terça-feira, 18 de agosto de 2015

CODE (4) - GUINEVERE



A Rainha Guinevere

Guinevere (ou Gwen) ainda era moça quando se casou. Ela foi aceita pelo rei que nem mesmo a conhecia; mais por causa do seu dote que por qualquer outra coisa.

 Guinevere trazia consigo 100 cavalos de guerra pesados e 100 soldados para montá-los.

Guinevere era ao mesmo tempo nigredo,rubedo,vermelho,albedo, uma alquimia que segue até hoje o trajeto da mulher.

 Arthur ao vê-la encantou-se, mas o coração de Guinevere já era de Lancelot do Lago, o chefe da cavalaria de Arthur.

Guinevere perguntava a si mesma quem sou eu?
Qual a minha função? Qual o ciclo que estou vivendo?
Será que eu pertenço às mulheres misteriosas?

 Guinevere teve dias felizes em Camelot e em Tintagel, mas o seu amor proibido fazia com que uma angústia enorme acompanhasse a Rainha da Bretanha.

Guinevere pedia aos bruxos para criar uma luz pela noite adentro para que pudesse ver o caminho.

 Guinevere não era tão selvagem quanto apareceu: ela tornou-se uma mulher ; deu forças para que Morgana (amiga- Fada) se casasse com um velho rei e fez com que Lancelot não tomasse tanto ódio de Morgana.

 Guinevere tinha muito pouco ciúme de Morgana; a rainha era também muito católica e fez com que Arthur trocasse a bandeira do Pendragon pela cruz do Cristianismo e com isso criou o início da decadência do reinado do seu marido.

Guinevere sempre dizia que “Há assuntos que só a Deus pertence.

 Guinevere também mantinha encontros furtivos com seu verdadeiro amor, Lancelot. A figura da rainha é retratada como a mulher que se impõe num regime onde ela não tem vez.


Guinevere sabia que havia uma determinada quantidade de coisas que todos da Távola deveriam saber, em cada idade e a cada estágio da vida.
 Guinevere e Morgana formam a espinha dorsal da trama e desencadeiam todas as histórias que acontecem dentro do reino.

 Guinevere é exilada mais tarde por Arthur devido a sua vida "indigna" com Lancelot.

Guinevere não levava em conta os comentários , ela não jogava fora a luz de seu amor para ir dormir.

No final, duradouro amor de Guinevere dela igualmente dedicado Lancelot, e a traição resultante do Rei Arthur, trouxe o fim da Távola Redonda e da queda de Camelot.
 Mas, como Sir Thomas Malory diz: "Ela era uma verdadeira amante e, portanto, ela teve um bom final."
Guinevere não tinha o corpo de mármore , ela sempre soube que esta não era a finalidade de sua vida , além de ter capacidade para pensar espiritualmente.

As bases históricas e lendárias de Guinevere

O nome Guinevere vem de Gwenhwyfar (cujo nome significa “Fantasma Branco”) e aparece pela primeira vez nas histórias chamadas “Triad of the Island of Britain”, do século VIII, onde Arthur se casa não com uma, mas com três Gwenhwyfars (Uma delas era filha do rei Cywryd, outra Gwenhwyfar era filha do rei Gwythyr Ap Greidiol e finalmente Gwenhwyfar filha de Ogrfan Gawn).

Estes três casamentos, com três fases distintas da “fantasma branca” estão relacionadas diretamente com o casamento do Hieros Gamos do rei Sol com a rainha Lua, em suas três fases (a chamada “Tríplice lunar”), em diversas recorrências na mitologia celta.
Guinevere sobre isso disse: O corpo é como um planeta. Ele é uma terra por si só. Como qualquer paisagem, ele é vulnerável ao excesso de construções a ser retalhado em lotes, a se ver isolado, esgotado e alijado do seu poder.
O casamento de Arthur com Guinevere firmou a sua corte.
Como dote Guinevere recebeu a lendária Tavola Redonda e o casal real tornou-se o centro do brilhante circulo dos cavaleiros de Arthur.
Guinevere sabia que a Távola Redonda era um sinal para ela de muitas ideias a respeito de como atingir o equilíbrio: criar paciência, ser gentil, com o ser furioso e lhe dar tempo para superar a sua raiva através da busca e da introspecção. 
Em algumas histórias, ela tinha uma irmã chamada Gwenhwyvach e uma lenda francesa fala de uma irmã gêmea chamada Guinevere the False.
Em outro conto, ela tinha um irmão que se chamava Gotegrin.
Sobre estes laços familiares Guinevere prendia certas coisas à terra para que elas não fossem perseguir seu espírito.
Assim que Arthur subiu ao trono e apesar dos avisos de Merlin que ela um dia o haveria de traír, Arthur escolheu Guinevere para sua mulher.
Como dote, ela recebeu do pai de Arthur a grandiosa Tavola Redonda, feita por Merlin, a qual tinha capacidade para sentar 150 cavaleiros).

