sexta-feira, 9 de novembro de 2012

C/S/N/Y (O6)



                 Neil Young,  A Última Encíclica do Folk- Rock*

                                           -De Volta ao Começo-

                                 ...imagens do Canadá...
 
 Neil sempre enfiou a mão no bolso dos incrédulos / a mãe de Neil  sempre teve interesse de transformar o filho em um mito.Quando a dança da chuva não era seguida por fortes chuvas, dona Razy dizia a Neil que algo tinha dado errado.

Neil chegou do Canadá com a ideia de seguir uma carreira solo , o Búffalo tinha terminado , os problemas com Crosby, Stills e Nash tinha acabado com a lealdade e a banda estava totalmente em silêncio.

...pintarei búfalos nas paredes das cavernas...(Neil)
 
Tudo isso começou com um disco espetacular com dedicação total ao trabalho :
“After Gold Rush” (70) com sucesso em todos os nichos do underground , crítica careta ,crítica social ,independentes etc...

"After Gold Rush"
 
Músicas de destaque : Southern Man, Don’ Let It Bring You Down e Only Love Can Break Your Heart (tanto nos Estados Unidos , tanto na Inglaterra).
Nos anos 70 a revista “Melody Maker” escolheu Neil,  como melhor cantor e melhor compositor.


Em 1972 , saiu o disco “Harvest” que foi uma decepção, não se constatava nada de novo, foi um trabalho feito em cima do “mega”  sucesso  “Gold Rush”, mas, Neil subiu de novo aos primeiros lugares das paradas nos Estados Unidos. Em nosso país o sucesso foi “Heart Of Gold”, a banda que acampanhou Neil nesta digressões de estúdio foi “Stary Gators” , músicos de Nashville.


Neil, com todo este sucesso recusava terminantemente o papel de SuperStar.
Sempre escondido da imprensa, ficava em casa criando outros projetos particulares.

Como sempre gostou de cinema, brincava muito com uma super 8.
Quando do encontro com Crosby, Stills  e Nash, filmou várias cenas nos concertos  e estava pensando em realizar um filme sobre estes fatos, inclusive aproveitou várias tomadas em “Journey Through the Past”, que foi verbalizado pelos “Stones” como “Docuautobiomúsico”.


Neil Young , escreveu , filmou e editou , que além de C/S/N tinha algumas cenas em Springfield ,outras pegadas entre Nixon e Bill Grahan , tentando cantar juntos “Deus Salve a América” , e muitas outras tomadas de fantasia, como um viciado mandando ver , e “Meninos de Deus” tentado levar a mente de Neil para o Paraíso”, entre cenas de negros numa praia montados em cavalos pretos, e um “grande homem “ vagando no deserto sendo ameaçado pela Santa Igreja Católica ,
 mais alguns militares financiados por grandes multinacionais. O filme demorou a ser lançado por vários problemas com a censura ; a gravadora Reprise fez um pacote sem a permissão de Neil e lançou somente a trilha sonora , que Neil achava que não poderia ser desvinculada do filme e, ele tinha razão o disco “Journey Through the Past, é um tapete atirado ao vento sem condutor


Chega o ano de 1974, e os boatos de um novo encontro entre os C/S/N/Y , estavam fervendo a “boca Grande” pelas ruas dos informados e iniciantes.
Neil toma o comando desse encontro, e convida os 3,  para um bate papo em seu rancho para estudar um novo trabalho.


Neil manda construir um palco de 15 metros no meio de uma natureza exuberante para poderem tocar e gravar , de imediato todos se reuniram , não com a ideia de gravar alguma coisa mas, a de tocar e esquematizar uma gigantesca tournée  por todas as estradas dos Estados Unidos.

C/S/N/Y
 
O retorno de C/S/N/Y , foi apoteótico  e,  foi ligada aos concertos de Bob Dylan & The Band ; a ciência poético musical estava de volta  e, a ideia de que a magía dos anos 60 estava de novo na “On The Road”.

                                                       continua...