sexta-feira, 28 de setembro de 2012

C/S/N/Y (03)




STEPHEN STILLS FEELGOOD
- De Volta ao Começo -
A Guitarra do Toque iniludível 


STILLS,  nasceu no Texas (Dallas) no dia 13/01/45 .




O TexaStills , é o único Estado Americano que ingressou na União através de um tratado.
 Conserva o direito de separar-se, quando assim desejar.



O Estado que leva o símbolo da Estrela Solitária ( oeste  dos
Estados Unidos).

Os Texanos realmente lutaram com bravura para conquistar a sua independência do México – as palavras liberdade e independência são sagradas no TexaStills.

A tradição dos cowboys valentes , a gloriosa defesa do homem do Alamo é verdadeira . O Texas possui uma coesão provavelmente mais forte do que qualquer região dos Estados Unidos, é portanto a “cara de Stephen Stills” .


A Terra do scoth com soda, dos cachorros pointers , cavalos três-quartos,
das botas e longos chapéus de cowboys e dos caldeirões de chilli com carne.

Bem Vindos a Terra de Stephen Stills


Dallas / Texas

Stills , na aurora de sua infância morou em várias partes do Texas , esteve também morando por algum tempo na América Central.

Conseguiu sua régua e compasso estudando em vários colégios militares, guardando com isso um ranço de autoritarismo mas a música
terminou auxiliando Stills a perder este vínculo.

Lá pelos quinze anos, sua família passou um tempo em New Orleans, e Stills começou a trabalhar em estábulos de cavalos.


Em suas horas de lazer, praticava bateria , depois foi estudar na Universidade da Flórida , Ciências Políticas, mas o sonho de tocar em clubes de folk ,  já o perseguia.

Stills
O “ folk iluminado” foi mais forte que a Universidade e, Stills foi pra Nova Yorque  na década de 60 , estava começando um “boon de folk music”, e Stills abandonou vários instrumentos que estava aprendendo para se dedicar ao violão.

Sua primeira banda foi o “Au Go Go Singers”, que o levou a uma excursão pelo nordeste americano indo até o Canadá.


Au GO GO Singers
Chegou o ano de 1965 e Stills foi para Los Angeles para trabalhar como músico de estúdio , fez várias apresentações   sem conseguir muita mídia nos locais por onde passava.

Enquanto todo mundo sesteava em Los Angeles , Stills  resolveu formar seu próprio grupo , conheceu um colega na noite de nome Richie Fury que pensava como ele sobre a música folk.


Richie Fury
Stills e Fury , passaram algum tempo na escuridão organizando e pensando em sair daquela aridez musical das casas noturnas , e num destes dias em que tudo de bom vem junto com o sol , num engarrafamento perto da Manning (Street) , reconheceram no carro da frente um guitarrista que tinha (Stills ) conhecido no Canadá , seu nome Neil Young .


Neil Young
Feito !!!!!!  Começaram a lançar grãos de semente do folk sobre as terras frondosas da Califórnia.



Bruce Palmer


Neil Young  de imediato mostrou seu “calcanhar de Aquiles”, chamou outros dois canadenses : Dewey Martin (bateria) e Bruce Palmer (baixo).


Dewey  Martin

Numa noite de verão, com a luz crua do luar, Stills e Young estavam metidos nos sapatos de Deus em Los Angeles  e , o passar de uma locomotiva com toda aquela fumaça “country” levou eles ao nome da dita cuja banda

Buffalo Springfield
Esta banda durou apenas um ano, mas ficou na história teve sucesso de imediato , com apenas 4 meses de formação, sem disco nenhum , já lotavam estádios em Hollywood , e conseguia contratos com a redes de TV., e também com as gravadoras (Atlantic contratou a banda).


Byrds


O primeiro disco da banda tinha o nome de Buffalo Springfield , foi lançado no ano de 1967, duas músicas se consagraram e passaram para a história do folk :

 “For What’s Its Worth” que relata um quebra pau entre a polícia e os estudantes no Sunset Strip e, já alertava sobre o imenso movimento político dos anos 60.

A outra canção “Go and Say Good-bye de Stills é considerada a primeira música country folk e a percursora do country-rock.


Aproveitaram o sucesso dos Birds , fizeram uma tornée por 8 cidades abrindo as apresentações e,  já eram sucesso nacional .

Buffalo Springfield


O Buffalo Springfield  começava a caminhar como novos apóstolos do folk-rock   pela América,  sob o comado de Stills e Young , era sem dúvida alguma, o nascimento de uma nuvem folk-rock,  em forma de cogumelo.


Teve um tempo que começaram a compará-los aos Beatles e Rolling Stones, mas tudo acabou de repente , as brigas entre Stills, Young. 
Cada qual queria ser a flecha em vez de ser o arco.

Lançaram antes do fim ainda dois discos , “Buffallo Springfield Again” (67) ,e Buffalo Springfield – Last Time Around (68) , que foi colocado no mercado depois da dissolução da banda.

Stills


“Passe para cá / as notas grandes /

Senhor das pequenas Bórnias /

Ainda não quero ser enterrado vivo /

Apenas quero viver para tocar meu violão .





                                     
Stills, voltou para os estúdios e dava  concertos solos com o baterista Dallas Taylor , ainda grava o lp’ ‘Super Session com Mike Bloomfield  e Al Kooper , foi um trabalho que lançou a moda de “jams” improvisados entre estrelas da guitarra. 


Mike Bloofield & Alan Kooper





Chega o ano de 1968 , e a maior artimanha desse tempo aconteceu num jantar na casa de Joni Mitchell onde Stills que já levava no pensamento a formação de um novo grupo, conhece David Crosby que já  tinha produzido seu primeiro disco , e por estas coisas da vida, encontram Grahan Nash , namorado de Joni Mitchell que estava brigado com sua banda “Os Hollies”.

 Nasch estava numa fase assim de esquecer para poder pensar.
“Só vejo terras do folck-rock para todo lugar que  olho “!”

Pronto começava ali , o início do  Alfha Centauro do Vocal , a pedra que iria rolar, a Astronave que vinha revelar tudo sobre os segredos eternos dos vocais , sobre os séculos seguintes dos poetas que vivem num mundo a parte ...Rimbaud , Baudelaire , Verlaine  ...como estão ?  ...Aguardem que os vocais em ai !

Joni Mitchell





BUFFALO SPRINGFIELD*