quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A FILHA DO DR° OZÉAS*





          A FILHA DO DOUTOR OZÉAS

                                                            by*Necão* década 60

Ninguém poderia prever a que horas ela passaria na avenida.
Eu , o Índio, o Zeca, o Lico, o Carlos Baladão,e alguns estranhos a nós;a turma do Agrimer, alguns do Aliança , e outros do Comércio, ficavam também a esperar o inusitado automóvel Ford Perfect (1947), do dr. Ozéas, que todos os sábados , ia buscar sua filha em Porto Alegre, que estudava num daqueles Colégios em que as meninas num “dolcefarniente”, tinham aulas de latim, francês, inglês e eram protegidas dos amores infelizes.



Quando o carro apontava lá no Bar Garça, alguém gritava : é ela ,um silêncio fulminante segurava o último sopro de todos nós, então ela passava como um jato, e depois com um esforço supremo, voltávamos a realidade, e a luz da alma, voltava a acender ... o que tú conseguiu ver... o Zeca bradava, eu vi o cabelo dela, o Índio discursava, pô não deu pra ver nada o dr, Ozéas me paga, não vou mais consultar com ele...o Carlos educadamente , eu vi os braços... o Lico no luxo , as mãos ...que mãos , ela deve tocar piano... eu olhava pro todo , mas não via nada , apenas um vulto , e eu como um náufrago, ficava perguntando como é isso , como é aquilo...enfim !

Todo mundo ficava comentando , levado por um indefinível impulso, toda aquela índole, toda aquela elegância,aquela coisa poética e fidalga da filha do dr. Ozéas.
Aquela “Ilha do Tesouro” em que nós vivíamos por momentos terminava, pois ela morava lá em cima numa casa , que pra nós era um castelo de príncipes e princesas,e que nossa imaginação viajava por ricos toucadores, com espelhos de cristal, com velas côr de rosa muito acima dos primores do luxo.

O engraçado disso tudo, é que ela tinha um lugar especial em nossas cabeças, aquela coisa que a gente guarda na gaveta, e vê, de vez em quando.


O zeca, certo dia fez um desenho da filha do dr. Ozéas,
...me lembro que todos deram opinião pra aquele esboço,
...alguns achavam que tinha de colocá-la num chambre de seda...na parte superior , abaixo da gola um brazão de ouro com um lindo monograma bordado
“A Filha do dr. Ozéas.
                                                                             
Os cabelos lisos natural, tipo assim Natalie Wood, (West Side History);as mãos de Stravinski,longas e cheia de dedos, pra colocar os anéis mais finos da Joalheria Líder, a mais cara da cidade.
Tudo com muita arte, os pés ágeis de bailarina ,um turbilhão de imagens misturados a fábulas antigas de carruagens escarlates, com muitos enigmas.

Tudo era cintilante, e todos chegavam a sentir no ar o perfume da Coty, quando o assunto era a filha do dr. Ozéas.

Nunca chegamos a conclusão unânime quanto ao rosto e ao corpo, ficávamos exaustos de tanta discussão, fizemos até num domingo, uma” campana” perto da casa dela , mas só de longe ela aparecia por entre as cortinas daquelas janelas de cinema.

Ela não freqüentava os Clubes da cidade, raramente saía pelas nossas ruas, a gente pensava nela olhando as estrelas, as flores, nos cartazes do Cine Imperial,ou em alguns versos que de vez em quando a gente ameaçava fazer.

Ela não era aquela coisa de amor eterno, a turma toda pensava nela como uma valsa, um primeiro raio de sol ,naquela cidade que nos acordava aos poucos por detrás dos muros de nossas fantasias de guris.


A nossa comunidade tinha três médicos ...dr.Paulo, dr.Erwino e o dr. Ozéas, este era especial, quando a gente avistava ele na faixa, o assunto era falado á noite, a filha do dr.Ozéas.
Todos dormiam sonhando com a festa nupcial da filha do dr. Ozéas , (-) aquela incrível situação durou alguns belos anos, aquele verniz da nossa juventude encontrava na filha do doutor ,momentos para “papos” de imaculada pureza em busca daquele mistério que ficou inalterado ,pois nenhum de nós, viu de corpo inteiro a filha do doutor Ozéas...talvez o Lico tenha visto , mas não nos contou !

p.s. Quando , pela primeira vez eu vi a foto da Ana Paula Arósio, eu pensei comigo...É a filha do Dr. Ozéas .?!?!(-)