terça-feira, 12 de agosto de 2014

Folk Som - Woody Guthrie*Lead Belly*Paixão Côrtes *



Woody Guthrie



Cantor , guitarrista , compositor ( de 1912-1967 )

Woody Guthrie - Festival Aniversário do Centenário no City Winery (TV-14; 03:04) canções do músico folk americano Woody Guthrie e legado continuam a influenciar a música e política.

 Para comemorar o seu 100 º aniversário, City Winery, em Nova York realizou um festival de três dias de concertos celebrando sua vida e obra.

Sinopse
Woody Guthrie escreveu mais de 1.000 músicas, incluindo "So Long (ele foi bom saber Yuh)" e "União da empregada doméstica." 
Depois de servir na Segunda Guerra Mundial, ele continuou a realizar por grupos de agricultores e de trabalhadores. 
"This Land Is Your Land" era sua canção mais famosa, e tornou-se um hino nacional não oficial.

 Sua autobiografia, limitado para a glória (1943), foi filmado em 1976. Seu filho Arlo também alcançou o sucesso como músico.
Filho de Woody* Arlo Guthrie


Vida Pregressa
Nascido em 14 de Julho de 1912, em Okemah, Oklahoma, Woody Guthrie era o segundo filho de Charles e Nora Belle Guthrie.


Woody e sua família*
 O futuro herói popular nasceu apenas algumas semanas depois Woodrow Wilson foi nomeado como o candidato democrata à presidência em 1912; como seu homônimo mais tarde disse a uma multidão de concertos, "Meu pai era um duro, de combate a punho democrata Woodrow Wilson, então Woodrow Wilson era o meu nome."
OKEMAH -OKLAHOMA
Ambos os pais foram musicalmente inclinado e ensinou jovem Woody uma grande variedade de músicas folclóricas, músicas que ele logo aprendeu a tocar em sua guitarra e gaita.
 Tragédia e perda pessoal visitou o músico de brotamento precoce e muitas vezes ao longo de sua infância, fornecendo um contexto sombrio para suas canções futuras e fornecendo-lhe uma perspectiva irônica da vida.
Em pouco tempo, Guthrie experimentou a morte acidental de sua irmã mais velha Clara, um incêndio que destruiu a casa da família, a ruína financeira de seu pai, e a institucionalização de sua mãe, que sofria de doença de Huntington.
 Com a idade de apenas 14 anos, Guthrie e seus irmãos foram deixados à própria sorte, enquanto seu pai trabalhava no Texas para pagar suas dívidas.
Woody e sua família moraram nesta casa em Okfuskee County -OKLA*
  Como um adolescente, Guthrie virou-se para busking nas ruas por comida ou dinheiro, aprimorando suas habilidades como músico durante o desenvolvimento da consciência social interessados ​​que viria a ser tão essencial para sua música lendária.
Quando Guthrie tinha 19 anos, ele se casou com sua primeira esposa, Mary Jennings, no Texas, onde ele tinha ido para estar com o pai.
 Eventualmente, Woody e Maria teria três filhos, Gwen, Sue e Bill.
 A Grande Depressão atingiu a família Guthrie duro, e quando os atingidos pela seca Great Plains transformado no infame Dust Bowl, Guthrie deixou sua família em 1935 para juntar-se aos milhares de "Okies" que estavam migrando Ocidente em busca de trabalho.
 Como muitos outros "refugiados Dust Bowl", Guthrie passou sua carona tempo, montando trens de carga, e quando podia, literalmente cantando para sua ceia.
Com seu violão e gaita, Guthrie cantou nos campos de vagabundo e migrantes, tornando-se um porta-voz musical para o trabalho e outras causas de esquerda.
WOODY
  Essas experiências hardscrabble forneceria a base para canções e histórias de Guthrie, assim como forragem para sua autobiografia futuro ", limitado para a glória."
 Foi também durante esses anos que Guthrie desenvolveu um gosto pela estrada que nunca iria deixá-lo bastante.
Folk Revolucionária

