segunda-feira, 17 de março de 2014

LAWRENCE FERLINGHETTI*


- Lawrence Ferlinghetti vai  publicar seus diários de viagem -


Revistas , cobrindo 1950-2013 , vai lançar luz sobre as paixões e as relações com geração beat políticos de 94 anos de idade.

Poeta , Coração da geração beat ... Lawrence Ferlinghetti .

Lawrence Ferlinghetti , poeta que foi julgado por acusações de obscenidade após a publicação Howl de Allen Ginsberg e outros poemas em 1956, vai abrir a  liberação de seus próprios diários de viagem , que abrange mais de 60 anos de sua vida .

Ferlinghetti , que aos 94 é conhecida como uma das últimas ligações de vida com a geração Beat, vendeu as revistas para Liveright Publishing, parte da WW Norton, via agente literário de Jack Kerouac / Sterling Lord , o New York Times revelou .


 Cobrindo 1950-2013 , e incluindo diários de viagem e cadernos , os livros falam de viagens de Ferlinghetti para Cuba durante a revolução de Castro , para a África , Haiti e México , a Espanha de Franco , a Rússia Soviética e Nicarágua sob o comando dos sandinistas , bem como o tempo que ele gastou  na Itália e na  França.

Eles serão reunidos e publicados em setembro do próximo ano, a escrita em toda a paisagem : Viagens Revistas (1950-2013) , disse o New York Times, e vai lançar ", como muita luz sobre as paixões políticas do Sr. Ferlinghetti como em suas relações com a batida  beat  dos escritores da alma beat  " , abrangendo também os seus encontros com grandes escritores como Ezra Pound e Pablo Neruda.

"Isso mostra um Ferlinghetti muito mais político , uma voz para os poetas da dissidência ",  o editor Robert Weil disse ao jornal .


 "É quase apenas as batidas . É um compromisso real com a maior parte do século 20, embora existam retratos dos beats que nunca vi. " O acordo também incluiu dois out- of-print livros de viagem do autor , 1970 A noite mexicana e 1984 de os sete dias na Nicarágua Libre .

Ferlinghetti , nascido em 1919 em Yonkers, serviu na Marinha os EUA durante a segunda guerra mundial antes de estudar na Universidade de Columbia e da Sorbonne .
 Em 1953, ele co- fundou a livraria City Lights , em San Francisco, o lançamento da editora City Lights dois anos depois.

Robbie Robertson*Mike Mclure*Bob Dylan & Alan Ginsberg*-City Lights books -San Fran(1965)  

 Em 1956 , ele lançou de Ginsberg Howl , que abre com a famosa frase : "Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos , nus" , e foi preso sob a acusação de obscenidade , passando a ser absolvido no julgamento.
Hoje, as luzes da cidade é visto como o coração da geração Beat, e ele próprio Ferlinghetti é o autor de mais de 30 livros de poesia , incluindo o de um milhão de cópias vendido A Coney Island of the Mind , lançado em 1958.

 No poema Constantemente Arriscando Absurdo , ele escreve que o papel de um poeta naquele tempo era : " Constantemente arriscando absurdo / e morte / sempre que executa / acima das cabeças / do seu público / o poeta como um acrobata / sobe em rime / a um fio de alta de sua própria criação " .

Ferlinghetti também é um pintor , tradutor, dramaturgo e romancista e o destinatário de uma série de prêmios , incluindo o prêmio Lifetime Achievement Aliança do Autor. 

Ferlinghetti (2014)
 
Em 1994 , acidade de São Francisco renomeou  uma rua em sua homenagem.

• theguardian.com , segunda-feira 17 de marco de 2014 11.29 GMT –
Fotografia: Sarah Lee .