sexta-feira, 13 de abril de 2012

tHe Rolling Stones (11 )*




tHe Rolling Stones (11)

Coração Absoluto do Rock

by*Necão

Texto*estilo: Efêmero


A trindade (Mick, Keith e Brian ) começaram a partir daquela reunião na casa de Brian Jones, a pensar alternativamente.

Mick, depois daquele papo forte, no dia seguinte , nos estutdios da Decca, disse: “ O melhor dos mundos não existe, mas podemos apostar e desenvolver reflexões sobre nosso trabalho musical, e ao mesmo tempo, sermos solidários entre nós ; existe uma rede der possibilidades para os Stones, e o nosso desafio é pensar com o que temos e , desenvolver aprendizagens. Tudo é fundamental no rock que esta acontecendo hoje, inclusive nossa briga com os Beatles.
                                                                           
O resultado dessa tomada de consciência resultou no disco > “ Their Satanic Magesties Request”, lançado em novembro de 1967. Este trabalho ficou conhecido como”Satanic” ,em meio ao progresso natural do grupo, dentro da “onda psicodélica” do rock que estava pintando no finalzinho dos anos 60.

Músicas interessantes como “Citadel”, “In Another Land”, Shes a Rainbow” ou “2000 light Years From Home”, fez parte deste disco.

Outro fato importante foi a presence de Brian , que fez a direção musical e colocou um clima exótico que existe em todo disco, resultado de seu interesse pelas coisas do Oriente e inovações que a eletrônica começava a introduzir nos estúdios da Decca (1967).
                                                                               
A capa do disco foi feita em 3 dimensões com investimento de 25.000 libras feita pela gravadora.

Este trabalho (arte) , foi uma resposta para os Beatles, os 4 vieram na capa, escondidos entre flores (o que não foi nada original ), no encarte alguns pedaços de mapas, onde aparece cidades brasileiras exóticas.

Chega o ano de 1968, o clima começa a ficar pesado no mundo inteiro. Robert Kennedy e Martin Luther King  são assassinados.
                                                                        
O ambiente estava tenso e, nada melhor para os Stones para a volta triunfal da banda.

“Jumpin Jack Flash”, é o nome da música que vem para levar a Banda as luzes do “Sleeping bag”, e do sucesso.

Toda energia acumulada, eles conseguem colocar nesta captar e colocar nesta “porrada sonora”, com Keith fazendo um “riff” de guitarra massacrante , junto da voz de Mick, cada vez mais impaciente , além de toda banda segurar magistralmente a parte rítmica.
                                                                            
Eles conseguem ainda, um grau natural de distorção que resulta num “som sujo”, como bem convinha a um disco do Stones.(marca registrada que se eternizou)

As coisas estavam indo bem, quer dizer, nem tanto...,dia 11 de junho, Brian vai a mais um julgamento em um tribunal de Londres.

Mick aproveita esta pausa e, faz sua estréia num pequeno filme de nome “Performance”, e estréia como ator.

Começam a surgir rumores que Eric Clapton poderia se juntar ao grupo pois o Crean (banda de Eric), já havia se desintegrado e todos sabiam dos problemas de Brian.
eRIC cLAPTON                                                                             
Mick , sempre querendo preservar a banda, telefona a Bill  e a Brian , pedindo algumas músicas, pois um novo disco estava nascendo na cabeças de Keith e Mick que sempre estavam juntos pelas sinuosas e longas ruas de Londres.

Quando se reuniram de novo nos estúdios da Decca, Mick e Keith já haviam composto mais de um part de canções e de repente já havia mais algumas prontas.

Houve uma verdadeira rejeição ao material de Bill (contrabaixista) e de Brian.
                                                                              
Bill Wyman encarou numa boa , pois suas canções eram muito ruins , Brian ao contrario, ficava horas sozinho sentado no estúdio, com crises de choro e com participaçães problemáticas nas gravações.

Keith, para suprir estes problemas todos , dobra as guitarras, além de contar com a colaboração de Eric Clapton , Dave Mason e Nick Hopkins nos teclados.

Surge em setembro de 1968 “ Street Fighting Man” , um balaço nas ventas dos rocKeiros, que foi proibido nas rádios americanas – principalmente em Chicago onde os distúrbios alcançavam proporções admiráveis. As autoridades alegavam que a música incitava as pessoas a violência e a desordem ._Mais um sucesso dos STONES , que arrebatou o planeta rock.
                                                                              
Keith nesta fase gritou pelos jornais de Londres :” Subversivos, é claro que somos nós sunversivos. Mas isso se eles realmente acreditarem que nós podemos começar uma revolução”.

Em “Street Fighting Man” , surge a famosa frase , que 10 anos depois sería o grito de guerra de toda uma geração, principalmente os Punks :”Mas o que pode fazer um pobre rapaz, exceto cantar para uma banda de rock’n’roll, pois na sonolenta cidade de Londres, não há lugar para um lutador de rua.