terça-feira, 10 de dezembro de 2013

John Lennon *



John Lennon




 lançou os mais aventureiros, e ocasionalmente confusos, discos solo após os Beatles se separarem.
 Afinal de contas, " Revolution 9 " foi idéia dele. Quando Paul McCartney aproveitou a ocasião para saciar suas fantasias de estúdio em seu LP de estreia  solo , Lennon usou o seu primeiro álbum pós- Beatles como uma sessão de terapia , escrevendo confissões sobre sua infância , mãe e neuroses.
 E quando ele fez uma pausa de cinco anos em meados dos anos 70 , o seu álbum de retorno era tudo sobre suas férias e seus novos papéis como pai e marido fiel . Claro , também houve excursões , ruídos e art-rock.



Single ( 1969)



Lennon ainda era um Beatle , quando ele lançou seu primeiro single solo , que foi originalmente creditado como co -escrita Lennon - McCartney .
 Apesar da fidelidade desorganizado ( que foi gravado em um quarto de hotel em uma única tomada durante uma de Lennon e bed- ins de Ono ) e perspectiva anti- guerra, " Give Peace a Chance ' conseguiu torná-lo para o 14 º e passam a se tornar um grito de guerra para os povos amantes da paz para as gerações vindouras.



John Lennon / Plastic Ono Band' (1970)

Mother


Lennon conduziu seu primeiro álbum solo (não contam os três LPs experimentais que ele fez com Ono ) como uma reflexão sobre a sua infância conturbada , principalmente sua relação com seus pais.
 Ele mal sabia que seu pai, que deixou a família quando John ainda era jovem, e ele raramente viveu com sua mãe.
 Mas ele estava perto de sua mãe, e esta homenagem a ela ( ela morreu quando Lennon estava em sua adolescência ) é uma pista fundamental  para descobrindo os efeitos do coração de John .
 Não é fácil de  ouvir - gritos catárticos de Lennon que vem de sua alma.



Single ( 1970)

" Instant Karma ! ( We All Shine On )


Como em seus dias dos Beatles , Lennon lançou um punhado de singles que nunca apareceram em um álbum " é o melhor deles Instant Karma”
. Foi seu primeiro solo atingindo . E isso foi escrito, gravado e lançado em 10 dias.
 Beatles sideman Billy Preston toca órgão, George Harrison toca guitarra e Ono  junta todo mundo para o coro singalong . É uma das canções mais populares de solo de Lennon , uma fatia de catchy pisoteando , difusa religião pós- Woodstock.

'

 "Imagine" (1971)

' Jealous Guy'



Uma das canções mais populares de Lennon não foi lançada como single  nos EUA até 1988. Mas é uma pista chave em "Imagine ", seu primeiro álbum solo -  e o primeiro que soou um pouco como um álbum dos Beatles (foi precedido por três LPs experimentais , um registro ao vivo e sua estréia solo apropriado " John Lennon / Plastic Ono Band ", uma sessão de terapia musical).
 Escrito como " Child of Nature " durante os Beatles 1968 viagem à Índia, Lennon re- escreveu a letra como uma combinação de desculpas e hippie espiritismo.
 Musicalmente , é um dos momentos mais bonitos de Lennon .



Single ( 1971)

Happy Xmas ( War Is Over) 


De Lennon em férias perene começou a vida como uma canção anti- guerra, mas ao longo dos anos tornou-se um clássico de Natal .
 A mensagem de paz e amor funciona nos dois sentidos.
 Gravado ao longo de um par de dias com os músicos do Harlem Community Choir , 'Happy Xmas ( War Is Over) ' era uma extensão de Lennon e Ono campanha de paz .
 O esperançoso " guerra acabou " refrão pode parecer um pouco prematuro, mas é um sentimento bonito , no entanto.


Imagine" (1971)


Lennon reconhece antecipadamente que "Imagine ", seu best-seller  mais popular canção solo, é um pouco ingênua : " Você pode dizer que sou um sonhador ", ele canta .
 Mas isso não tira qualquer um do poder é embalado ao longo dos últimos 40 anos.
 Enquanto o planeta continua a destruir a si mesmo , e enquanto houver guerras, a mensagem da canção 
nunca vai sair de moda. 
'Imagine' foi coberta por toneladas de artistas ao longo dos anos , mas nenhuma versão se aproxima de reflexões de Lennon despojado mais graciosa de piano e cordas,  .
 É uma grande canção, tão majestoso como é atemporal.


Mind Games ' (1973)


Lennon escreveu originalmente ' Mind Games ' - pelo menos o esqueleto ele  escreveu- durante as gravações dos Beatles nas sessões de  Let It Be .
 Em 1973 , tornou-se a faixa de abertura , título sintonia e único single de seu quarto álbum solo.
 O resto do álbum é mais uma confusão sem foco, mas os lindos sonhos características  de Mind Games é uma das melodias mais refinadas de John Lennon .





Walls and Bridges  (1974)

Whatever Gets You Thru the Night 


Surpreendentemente, esta foi o primeira  (1) de Lennon simples (' Starting Over " também atingiu esse ponto depois que ele morreu ) .
 Ele foi o último Beatle para acertar a primeira posição como artista solo (sim, mesmo Ringo tinha um número 1 único antes de Lennon ) .
 Alimentada pelo piano de Elton John, " O que quer que você recebe Thru the Night 'é um dos cortes de Lennon breeziest solo.
 Mas ele tem uma explosão de corte solto com seu amigo Elton , que também fornece backing vocals .



Double Fantasy' (1980)

(Just Like) Starting Over




Depois de lançar 'Rock ' n ' Roll' , um álbum de rock and R & B cobre , em 1975 , Lennon fez uma pausa para criar seu filho Sean e se tornar  dono de casa de Yoko Ono.
 Duas semanas depois de seu 40 º aniversário em outubro de 1980 , ele quebrou o silêncio com este único retorno de seu primeiro álbum em cinco anos.
 Desde o seu título piscando para a batida reminiscência / estilo anos 50,  " (Just Like)
 Starting Over ' sinalizou um renascimento criativo para Lennon .
 Um pouco mais de um mês após o lançamento do single, ele foi morto.





Se você queria saber o que Lennon estava fazendo durante a sua pausa de 5 anos , basta ouvir “Watcching the Wheels” do disco “Duble Fantasy”.
 Ele aborda os críticos que  perguntavam como ele poderia desistir de sua fama para um estilo de vida mundano , empurrando de lado a música " jogo " em favor da felicidade doméstica .
 "Não mais andar na Merry-go- round, eu só tinha que deixá-lo ir ", ele canta . Você quase pode vê-lo sorrir .