Em 1937, Guthrie chegou a Califórnia, onde conseguiu um emprego com o parceiro Maxine "Lefty Lou" Crissman como artista de rádio de música popular tradicional em KFVD em Los Angeles.
 A dupla logo conquistou um público fiel desde os marginalizados vida "Okies" em campos de migrantes em toda a Califórnia e não demorou muito para que os sentimentos populistas de Guthrie encontrou seu caminho em suas canções.
Em 1940, wanderlust de Guthrie o levou a Nova York, onde foi calorosamente abraçado por artistas de esquerda, sindicalistas e músicos populares.
 Através da colaboração frutuosa com os gostos de Alan Lomax, Leadbelly, Pete Seeger e Will Geer, a carreira de Guthrie floresceu.
Woody Guthrie & Leadbelly
 Ele pegou as causas sociais e ajudou a estabelecer a música popular não só como uma força de mudança, mas também como um novo gênero comercial viável dentro do negócio da música.
 O sucesso de Guthrie como compositor com os Almanac Singers ajudou a lançá-lo na consciência popular, ganhando-lhe ainda maior aclamação da crítica.
 A fama que se seguiu e dificuldades da estrada levou ao fim do casamento de Guthrie em 1943. Um ano mais tarde, ele viria a gravar sua canção mais famosa, "This Land is Your Land" um hino populista icônico que continua popular hoje e é considerado por muitos como uma espécie de hino nacional alternativo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o cantor / compositor se juntou a Marinha Mercante e começou a compor música com uma mensagem antifascista mais estridente.
 (Guthrie era famoso por tocar com o slogan: "Esta máquina mata fascistas", rabiscou em seu violão.)
Woody escreveu no violão : Máquina de matar fascistas*
 Enquanto ele estava fora da Marinha Mercante em licença, ele se casou com Marjorie Greenblatt Mazia, e depois da guerra o casal fez a sua casa em Coney Island, Nova York, eventualmente, enchendo a casa com quatro filhos: Cathy, Arlo, Joady e Nora.
 Este período na vida de Guthrie viria a ser o seu mais musicalmente prolífico, como ele continuou a produzir hinos políticos e ao mesmo tempo escrevendo clássicos infantis como, "Você Não Push Me Down", "Ship In The Sky" e "Howdi Doo".
Anos mais tarde e Morte

Woody começou apresentar problemas psicológicos
Ao final de 1940, Guthrie começou a mostrar sintomas da doença neurológica rara coréia de Huntington, que havia matado sua mãe.
 Os sintomas físicos e emocionais extremamente imprevisíveis Guthrie experientes sacudiu-o profundamente, então ele decidiu deixar a família para pegar a estrada com seu protegido, Ramblin 'Jack Elliott. Guthrie chegou na Califórnia, e começou a viver em um composto de propriedade da ativista e ator Will Geer, povoada em grande parte por artistas que tinham sido colocados na lista negra durante o Red Scare dos primeiros anos da Guerra Fria.
Woody e os primeiros anos da guerra fria -
 Logo, Guthrie conheceu e casou com sua terceira esposa, Anneke Van Kirk, com quem teria seu oitavo filho, Lorina Lynn.
Saúde de Guthrie continuou a deteriorar-se no final de 1950, e ele foi hospitalizado até a sua morte em 1967.
Seu casamento com Van Kirk entrou em colapso sob o peso de sua doença, e que o casal finalmente se divorciaram.
 Eles tiveram a varredura infinita da humanidade em si."
Enquanto Guthrie faleceu de complicações da Coréia do seu Huntington em 3 de outubro de 1967, seu legado musical continua firmemente cimentado na história americana.
 Uma geração de cantores populares inspirados por Guthrie em 1950 e 1960 passou a abastecer algumas das mais dramáticas mudanças sociais do século.
 Apesar de seu status de herói popular, Guthrie foi modesto, e era conhecido por jogar para baixo seu próprio gênio criativo.
"Eu gosto de escrever sobre onde quer que eu esteja", disse ele uma vez.
"Aconteceu de eu estar na Dust Bowl, e porque eu estava lá e a poeira estava lá, eu pensei, bem, eu vou escrever uma canção sobre isso."
 