EPÍLOGO

Triângulo : Rey Arthur- Guinevere – Lancelot

O triângulo amoroso é um dos temas mais explorados pelo universo ficcional em óperas,romances,banda desenhada ou mesmo em canções.
Um dos mais famosos triângulos amorosos da história da literatura é o que envolveu Lancelot, Guinevere e  o Rey Arthur em que este é alvo da infidelidade dos dois primeiros: um dos seus cavaleiros mais amados e a sua mulher.

 Obs :Machado de Assis no livro Dom Casmurro fez seu triângulo Amoroso
Bentinho, Escobar e  Capitu ... (Lancelot, Guinevere e Rey Arthur) hú hú hú hú

Guinevere e Sir Lancelot apaixonam-se.
A Falsa Guinevere ocupou o lugar de Guinevere enquanto ela procurava amparo em Lancelot em Sorelois.
A Falsa Guinevere e o seu cavaleiro Bertholai admitiram por fim a sua fraude e, depois da morte desta, a verdadeira Guineve é entregue a Arthur.
Nessa altura, Guinevere e Lancelot já estavam irremediavelmente apaixonados e a luta de Lancelot com a sua consciência mantinha-o longe de Camelot.

Quando Guinevere e Lancelot decidiram terminar o seu romance, para o bem do reino, Mordred, filho ilegítimo de Arthur,
( para entender melhor estas digressões familiares) Guinevere, a mulher de Artur e Morgana, sua meia-irmã. Guinevere, a jovem e bela esposa de Artur, quebra a unidade do reino de Camelot, traindo o rei com seu melhor cavaleiro, Lancelot, por quem ela se apaixona perdidamente. Quando Artur descobre a infidelidade dos dois, ele condena ambos a morte e com sua sentença atira a tristeza e a divisão no reino de Camelot.
Aconselhado por Merlin, ele decide de partir em busca do Graal para restabelecer a unidade e a harmonia perdida do reino.
Durante esta busca, ele vai enfrentar uma bruxa poderosa, sua meia-irmã, a fada Morgana, e seu filho bastardo que teve com Morgana, Mordred.
 De fato Morgana se disfarça, seduz seu irmão Artur, sem que ele a reconheça e lhe dá um filho Mordred, sem que o rei o saiba.
As armadilhas de Morgana orquestradas por Mordred vão causar perdas e danos a quase todos os cavaleiros de Artur. No entanto o mais jovem dentre eles, o casto Galahad , puro de coração e leal ao rei, vai desfazer as armadilhas de Morgana, vencer o filho bastardo de Artur e encontrar o valioso Graal.
 encontrou-os no quarto dela. Lancelot fugiu e Mordred forçou Arthur a condenar Guinevere à morte.

Lancelot acaba salvando-a da execução, matando acidentalmente Gareth e Gaheris, irmãos de Gawain (um cavaleiro  da  Távola Redonda e sobrinho do  Rey Arthur) , tendo começado assim a guerra entre os exércitos da França e da Inglaterra.
Enquanto Arthur estava longe lutando com Lancelot, Mordred declarou o seu pai morto, proclamando-se rei e anuncia o seu casamento com Guinevere.
Ela recusa o casamento e se auto-aprisionou-se a si própria na Torre de Londres.


Guinevere deixou uma mensagem sobre todas estas turbulência afetivas :”Tudo que ocorreu na Távola foi perdido pelos séculos a fora e pode ser encontrado de novo se seguirmos sua pista nas sombras do mundo.
Arthur regressou para lutar, uma vez mais, com Mordred, tendo sido atingido mortalmente por uma lança.
Depois da morte de Arthur, Guinevere foi para um convento de freiras em Amesbury, permanecendo lá até à sua morte tendo sido sepultada ao lado de Arthur .
Guinevere deixou a seguinte mensagem : “Os sonhos são compensatórios. Eles fornecem um espelho para visualização do inconsciente profundo, que com grande frequência reflete o equilíbrio,...(- ) mas sempre alguma liberdade selvagem dentro de nós esta se movimentando é algo instintual que trazemos dentro de nós. Cumpra-se o destino !
GUINEVERE  


crosby*stills* nash* and Guinevere