sábado, 28 de fevereiro de 2009

O PRIMEIRO LIVRO*

Mário Libano,(pai) quando da entrega
em São Léo (2006)
do Troféu
"Cidadão de São Leopoldo*"

                                                      
‘‘Trabalhadores do Brasil'', assim Getúlio Vargas iniciava Pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, sua mensagem ao povo brasileiro.

Meu pai (tio Mario Líbano) sempre ouvia aqueles discursos inflamados com muita atenção, pois era getulista de bota e espora.

De longe eu ouvia aqueles ruídos do rádio em ondas curtas...me lembro que o rádio lá de casa, tinha um “olho mágico” que quando trocava de estação fazia um som interessante, parecia um som de um “gole d´água” passando pelo gogó.

Meu pai sabia de muitas coisas: criou e vendeu cavalos,observava os passarinhos e sabia o nome de todos,a mesma coisa com os chás, as árvores,sobre facas navalhas,revólveres...comida de panela dava um verdadeiro show de culinária, como preparar um bom churrasco, qual a carne melhor, nas rinhas de galo sabia como preparar e cuidar do rinhedeiro, dando especial atenção ao galo, antes e depois de cada luta, cuidando dos bichos como se fosse um enfermeiro. Os bois no campo conheciam o “velho” assim que ele chegava, o mesmo acontecia com os cavalos... um chimarrão bem cevado , ele fazia com gosto e passava de mão em mão como num ritual. Com as mulheres se dava muito bem, pois dançava muito as danças de galpão e não parava um minuto nos grandes bailes do Rio grande.

De botas de bombachas, cinturões, caipirinhas, de parentes, do viuval, de enterro, de automóveis, lá estava o pai no meio do furacão dando seus “nojinhos”.

Meu pai teve várias profissões, trabalhou em Olaria amassando barro, depois comprou a própria Olaria, teve táxi de praça, depois foi dono do próprio ponto com outros táxis, trabalhou no comércio de carnes, depois foi dono do próprio frigorífico que fornecia carne pra ele. Morou sempre em casa própria enquanto a mãe viveu.,. teve épocas que na garagem tinha dois carros estacionados...enfim, foi patrão e fundador de vários C.t.G(Centro de Tradições Gaúchas)...

Nos últimos cinco (5) anos,ele já tinha completado 85 anos e começava a freqüentar os médicos . Nestas idas e vindas por hospitais a gente conversava muito sobre todos os assuntos para passar o tempo naquelas intermináveis salas de espera...me lembro que num destes papos eu perguntei a ele; - Pai, como é que tu aprendeu tudo isso, estas coisas da vida? Ele respondeu:- na lida da vida, e olhe que eu só tenho o “Primeiro Livro”.

Falava de política, conhecia todos os parentes de primeiro e segundo grau, tocava violão, violino (nos tempos de solteiro) pandeiro, gaita de fole...tudo na marra... aprendendo por si só, entre um vinho bom , boas companhias e altas madrugadas.
Antes do Olivetto falar do primeiro soutien , eu já ouvira algo parecido que a resposta do pai naquele dia me transportou para os anos 60.
O tempo passou, passou, o velho “tio Mário Líbano”, completou 90 anos e se foi, levando todo este manancial de cultura da brenha do fundão dos matos do Rio grande, sem influência alguma de jornal ,de livro , de TV, o dos Estados Unidos ...ora bolas!!!

Hoje fico aqui, pensando neste primeiro livro... este livro no mínimo foi feito da figueira mais antiga do Rio Grande do Sul. Todos os mistérios da vida estavam contidos neste livro... o segredo da coca-cola,o segredo da bomba atômica, o entendimento da bíblia, o segredo de Fátima,como tocar uma viola sertaneja,como conviver com os primos e se dar bem...este primeiro livro era um verdadeiro alcorão de coisas do acaso, de coisas que estão a margem , que vem não sei de onde, de algum lugar mágico, onde mora as coisas mais simples da vida .

“Deixa comigo que eu arredondo o bico!”
(Mário Líbano)

Um comentário:

SILVANA LEMMERMEYER POMAR Y CASTILLOS SILVA disse...

E AÍ NECÃO BELEZA?

O PAI IRIA GOSTAR MUITO DESSA HOMENAGEM.

BJKAS
NYNA