APA Estilo
Woody Guthrie. (2014). O site Biography.com. Retirado 07:11, 14 julho de 2014, a partir dehttp://www.biography.com/people/woody-guthrie-9323949








  .
Harvard Estilo





Lead Belly


Imagina um tempo que não havia toda esta parafernália eletrônica para registrar estas histórias todas, destes artistas legítimos de estrada , que fizeram o nome em cada esquina  por que passavam cantando seu dia a dia com apenas um violão em punho.

. Quantas coisas se perderam e ficaram na gaveta de algum hotel ou de uma pensão que recolhia todos estes cantantes, poetas e visionários para dar-lhes algumas horas de sono por um punhadinho de dólares.

Tudo virou lenda, boatos de alguma revista localizada nas pequenas cidades americanas por onde passaram estes artistas da dor de uma música  e das lágrimas da estrada.  
.Quantos pactos estes artistas fizeram com o “demo” para ganharem dinheiro, fama e lindas amantes.
Lead Belly

 Tudo era mágico, zumbi, sacis, todos os fantasmas, socobos, santos,  o imaginário era real e visceral , amores loucos loucos.
. Imagina agora um “negão”, naquela época cantando e tocando violão na estrada dos vagabundos, Deus do céu quanta humilhação naquelas terras dos brancos de olhos azuis. A coisa toda era botar o pé na estrada e não olhar pra trás para não virar estátua de sal e, com  este tempero  somente na garganta mandar todo mundo tomar no cú. “Vamo que Vamo”.  
Lead Belly foi este cara ,durão sinistro e brigão que seguiu a estrada perigosa e deixou registrado seu nome na história musical do folk americano e mundial. 

(introdução by*Nec Cast)
O pequeno Huddie


Lead Belly, chamava-se Huddie William Ledbetter.
 E esta é uma das poucas certezas que há a respeito dele.
 Provavelmente, nasceu em janeiro de 1888, mas sua lápide diz 23 de janeiro de 1889.
 Foi um dos cinco filhos de um casal de lavradores, que trabalhavam 12 horas ou mais por dia, em troca do direito de vender uma parte da colheita.
Miséria, fome e trabalho duro eram apenas alguns dos problemas enfrentados pelo pequeno Huddie.
 Estamos falando de Lousiana, sul dos Estados Unidos do final do século XIX, começo do século XX.
 Historicamente, uma das piores épocas e lugares para viver se você fosse negro.
Não foi difícil para ele perceber que, caso quisesse ter uma vida um pouco melhor, deveria dar um jeito de fugir dali o mais rápido possível.
Com 12 anos, saiu da escola.
 Aos 15 anos, já conseguia tocar acordeão e guitarra, os quais aprendeu sozinho, perambulando pela vizinhança de Shreveport, um distrito de Louisiana, famoso pelos bêbados, criminosos e prostitutas, onde tocava com certa frequência e conseguia tirar uns trocados.

 Dinheiro que foi bastante útil, uma vez que aos 16 anos, ele já estava casado e com dois filhos.
Este momento, no entanto, não duraria muito.
 Aos 20 anos, Huddie já estava divorciado, vagando longe de Shreveport e decidido a tocar em qualquer estabelecimento que o aceitasse e oferecesse trabalho quando a grana estivesse curta.
A jornada em busca de conhecimento musical

Diz-se que em 1912, ele compôs sua primeira canção, chamada “The Titanic”, no violão de 12 cordas, que mais tarde se tornaria o seu principal instrumento.

 A canção já retratava um dos conflitos que mais presenciaria Huddie: o racismo.

 A letra contava a história de Jack Johnson, um boxeador negro da época, que teve seu embarque negado por causa da cor.


“Jack Johnson tried to get on board.
The Captain, he says, ‘I ain’t haulin’ no coal!’
Fare thee,Titanic!
Fare thee well!”
“Jack Johnson tentou embarcar
O Capitão, ele disse, ‘Eu não estou transportando carvão!’
Adeus, Titanic!
Vá em paz!”
(Tradução livre)

O verso era tão forte que ele tinha de omiti-lo quando tocava para audiências brancas.

