segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crosby*Stills*Nash &Young (10)



C/S/N/Y (10)


Neil Young : “Tenho a ideia que minha cabeça é o acontecimento do momento”!

- De Volta ao Começo -

1974 / foi um ano de baixo astral , depois das digressões com C/S/N , Neil ficou cambaleando pelos bares da América, as apresentações ao vivo eram um “porre”.

Neil Young*

Mas a cabeça de Neil , apesar de todas  estas situações  argumentava que ,  mesmo tendo o copo cheio do velho Whisky,  estava a pensar num novo lance musical.

Sabia que a cabeça iria ficar mais fresca com o passar dos dias , e dizia no velho tom: “Jesus transformou peixe em pão, e esta é a única coisa que eu não sei fazer , mas com a música folkrock  eu posso chegar lá “!


Começou a pensar dalí em diante num disco chamada “Tonight’s the Night”,mas depois de pensar muito desistiu e gravou outro trabalho chamado” On The Beach”.

A critica musical da época achou o trabalho áspero ,cru e depressivo até a última ponta.
Muito amargo, desesperançado , um trabalho cínico e cansado do mundo, era o que continha as matérias da “New Musical”.

On The Beach*

Certos jornalistas de música chegavam a comentar que o disco continha vibrações mortíferas e, que era como ouvir um defunto solfejar.

Os personagens do disco “Ont he Beach”, são mulheres da noite chorando, muita chuva  com telefones interurbanos fora de ação, e uma figura mítica , uma enfermeira que só existe quando está de maquiagem em “Ambulance Blues”; também neste disco pode ser encontrado um resumo do passado político de Nixon, onde Neil cantou o “o Véio Nixon”.

“Nunca vi um homem que contase tantas mentiras /tem uma versão diferente para cada par de olhos / ainda se atormenta com sua realidade de estrela e reage/
“Ouvi dizer que Laurel Canyon está lotado de astros famosos / mas eu os detesto mais do que leprosos e vou matá-los nos seus carros .

O disco termina com as palavras : “Vocês todos só estão mijando contra o vento”.

1975 / Neil finalmente lança o “Tonight’s the Night”, um disco tão apavorante , que parece que Neil quer abrir os portais do Mar Vermelho.

Tonight's The Night*

Reza a lenda que , quem ouviu a noite este disco, não conseguiu dormir na época.
A música título , conta a morte violenta de seu amigo Bruce Berry , que na verdade era um “roadie”, responsável pelo equipamento de Young e Stills.

Bruce Berry*

Tired Eyes “ outra faixa do lp’ . é arrepiante, e narra a  estrada sangrenta que termina em morte, que também é baseada na realidade de dois amigos , um deles é Danni Whitten , líder do Crazy Horse que terminou com ácido e coca na “cuca”.

Danny Whitten*

“O Album é assustador porque estas passagens foram todas assustadoras”.
1976 / Zuma seu trabalho seguinte , que na verdade é o nome de um praia no sul da Califórnia e abreviatura de Montezuma , tem a ver com Incas e Aztecas e conflitos de civilização.

ZUMA*

Se “Tonight’s” foi uma noite escura sem luar e estrelas, “Zuma”, é um Raio Del Sol” no sereno da manhã.

Com tudo isso , Neil Young ficou mais forte e mais intenso, e seu trabalho de guitarra ficou ainda melhor
 .
Depois de toda “bodeada”, reage desafiante!

Neil Young* e sua "guitar"

             Continua...