terça-feira, 25 de setembro de 2012

C/S/N/Y (02)


                                                                                    
“Doutrina do Vocal”

DAVID CROSBY * ( 02 )

- Amargura Totalmente Genial –


 - De volta ao Começo -

David Crosby* nasceu em Los Angeles, em 14/08/1941.
-                                                                                                   by*necão


Sempre fui um sonhador extraordinário , nunca fui um trabalhador extraordinário, quando descubro que Crosby nasceu em Los Angeles me vem a mente os escritores geniais dos Estados Unidos onde surgiu o “Noir Fiction”, “Crime Fiction” ,” Screenwriter”, James Ellroy (Los Angeles), Edward Bunker (Los Angeles), J.F. Freedman (Los Angeles) , Raymond Chandler ( Chicago ), Dashiell Hammett (Maryland ), Ross MacDonald (Los Gatos – Califórnia ) .

LOS ANGELES

Crosby, era filho de cineasta (Floyd Crosby), e sempre teve este ar de dignidade olhando para frente. Por isso quando ouço Crosby e seus vocais fora da lei, penso nestes escritores que leio e releio até hoje
.
Desde cedo Crosby gostava de música folk, enquanto o mundo se entendiava, Crosby tocava nos circuitos da California, Nova Yorque, como cantor e violonista.
Os temas folclóricos iluminava Crosby , e seus acordes pareciam que tocavam o mundo com um dedo.

Fez parte de um grupo intinerante chamado Les Baxter’s Balladeers , e seu amigo de rua era um cara chamado Jim McGuinn , que abria os shows de Bob Darin nos cabarés de Las Vegas, tocando musicas dos Beatles com um violão de 12 cordas , fazendo dueto com Gene Clark.

Mc Guinn*

Não era uma obra de “littérateur”, então Crosby que sempre entendeu muito de harmonizações foi chamado para participar das apresentações e arrumar os vocais.
Resolveram sair daqueles shows de Bob Darin , devido ao fato de suas janelas musicais ficarem sempre fechadas , ao invés de lhes trazer inspirações , cortavam suas azas.
Convidaram então um músico caipira para fazer parte da banda de nome Chris Hilmann que trouxe junto para o baixo Mike Clarke.

CLARKE , MCGUINN ,CHRIS HILMANN

Pronto, aí estava nascendo os Byrds, que antes se chamou Jet Set.
Crosby, no início ficava meio de lado, não aparecia muito, era o homem do vocal por sua voz rara, tanto aguda, como grave /media , afinação perfeita.
Era tipo assim um pomar de vozes, que Crosby derramava por sobre os Byrds, mas sempre na sala de baixo com um muro que cerca o jardim de toda aquela maravilha de vozes tortas e dissonantes.

Crosby também começou a se revelar um compositor de letras políticas bem feitas e, começou a ser celebrado fora da banda.
O rapaz que usava capa de veludo nos Byrds , que servia verdadeiros banquetes de vocal ao grupo , e que ninguém dava muita atenção, acabou se transformando numa das figuras principais da banda (Byrds).

THE BYRDS*

1964 – Byrds assina com a Columbia e, no ano seguinte gravam seu primeiro lp’ - quando Bob Dylan levou a eles em Los Angeles o clássico Mr.Tamborine Man, que Dylan já tinha gravado e só não tinha lançado.

Bob Dylan era amigo do produtor e gostou do ensaio dos Byrds , pronto estava feita a estrada.


Mr. Tambourine Man , foi lançado em compacto pelos Byrds e virou sucesso instantâneo.

          
A Banda já tinha uma identidade nos vocais (Crosby) diferente e, que deu a canção de Dylan uma personalidade que transformou a canção no que seria o inicio do folk rock.
Os Byrds  embora tivessem sucesso , sempre apareciam “buracos” na banda , tudo era muito tumultuado com os componentes saindo e entrando que não se conformavam com a linha comercial traçada.

O segundo disco da Banda , o memorável “Turn!Turn!Turn! , foi lançado dez meses depois , foi um dos discos mais vendidos dos Byrds .

O trecho da Biblia tirado para a canção (Eclesiastes 3:1-8), a gravadora considerou muito forte para a época do “flower power de tudo numa nice!”
Os Byrds não gostaram de como a gravadora reagiu.


No trabalho seguinte, os Byrds continuaram na sua estrada de experiências eletrônicas com o disco 5th. Dimension (temas espaciais), com alterações da estrutura espaço /temp , foi chamado pela história americana como o “Rubber Soul” dos Yanques (foi proibida nas emissoras americanas por supostamente veincular este trabalho com “baratos afins”.

 A faixa que mais levou a isso foi a canção “8 Miles High”, e que abriu no dizer dos americanos para o “Acid-Rock” da banda Jefferson Airplane e outras da mesma levada.