À partir do momento da composição desta canção, ele dedicou seus dias a uma jornada.
Sua vida virou uma missão para ouvir cada músico com quem entrasse em contato e absorver o máximo de conhecimento musical quanto fosse possível.
 Neste período, ele aprendeu piano, guitarra, gaita (harmônica), bandolim e violino, além de ter aprimorado sua técnica no violão de 12 cordas a ponto de ser famoso como um mestre do instrumento.
Encontrou-se com tantos músicos de folk e blues que tornou-se praticamente uma enciclopédia musical ambulante, tendo alegado saber tocar mais de 500 músicas tradicionais.

Como se não bastasse, Huddie vinha compondo suas próprias músicas sobre cowboys, marinheiros, mulheres, prisões, deus e fatos da época, como a vida de Hitler.
Digno de nota é o fato de que ele seguia sua jornada e estudos enquanto trabalhava construindo estradas de ferro, colhendo algodão, tocando gado e fazendo outros bicos que ia encontrando pelo caminho.
Os anos na prisão e o nascimento de Lead Belly
Luddie Ledbetter tinha temperamento forte, explosivo.
 Nada menos do que o esperado, vindo de alguém que sobreviveu às duras condições de sua infância e posterior convivência com criminosos no distrito de Shreveport.
 Você não passa ileso por isso se não estiver à altura de revidar.
Em 1915, foi preso por socar um cara e puxar uma arma em meio a uma briga de bar e sentenciado a passar um tempo indeterminado fazendo trabalhos forçados em Harrison County.
 Para quem não sabe, este era um eufemismo texano para “trabalhar até morrer”.



Alguns dias ali e ele deu um jeito de fugir, adotando outro nome e vivendo em uma cidade vizinha, fazendo exatamente o que fazia antes: trabalhando de dia como trabalhador braçal e à noite como músico.
Não era fácil manter-se fora de confusões, uma vez que o ambiente de trabalho noturno incluía toda sorte de gente perigosa.
 E em 1918, foi novamente preso.
 Este é um ponto particularmente nebuloso de sua história, mas acredita-se que ele tenha envolvido-se em uma briga com o marido de sua prima, a qual ele decidiu resolver aparecendo na casa deles com uma faca e uma arma
. O resultado foi o marido morto e um outro cara inconsciente.
 A sentença: de 7 a 35 anos de prisão.
Desta vez, sua estadia na prisão foi bem menos complicada.
 Ele dedicou-se a cantar e tocar para os colegas guardas e prisioneiros seu violão de 12 cordas durante todo o tempo em que ali esteve.
 E ficou conhecido por isso.
 Eventualmente, o governador do Texas soube do que estava acontecendo e decidiu ver quem era este cantor convicto.
 Ficou tão impressionado com a voz e expressão de Ledbetter que voltou várias vezes com a família e os amigos.
Passados alguns anos, Huddie escreveu uma canção ao governador pedindo para ser libertado.
 E foi atendido.

Em algum momento entre suas estadias na cadeia, ele recebeu o apelido de Lead Belly.
 A versão mais reconhecida é de que o nome se deve ao seu tamanho.
 Há quem diga que, durante os trabalhos forçados, ele fingia estar passando mal, com a “barriga pesada como chumbo”.
 Ou, talvez, fosse apenas uma pronúncia diferente do seu nome de nascimento, Ledbetter. O fato é que ele adotou o apelido.
Em 1930, Lead Belly e alguns amigos foram cercados por uma gangue de brancos, em um beco em Nova Orleans.

 No meio da briga, esfaqueou um cara, que morreu.

 Isto o levou a julgamento e, novamente, foi preso.

 E, na cadeia – tendo dedicado-se, como da vez anterior a tocar e cantar – que foi descoberto por John Lomax, musicologista e pesquisador de música folk americana.


Lomax ficou tão impressionado com o que viu de Lead Belly na cadeia que, mais tarde, levou equipamento de gravação até lá.
 E esta foi a primeira vez que Lead Belly foi registrado.
Mais tarde, a canção “Goodnight Irene”, obtida em uma destas gravações foi anexada à uma petição pessoal feita em nome de John Lomax ao governador de Louisiana pela sua libertação.
 E, novamente, a música o tirou da prisão.

