terça-feira, 24 de janeiro de 2012

tHe Rolling Stones* (7)



Brian Jones , dedilhando o citar depois de George *
 
CORAÇÃO ABSOLUTO DO ROCK* (7)
tHe Rolling Stones *

by/necão
texto / estilo : Novos Escritores de Nova Yorque
regado a Whisky Cowboy *


Em setembro (65) ,sai o primeiro disco dos Stones gravados inteiramente em estúdios americanos.

Salve a selva de concreto! Diziam os Stones, quando saiam para o lanche, sempre no terceiro andar daqueles edifícios gigantescos , em comidas servidas em frigideiras com espátulas de madeiras com imensos refrigerantes , seguidos de saquinhos de biscoitos. Estamos na América
dizia Brian, desfolhando um mil folhas americano.

“Out of Our Heads”, trazia 4 faixas assinadas por Mick e Keith , com destaque para as pauladas “I’m Free & Heart of Stone” ,uma viagem Heavy-Metal . Abria este 1º lp’ Americano a música “She Said Yeah”,
que ainda contava com canções ,tipo assim > “saindo do closet embrulhada  com uma enorme toalha de cor preta” > as exelentes “Mercy Mercy” & Talkin About You”.

Mick , depois de sacar o som dos Estúdios americanos, comparava com o trabalho dos Stones gravados nos estúdios ingleses e não se continha :- “Eu nunca entendi como é que os Beatles conseguiam um som tão bom, pois eles gravavam na EMI inglesa , que tinha um estúdio totalmente ultrapassado.

George Martin o produtor dos Beatles foi o responsável por aqueles milagres no estúdio inglês , naquela época poucos entendiam do assunto, e Martin não era nenhum aventureiro.

Brian em suas viagens entre o frigobar e aqueles vinhos “yankees”, que não suportava, bradava aos 4 ventos do quarto de hotel, >” ...eu reconheço que existem três razões pelas quais os astros americanos do rhythm and blues não fazem sucesso junto aos adolescentes na Inglaterra, apesar de tirar este som demoníaco e grandioso ajudados por estes estúdios fantásticos. Primeiro eles são velhos; segundo são negros e, terceiro, porque são feios .

As revistas americanas estampavam na capa o sucesso de Satisfaction, Mick, chamava seu agente e perguntava “o que vamos apresentar depois dessa “pauleira” toda, nada vai causar tanto impacto .

Keith , Mick , Brian , Watts e Wyman , se trancaram em suas garagens alucinadas , e fizeram uma ”overdose musical” , pragmática e eficiente >” Get off Of My Cloud , bem na estrada da “The Last Time” , colocaram também neste trabalho “Twist And Shout”, e gravaram com a bateria isolada (primeira banda a fazer isso em estúdio) de Charlie Watts que fez da sua abertura uma das mais reconhecidas batidas de todos os tempos e se eternizou no mundo do rock and roll *.

Poucas vezes um ritmo foi tão bem posto com tamanha eficiência.No  lado “B” do compacto na Inglaterra , colocaram “ The Singer Not The Song”.

Mick , no programa “The Real World” disse :- “O que nós fazemos é barulho. Isto é tudo.Você pode ser gentil e chamá-lo de música”.

*1965 o mundo explode longe , muito longe e as migalhas caem sobre Copacabana : - Vietnã : O norte passa a ser bombardeado regularmente pelos americanos ,

 República Dominicana, invasão pelos Estados Unidos, agosto > conflito militar entre Índia e Paquistão , Lei facilita os negros como eleitores nos Estados Unidos, Concílio Vaticano II > grandes modificações para a Igreja Católica, > Morre T.S. Elliot,
Somerset Maugham e Nat King Cole .

O Novo estilo era o de não ter estilo algum, diziam os Stones. O “In” esta “Out” ! Vocês tem que entender o espírito da coisa !

Começam os problemas com os Rolling Stones  > ...
Keith... 

 leia 1/2/3/4/5/6/7/ >Stones...