quinta-feira, 3 de abril de 2014

A ROCHA *






David Crosby (Especial) via New York


Vê-se sua pinta de avô afável e gentil, seu sorriso doce e suave , e é difícil imaginar o que está por trás dele , o que está além de sua aparência Pachona . 

David Crosby , no entanto, está longe de ser septuagenário curtindo seus dias atrás de uma vida longa e pacífica.


 Não estou dizendo que não gosta de seu dia hoje , mas que a sua vida tem sido tudo menos pacífico do que provas suficientes .


Nascido em setembro de 1941 na cidade de Los Angeles , Califórnia, Crosby é um sobrevivente, uma figura importante na história do rock , tanto como membro de dois grupos - chave Os Byrds e Crosby, Stills & Nash ( & Young , de alguma ocasiões ) - para a sua própria carreira solo ( sua esplêndida primeiro álbum, If I Could Only Remember My Name de 1971 , pode ser considerado entre as cem maiores álbuns de todos os tempos no gênero ) .


Poucos sabem que Crosby convenceu Jimi Hendrix  a incluir  em seu repertório  uma canção popular sobre sobre um homem que matou uma mulher atirou truque ( "Hey Joe " ) ou quando ele queria incluir uma composição de cerca de um amoroso menage a trois ( " Tríade " ) de um disco dos Byrds , seus companheiros de equipe se recusaram e ele decidiu deixar o grupo -  ou durante a gravação do álbum Déjà Vu (1970) com Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young , sua namorada ( Christine Hinton, que  escreveu a bela " Guinnevere ", o primeiro álbum de CS & N) foi morta em um acidente de carro e David entrou em uma profunda depressão que o levou a álcool e heroína em quantidades  industriais , a tal ponto que , por medo ao tentar o suicídio , Graham Nash seu grande “brother"  estendeu sua mão  naquele  momento fatídico de sua vida..


As drogas eram um problema terrível em toda a vida de Crosby.


 Também álcool e sua idéia de usar  arma - ( em mais de uma ocasião, ele foi preso por posse de uma arma de fogo sem licença ) . 


No entanto, apesar de tudo, houve muitos momentos brilhantes em sua vida

. Um deles (ou melhor, dois), quando ele doou seu sêmen em um par de ocasiões no final dos anos 90 para o casal de lésbicas que fez a cantora Melissa Etheridge e sua esposa, Julie Cypher , o resultado foram os dois filhos do casal trio -singular .


 Os três, junto com a pequena , sorridente foram usados ​​em uma capa da Rolling Stone.


Vale esta longa introdução para dizer que, depois de mais de 20 anos tendo gravado seu último álbum solo ( apenas regular Thousand Roads 1993 ), David Crosby voltou à terra para gravar um LP de beleza absoluta : 


Croz ( Castel azul Records) , apareceu no final de janeiro deste 2014.


Aos 72 , o autor de maravilhas como " Eight Miles High ", " Almost Cut My Hair" e " Long Time Gone" mostra uma vitalidade infalível e criatividade sem limites como compositor e arranjador.


 Sua voz ainda está intacto e ainda soa como aveludado e melódico como há quatro décadas.


 Croz é um elegante e sutil, muito doces , as concessões não comerciais ou abordagens para pop do disco.


 O estilo eterno Crosby está lá, intacto , com seu clássico jogo de harmonias complexas e arranjos vocais que, de repente  entra a flertar com alguns tons de jazz.


Onze novas músicas  de  placa .


 Do inicial "O que é quebrado" (com Mark Knopfler guitarrista convidado) sabemos que  David ainda é o mesmo e que sua consistência musical permanece imaculada, como mostrado na etérea reflexivo desafiador "Time I Have" , ou ainda deliciar-se com esse barulho  de " Segurando em nada" trompete solo de Wynton Marsalis . obs: o Necão Castilhos  fez “Segurando o Vento nos anos “80”.


Em Croz , David Crosby teve a inestimável ajuda de seu filho James Raymond, cujas contribuições como produtor e multi-instrumentista faz maravilhas com as peças complexas como " The Clearing " crosbystillsandnashiana muito brilhante "Radio " , o suntuoso " Slice of Time" a poderosa "Set bagagem que Down" , a melancólica " Se ela chamou de" a mais bela "Night Dangerous" , o radioheadiana ( estou falando sério ) "Morning Caindo " e sofisticado "Encontrar um coração ", que culmina com a disco .


A genialidade deste enorme, quase mítico músico promete dar ainda mais de si .


. Para já uma próxima reunião com seus companheiros sempre igualmente extraordinário e cativante Stephen Stills e Graham Nash que  anunciou que vai para gravar um novo álbum com lançamento previsto para o segundo semestre do ano. Se ele é tão bom quanto Croz ,  já podemos saborear este novo  prato suculento .