Vida após a prisão


Lead Belly havia sido libertado, mas precisava de um emprego, para não perder a sua condicional.
 A questão era que esta era a época Pós-Depressão e os Estados Unidos estavam afundados em uma de suas maiores crises de todos os tempos.
 A solução foi pedir a John Lomax se ele o permitia ser seu motorista.
 John não só aceitou como o levou a uma nova trip de enriquecimento musical, pedindo para Lead Belly auxiliá-lo em suas pesquisas.
Em 1935, casou-se, desta vez com Martha Promise, sua namorada na época.
A fama de Lead Belly como “cantor convicto” espalhou-se e seguiu-se uma carreira musical bastante estável.

 Ele foi um dos primeiros músicos de blues e folk a ter uma carreira de sucesso na Europa, tendo feito turnês, lançado discos, tocado com nomes influentes, como Woody Guthrie ePete Seeger.



 Isso foi antes da cultura de celebridades do blues e rock ter se estabelecido e gerado milhões, portanto, ele nunca viu a grana que poderia ter gerado.

Woody Guthrie e Lead Belly

Seus discos nunca foram sucessos de vendas, mas ele nunca ficou sem fazer shows, tendo tocado para plateias pequenas até o fim da vida.
Morreu em 6 de dezembro de 1949, de esclerose lateral amiotrófica.


Após a sua morte, uma estátua em tamanho real foi erguida em Shreveport.

 Ele foi um dos primeiros a ser homenageado, logo no começo do Rock ‘n Roll Hall Of Fame.

 E há um filme bem nebuloso, de 1976, que conta sua história.
Sua influência chega até nós, principalmente, por meio dos artistas que o usaram como base e/ou fizeram covers de suas músicas.
 Bob Dylan, Johnny Cash, Elvis, Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Nirvana, Pearl Jam, Jack White.
 Estes são só alguns.
Lead Belly, nem de longe, foi influente em sua época como ele é hoje.
 A maioria das principais canções tradicionais de folk e blues tiveram os primeiros registros feitos por ele, graças à sua memória de elefante.
Sua voz, até hoje, ainda é capaz de causar arrepios e arrancar lágrimas.
 E, por isso, muitos ainda visitam suas gravações em busca do que há de mais primitivo e verdadeiro na história da música.

by* Luciano Ribeiro / introdução Nec Cast*


  






PAIXÃO CÔRTES*

Folk do Pampa


JOÃO CARLOS D’ÁVILA PAIXÃO CÔRTES

O renascimento do tradicionalismo gaúcho confunde-se com a figura de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.
Em uma época em que as tradições rio-grandenses eram ignoradas, ele foi atrás das raízes de seu povo e, junto com Barbosa Lessa, cruzou a Argentina, o Uruguai, Paraguai e Peru.
 Como pesquisador, sua preocupação centrou-se em promover e desenvolver a cultura popular dentro da história do Rio Grande do Sul.
 Nascido em 12 de julho de 1927, na cidade de Santana do Livramento, fronteira do Brasil com o Uruguai, Paixão Côrtes tem suas heranças ligadas à agricultura e pecuária.
 De sua infância nas estâncias familiares veio o interesse pelo campo, o qual o levou a formar-se em Agronomia, com especialização em Ovinotecnia.


O distanciamento da vida do campo, fez Paixão notar a necessidade de fixar certos valores que havia aprendido de ancestralidade
. Em 1947, com Glauco Saraiva, Barbosa Lessa, e Orlando Degrazia, grupo de estudantes secundaristas do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, deu origem ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, que hoje congrega mais de 1.500 entidades.

 
Na época, como relata , só se ouvia, nos galpões, a gaita, os versos de improviso e especialmente o Boi Barroso.

Já Prenda Minha, era ouvida em um ambiente mais urbano.
Neste mesmo ano, os rapazes saíram às ruas pilchados para escoltar os restos mortais do herói Farroupilha David Canabarro.

Assim, surgiram as Rondas Crioulas, que mais tarde, originaram a Semana Farroupilha, em 11 de dezembro de 1964. Paixão também fundou o primeiro Centro de tradições Gaúchas, chamado de 35, em 24 de abril de 1948.

