quinta-feira, 10 de abril de 2014

Beatles e as Rickenbacker*


A Guitarra DOS BEATLES

  

  - Guitarras Rickenbacker 1960 o rock and roll -




Durante os anos de 1960,Rickenbacker beneficiou tremendamente quando um par de modelos de guitarra Rickenbacker tornou-se permanentemente entrelaçada com o some a aparência dos Beatles.





Em Hamburgo, em 1960, o guitarrista dos Beatles John Lennon comprou uma Rickenbacker 325 Capri, que ele usou durante os primeiros dias de The Beatles.

 Ele finalmente tinha corpo de amieiro natural da guitarra restaurados em preto, e fez outras modificações, incluindo a instalação de um vibrato arremate Bigsby e alterando regularmente os botões de controle.


Lennon tocou essa guitarra para famoso estréia dos Beatles de 1964, The Ed Sullivan Show (bem como para o seu terceiro aspecto Sullivan, pré-gravadas no mesmo dia mas transmitida duas semanas mais tarde).

 Durante anos pós-Beatles de Lennon em Nova York, esta guitarra foi restaurada ao seu acabamento em madeira natural original eo escudo de ouro rachado substituído por um branco.

Dois novos 325s foram criados para Lennon e foram enviados a ele, enquanto os Beatles estavam emMiami Beach , Flórida, no mesmo 1964 visita para os EUA: um costume de 12 cordas 325 modelo one-off e um modelo de 6 cordas atualizado com modificado eletrônica e vibrato.

 Ele usou esse modelo mais novo de 6 cordas em sequência dos Beatles "segunda" aparição no The Ed Sullivan Show.


Lennon deixou cair acidentalmente o segundo modelo 325 durante um show de Natal 1964, quebrando o cabeçote. 

 Enquanto ele estava sendo reparado, de Rickenbacker Unido distribuidor Rose Morris deu Lennon um modelo de 1996 (a versão de exportação de 325, com um F-hole ). 

 Lennon mais tarde deu a 1996, para companheiro Beatle Ringo Starr.

Beatles guitarrista George Harrison comprou um 425 durante uma breve visita aos EUA em 1963.
.
 Em fevereiro de 1964, enquanto em Nova York, o FC Hall of Rickenbacker se reuniu com a banda e seu empresário, e deu Harrison um modelo 360/12 (o segundo elétrica de doze cordas construído por Rickenbacker).


Este instrumento se tornou uma parte fundamental do som dos Beatles em seu LPNoite de um dia duro e outras músicas dos Beatles até o final de 1964.

 Harrison tocou essa guitarra esporadicamente durante todo o restante do sua vida.


Em agosto de 1965, o durante uma turnê dos Beatles, uma Minnesota estação de rádio apresentado Harrison com um segundo modelo 360/12 FG "New Style" 12 cordas da guitarra elétrica. 

 Harrison usou essa guitarra para 1966 passeios dos Beatles.

paradeiro deste 12 cordas são desconhecidas, uma vez que foi roubado em algum momento depois que a banda deixou de turismo.


Após a turnê de verão 1965 Beatles, Paul McCartney freqüentemente usado um 1964 4001S FG Rickenbacker baixo com a mão esquerda, como o seu tom de voz era mais adequado para a gravação do que os baixos Hofner leves que ele tinha usado anteriormente. 

 O instrumento tornou-se popular com outros baixistas influenciados por seu estilo altamente melódico, uma vez que produz um tom claro, mesmo quando jogado no alto do pescoço, seus cortes profundos, permitindo fácil acesso aos trastes superiores.


Em 1967, McCartney deu seu 4001 um psicodélico trabalho de pintura (como visto no filme promocional para Olá Adeus , e no Magical Mystery Tour filme).
 ou menos um ano depois, o acabamento foi lixado; um segundo excesso de zelo lixar no início de 1970 retirou os "pontos" dos cortes graves '. McCartney predominantemente utilizado o baixo Rickenbacker durante seu tempo com asas, até o final de 1970.


Em parte por causa da popularidade dos Beatles e seu uso consistente da marca, Rickenbackers foram rapidamente adotado por muitos outros notáveis ​​de 1960, incluindo Mike Pender do The Searchers , Roger McGuinn de The Byrds , Brian Jones dos Rolling Stones , Pete Townshend do The Who, Pete Watson de A Ação , Carl Wilson dos Beach Boys , Jerry McGeorge das Sombras do Cavaleiro ,Paul Kantner do Jefferson Airplane , John Fogerty do Creedence Clearwater Revival , Al Nichol do The Turtles e Steppenwolf .

Como tanto a invasão britânica e 1960 chegou ao fim, guitarras Rickenbacker caiu um pouco fora de moda; no entanto baixos Rickenbacker manteve-se altamente favorável através das décadas de 1970 e por diante.

 Talvez como um eco do passado, durante o final dos anos 1970 e início de 1980, as guitarras Rickenbacker experimentou um renascimento como muitos New Wave e pop jangle grupos começaram a usá-los, com os usuários notáveis, incluindo Tom Petty , REM 's Peter Buck , Marty Willson- Piper de A Igreja , Susanna Hoffs de The Bangles , Paul Weller de The Jam , The Edge do U2 , punk Funkster Rick James (como retratado no " Street Songs álbum "), The Smithereens , Johnny Marrdo The Smiths e Stan Cullimore de Os Housemartins .