maior influência até os dias de hoje no mundo gótico.

O romance Drácula (descobri) foi totalmente desenvolvido e aclimatado numa atmosfera gótica, quer dizer o seguinte – todo comportamento do vampiro é a própria síntese do Universo Gótico.

Muitos jovens frequentavam aquela loja gótica, todos dentro daquela introspecção do Drácula , angustiados com sua própria condição existencial  - assim ...inserido naquele contexto social de São Paulo isolados na noite em grupos – mas desenvolvendo o máximo de sua capacidade de expressão para compensar seu isolamentos de outras tribos.


Este movimento gótico eu não sabia que começou na verdade de boca em boca – através de livros ( Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Mary Shelley) - cinema (expressionismo alemão – Nosferatu – O Gabinete do Dr. Caligari , Metrópolis), - pintores (Picasso, Dalí) –e a música que chegou devido a toda a expressão obscura da vida em sociedade que vivemos ( a imagem solitária com fidelidade aos sentimentos- mesmo entre as luzes e as trevas – você sem dúvida encontra o belo na arte gótica.


Os  movimentos de contra cultura se irradiou pelos quatro cantos do mundo - o vigor da ideologia punk (expressão de insatisfação) logo se tornaria um estilo de vida .
 Os Sex Pistols – os Ramones um ideário ao sabor de seus anseios.

Aí você começa entender como que bandas em São Paulo começaram a levar público a suas apresentações apenas com “cartaz de muro” – a coisa toda já vinha através destas referências todas pelo cinema – pelo literatura e bandas Inglesas.

Os grupos de São Paulo (Restos de Nada – Garotos Podres - Ratos de Porão – Lixomania – Inocentes e Colerá pegaram a carona neste Universo Gótico  dos Bauhaus – Joy Division – The Cure – Siouxsie and the Banshees – The Cult – The Sister of Mercy – The Mission que foi chamado de GOTHIC ROCK.


Na verdade o corolário do Pós-Punk consolidou o movimento conhecido como Gótico.

A Galeria do Rock -  no Paissandú é uma concha mental que leva a emoções inesperadas – ninguém pode duvidar de que tudo aquilo que você vê nas vitrines da galeria é muito mais profundo do que você pensa, por trás de um tênis da moda ou uma correntinha com medalhinha de uma caveira se esconde uma corrente de pensamentos dirigidos por mestres e bruxos que conseguem ver muito além de nossas limitações.

Abraço a Desedérium (Bruxo Mestre do Universo Profecias ) Pós graduado em Direito , autor e professor há 20 anos  que acompanha as movimentações em torno do cenário       “Underground”  desde 1976. Sem ele não teria sido possível trilhar estes conhecimentos do Universo Gótico.

GALERIA DO ROCK