O primeiro contato de Paixão Cortes com o rádio foi em 1953, na rádio Farroupilha.
Ele levou um grupo do Centro de Tradições Gaúchas 35 para uma apresentação ao vivo no programa de J. Antônio D’Ávila. Acabou sendo convidado pelo comunicador para apresentar, em estúdio, Festa no Galpão, programa que ficou no ar até 1957.

Em primeiro de maio de 1955, ainda na rádio Farroupilha, Augusto Vampré diretor da emissora, convidou-o a apresentar um programa de auditório de caráter puramente regional. Paixão chamou o amigo Darci Fagundes, com quem formou uma dupla.

Juntos lançaram o programa Grande Rodeio Coringa, que foi ao ar até 1957 e reformulou toda a história da fonografia riograndense, na comunicação dos temas regionais, abrindo caminho para músicos, cantores e compositores populares.

Em 1958, Paixão Côrtes foi convidado por Maurício Sirotsky e Frederico Arnaldo Balvé para apresentar “Festança na Querência”, na rádio Gaúcha, programa de auditório, com uma hora de duração. Paixão dividia com Dimas Costa a animação do programa que era veiculado aos domingos.

Festança na Querência foi ao ar de 1958 a 1967.

No ano de 1968, Paixão estava na Europa, levando o folclore do Rio Grande do Sul.


 Na ocasião encontrou Flávio Alcaraz Gomes, então diretor da rádio Guaíba.

Ele convidou o tradicionalista para apresentar um programa de na emissora. Paixão passou, então, a apresentar dois programas na Guaíba; Querência, programa diário de lançamentos musicais, com dez minutos de duração e, Domingo com Paixão Côrtes, programa temático, com meia hora de duração.
De acordo com Paixão, a rádio Guaíba, com seu perfil de programação e audiência qualificados, foi importantíssima para a transformação de “grossura em cultura”.

Nesta época, a indústria fonográfica, já desenvolvida pela repercussão dos programas regionais no rádio, apresentava uma grande diversidade de artistas ligados à cultura do Rio Grande, o que facilitava a seleção musical dos programas de Paixão, que veio, também, a gravar, como intérprete, oito LPs (Long Plays ).
Paixão Côrtes recebeu dois importantes prêmios fonográficos: Melhor Realização Folclórica Nacional (1962) e Melhor Cantor Masculino (1964).

BARBOSA LESSA & PAIXÃO CÔRTES
Há 40 anos, meados da década de 50, existiam apenas cinco músicas gauchescas catalogadas.
Essa pobreza de sons moveu Paixão Côrtes a promover novos grupos musicais.
Em seus programas foram lançados Os Gaudérios, o conjunto vocal Farroupilha e outros. O comunicador viajava com freqüência para pesquisar e identificar novos valores, liderando um processo de desenvolvimento da cultura regional.

Isto foi essencial para a ampliação da cobertura e expansão dos centros de tradições. No final de 1999 contava-se, aproximadamente,4200 Centros de Tradições Gaúchas espalhados pelo mundo.

Paixão Côrtes permaneceu na Rádio Guaíba até 1995. É convidado com reqüência para falar sobre assuntos ligados à cultura regional.


O pesquisador possui um acervo de milhares de slides, centenas de fitas gravadas, filmes super 8 e vídeos sobre os costumes rio-grandenses.

Todo esse material foi reconhecido e aprovado em vários Congressos Tradicionalistas.

Suas investigações estenderam-se, também, a documentos e peças originais nos Museus do Louvre e Les Invalides,
 em Paris, no Museu do Trajo Português, em Lisboa, nos Museus Militar e do Padro, em Madrid, no Victória e Albert, em Londres e no Museu Militar da Escócia.


Por sua importância dentro da história gaúcha, a figura de Paixão Côrtes ficou eternizada em bronze na estátua do Laçador, reproduzida pelo escultor pelotense Antônio Caringi, instalada, em 1954, na rótula de entrada de Porto Alegre ( confluências das avenidas Farrapos, Ceará e dos Estados), frente ao Aeroporto Salgado Filho. Pelos seus mais de 50 anos de dedicação aos estudos sobre a cultura rio-grandense-do-sul, que lhe renderam mais de 30 obras sobre ovinocultura e folclore, recebeu a Ordem de Mérito Cultural.