JEFFERSON AIRPLANE

David Crosby, neste trabalho, precisamente na canção “What’s Happening”, fez sua primeira gravação sozinho , tocou uma guitarra que imitava uma cítara e, abriu a passagem para outro caminho que os editores de música chamaram de “raga-rock”, (música oriental misturada com a ocidental). Este disco foi sucesso, chegou aos primeiros lugares da parada americana.


A banda começou a viajar para todos os cantos da América; Gene Clarke começou a ter sonhos de fantasmas, humor negro dentro dos aviões, tudo isso, mais o medo de avião , fez que Gene se afastar da banda.

Crosby então passou para o segundo lugar na banda, aumentou sua influência e a mesmo tempo seu antagonismo com McGuinn.

Seus planos divergiam – Crosby continuava explorando o West Coast Sound, com idéias mais politicas e sociais, McGuinn mandando ver no seu rock-ficção científica .


DAVID CROSBY*
Crosby então começou a se interessar por grupos mais dentro do que ele estava pensando em termos de música , Jefferson Airplane e Búffalo Springfield , conversava sobre músicas mais com eles do que com a banda Byrds.

BÚFFALO SPRINGFIELD*

1967 – O Pau Quebrou entre eles, furiosamente , egos e mais egos em conflitos diariamente . As apresentações ao vivo era um horror , uma irresponsabilidade total e desnuda . McGuinn e Hilmann fumavam no palco e olhavam para o relógio, quando Crosby solava com sua garra e emoção fazendo o público vibrar.

Chegaram ao ponto final quando gravaram o lp’ “Younger Than Yesterday”, que teve uma vendagem expressiva no ano de 1967.

Nesta oportunidade Crosby fez uma canção de nome “Triad” que relatava uma caso a três , McGuinn , recusa e não grava.

ROGER MCGUINN & DAVID CROSBY*

Esta canção depois foi levada por Crosby a banda Jeffersom Airplane.
Outra canção do Crosby que foi então gravada, mas que McGuinn detestou tinha o nome de “Mind Gardens”; Crosby já estava colocando em prática seu estilo totalmente diferente dos Birds e que desenvolveria depois com o Crosby/Stills/Nasch & Young.

NASCH * CROSBY * YOUNG * STILLS *

David Crosby naquela fase,  acusou McGuinn de ser um jogador comercial para continuar faturando em cima de Dylan , com a canção “My Back Pages” , que foi incluída no lp’.

A briga foi total, fechou o clima , bate bocas infernais , certo dia Mc Guinn chegou no seu Porche , junto com Chris Hilmann ,e disse que Crosby era maluco, e que era impossível trabalhar com êle , que Crosby não cantava nada, fazia sons que ninguém entendia, vocais difíceis  de realizar e que os Byrds ficaríam melhor sem David Crosby.

Crosby saiu , cansou daquelas perguntas : - O que quer dizer isso ? O que significa aquilo ? O que isso simboliza ? Esta voz será que é ?

A CBS entra no jogo e compra o artista solo David Crosby.

Nesse meio tempo a banda Búffalo Springfield se dissolve e Crosby começa a se encontrar e tocar com Stephen Stills ex-Búffalo  -  e, se tornam grandes amigos.

DAVID CROSBY*

A  CALIFÓRNIACROSBY , temas que  ocupam o pensamento de homens inquietos, o Urso como símbolo , o deserto de Mojave , Los Angeles a capital mundial de comer dentro do carro, cidades que serviram de inspiração para várias histórias , Pasadena , Long Beach , o Oceano Pacífico onde desembocou o sonho de muita gente, onde o índio Tesuque escreveu "quem vence o medo é livre",  onde a Banda Eagles fez a música "Take it Ease", onde tem um Gran Canion de 465 km  de comprimento , onde existe uma floresta de pedra  dos "Cowboys Durões , onde John Fante lançou no deserto seu primeiro livro, onde cantaram 
The Mamas and Papas , a Califórnia Dreaming, onde Steve Maguinn , rodou a 300 por hora no filme "Bullit",onde Jack Kerouac dormiu nas areias do oceano Pacífico , onde Peter Fonda ,Denis Hopper  transitaram com suas motos ao som de "Born To Be Wild" da banda The Byrds, onde existe um " Tesouro Cheio de Partituras ", onde nasceu a idéia da " Route 66 ", (Tulsa) , onde tem uma cidade que tem a forma de uma panela, uma terra descoberta , cultivada e explorada da maneira mais sacrificada possível.
...e assim vai... o vento levando aquela pó todo final de tarde para as ruas de LOS ANGELES A TERRA DE CROSBY*...

                                              continua.....C/S/N/Y*